Teoria das emoções - James Lange
Resenha: Teoria das emoções - James Lange. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mariraul • 19/11/2014 • Resenha • 236 Palavras (1 Páginas) • 261 Visualizações
TRABALHO DE PPB
Teoria da emoção - James-Lange
Essa teoria propõe que os estímulos produzem mudanças corporais que, por sua vez, geram emoções, portanto, essa teoria sugere que os estímulos estão primeiramente vinculados a respostas físicas, que somente depois serão interpretados como emoção.
Essa teoria faz duas afirmações:
Eventos que incitam emoções despertam respostas periféricas (controladas pelo sistema nervoso periférico, responsável pelos reflexos e pelas reações fisiológicas).
As repostas periféricas de cada emoção são distintas, de modo que cada padrão é reconhecido como característico de uma diferente emoção.
Teoria da emoção – Cannon-Bard
Essa teoria propõe que as reações fisiológicas e psicológicas ocorrem ao mesmo tempo.
Um estímulo é recebido pelo córtex, é reconhecido como produtor de emoção e enviado para ativar os centros encefálicos mais baixos, no hipotálamo e no sistema límbico. Desta parte do encéfalo os sinais são, enviados simultaneamente aos músculos externos e órgãos internos e de volta ao córtex. Os músculos e órgãos fazem as reações fisiológicas para a emoção, enquanto o córtex percebe o sinal como emoção.
Teoria da emoção – Schachter
Esta teoria é supostamente baseado em experiências que mostram que os indivíduos podem ter diferentes reações emocionais apesar de ser colocado no mesmo estado fisiológico.
Há uma excitação fisiológica e isso vira ponto comum em se dizer que as emoções provocam uma reação fisiológica, isso é ponto pacífico. O problema na realidade é saber como se processa a manifestação subjetiva, quando poso reconhecer que existe uma determinada emoção.
...