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Teoria Da Computação

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Por:   •  28/11/2014  •  2.305 Palavras (10 Páginas)  •  327 Visualizações

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ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

Ciência da Computação

6 ª Série

Teoria da Computação

A Atividade Prática Supervisionada (ATPS) é um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de etapas acompanhadas pelo professor, e que tem por objetivos:

 Favorecer a autoaprendizagem do aluno.

 Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo seu aprendizado.

 Promover o estudo, a convivência e o trabalho em grupo.

 Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas para o exercício profissional.

 Promover a aplicação da teoria na solução de situações que simulam a realidade.

 Oferecer diferenciados ambientes de aprendizagem.

Para atingir estes objetivos, a ATPS propõe um desafio e indica os passos a serem percorridos ao longo do semestre para a sua solução.

Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida profissional.

AUTORIA:

André Ricardo Jovetta

Faculdade Anhanguera de Limeira

Walter Gima

Faculdade Anhanguera de Limeira

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Ciência da Computação - 6 ª Série - Teoria da Computação

André Ricardo Jovetta, Walter Gima

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COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá desenvolvido as competências e habilidades que constam, nas Diretrizes Curriculares Nacionais, descritas a seguir.

 Compreender tecnologias relacionadas à comunicação e processamento de dados e informações.

 Desenvolver sistemas informatizados desde a especificação de requisitos até os testes de implantação, bem como as tecnologias de comutação, transmissão, recepção de dados, podem constituir-se em especificidades desse eixo.

 Abranger ações de concepção, desenvolvimento, implantação, operação, avaliação e manutenção de sistemas e tecnologias relacionadas à informática e telecomunicações

 Compreender o desenvolvimento de sistemas informatizados desde a especificação de requisitos até os testes de implantação, bem como as tecnologias de comutação, transmissão, recepção de dados, podem constituir-se em especificidades desse eixo.

DESAFIO

A administração do sistema penitenciário brasileiro vem representando um dos maiores desafios para o Governo Federal, pois nos últimos anos a população carcerária vem crescendo de forma expressiva tornando a realização de atividades cotidianas mais difíceis.

Como uma das medidas para melhorar a segurança, o Governo Federal pretende criar um modelo de segurança padrão a ser implantado nos presídios. Esse modelo é baseado em estudos lógicos e computacionais para desenvolver melhorias em diversos setores e procedimento de segurança dos presídios. Por meio de modelos lógicos computacionais o projeto visa mapear ações, traçar um modelo de execução e gerar diagramas para ilustrar e validar estes procedimentos. A empresa em que sua equipe trabalha foi selecionada por meio de licitação do Governo Federal para desenvolver o projeto de melhorias para os presídios. Sua equipe conta com seu professor para orientação no desenvolvimento projeto e aprovação do conteúdo produzido pela equipe de desenvolvimento.

Objetivo do Desafio

O objetivo deste desafio consiste na elaboração de relatórios com diversos modelos lógicos computacionais ilustrando soluções de processos realizados nas unidades prisionais.

Livro Texto da Disciplina

A produção desta ATPS é fundamentada no livro-texto da disciplina, que deverá ser utilizado para solução do desafio:

LEWIS, Harry R; PAPADIMITRIOU, Christos H. Elementos de Teoria da Computação. 2ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2000.

Ciência da Computação - 6 ª Série - Teoria da Computação

André Ricardo Jovetta, Walter Gima

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Participação

Esta atividade será, em parte, desenvolvida individualmente pelo aluno e, em parte, pelo grupo. Para tanto, os alunos deverão:

 organizar-se, previamente, em equipes de 3 a 5 participantes;

 entregar seus nomes, RAs e e-mails ao professor da disciplina e

 observar, no decorrer das etapas, as indicações: Individual e Equipe.

ETAPA 1 (tempo para realização: 05 horas)

 Aula-tema: Conceitos básicos da teoria da computação. Programas, máquinas, computações. Modelos computacionais e máquinas universais.

Esta atividade é importante para que você compreenda os conceitos básicos da teoria da computação e juntamente aos alfabetos, palavras e autômato finito determinístico.

Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 (Individual)

Realizar as atividades apresentadas a seguir:

1. Fazer a leitura individual do livro texto que retrata: Conjuntos, Relações, Linguagens e Autômatos Finitos.

2. Fazer a leitura individual do Material: e-book: Linguagens Formais e Autômatos. Disponível em: <http://goo.gl/6W7VA6>. Acesso em: 01 maio 2014.

Passo 2 (Equipe)

Analisar conceitos de autômato finito determinístico para atender ao seguinte contexto:

1. No presídio não será permitido à entrada do visitante com qualquer tipo de dispositivo de comunicação, armas de fogo, materiais cortantes ou matérias de metais no geral.

2. O presídio terá um detector de metais juntamente a uma

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