Teste Formol No Leite E Revelação De Impressão Digital
Artigos Científicos: Teste Formol No Leite E Revelação De Impressão Digital. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: biancadoval • 20/10/2014 • 395 Palavras (2 Páginas) • 594 Visualizações
Pesquisa de Formol no leite
Reagentes:
Solução de ácido cromotrópico sal sódico dihidratado (C10H6Na2O8S2.2H2O) a 0,5 % (m/v):
Dissolver 0,500 g de ácido cromotrópico em 100 mL de solução de ácido sulfúrico (H2SO4) a 72 % (v/v);
Ácido fosfórico (H3PO4) p.a.;
Solução de formalina (CH2O) Formaldeído na seguinte diluição: 1:100.000 (v/v).
Vidraria, utensílios e outros:
Balão de destilação de 500 mL;
Bico de Bunsen;
Condensador de Liebig;
Erlenmeyer de 125 mL;
Pipeta graduada de 5 mL;
Proveta de 200 mL;
Tubos de ensaio de 25 mL.
Princípio:
O formaldeído aquecido com ácido cromotrópico em presença de ácido sulfúrico origina um produto de condensação, que oxidado posteriormente, transforma-se em um composto p-quinoidal de coloração violácea.
Procedimento:
Pesar 100 g da amostra homogeneizada e passar para balão de destilação juntamente com 100 a 150 mL de água. Acidificar com 2 mL de ácido fosfórico p.a.. Destilar lentamente, recolhendo cerca de 50 mL de destilado. Em tubo de ensaio, colocar 5 mL de solução de ácido cromotrópico a 0,5 % e 1 mL do destilado. Colocar os tubos em banho-maria durante 15 minutos.
Resultado:
Positivo: coloração violácea.
Negativo: sem alteração de cor
Revelação de Impressão Digital
Técnica do Vapor de Iodo
Quando tocamos com os nossos dedos em alguma superfície, deixamos resíduos de gordura, suor, aminoácidos e proteínas. São esses resíduos que permitem obter, neste caso, as impressões digitais. O iodo tem como característica a sublimação, ou seja, passagem do estado sólido diretamente para o estado vapor. Para esta mudança de estado, o iodo precisa absorver calor. Seu vapor tem coloração acastanhada e, quando em contato com a superfície que contém a impressão digital, forma um produto de coloração marrom amarelada. O vapor interage com os resíduos deixados na superfície através de uma absorção física, não havendo reação química.
Esta técnica é utilizada geralmente quando a impressão digital encontra-se em objetos pequenos. Uma vantagem que esta técnica tem em relação às demais, como a do pó, é que ela pode ser utilizada antes de outras sem danificar a impressão digital.
Reagentes
• Cristais de Iodo (Iodo Metálico)
Materiais
• Erlenmeyer
• Fonte de calor (Bico de Bunsen, Lamparina, etc.)
• Papel
...