Texto Sobre Musicas E Conhecimento Cientifico
Artigo: Texto Sobre Musicas E Conhecimento Cientifico. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: clarabru • 19/8/2013 • 9.001 Palavras (37 Páginas) • 1.669 Visualizações
CIÊNCIA E VIDA MODERNA
NA DIALÉTICA MUSICAL DE GILBERTO GIL1
Beatriz Pereira da Silva (UFLA e UVA)
bia-letras@hotmail.com
Sei que a arte é irmã da ciência
ambas filhas de um deus fugaz.
(Gilberto Gil)
1. Introdução
A partir da década de sessenta a ciência revoluciona o planeta.
Alguns acontecimentos marcados pelas evoluções científicas e
tecnológicas causaram fortes mudanças na vida do homem, sua visão
de mundo e seu comportamento. Entre eles pode-se destacar a chegada
do primeiro homem no espaço, enviado pelos soviéticos, o primeiro
homem na lua, enviado pelos americanos, a reprodução do
DNA, o capitalismo avançado e a nova concepção das religiões dentro
da sociedade.
Antenado as mudanças sociais do país e grande admirador das
evoluções científicas, Gilberto Gil apresenta em seu trabalho a tentativa
de populariza e vulgarizar algumas noções da ciência, no sentido
de afirmar o lugar que ela ocupa na vida humana.
Não é uma vulgarização da ciência em si, e sim de notícias do
que ela significa, de aspectos da história da ciência, no sentido de localizar
os indivíduos com relação às invenções, ao progresso e às
novas descobertas. E mais ainda, a notícia no sentido das relações
próximas ou distantes que a ciência possa ou deva ter com outros aspectos
da questão humana, como a religião, a filosofia, a magia, enfim,
as ciências humanas de um modo geral.
1 Este trabalho resulta da monografia "O Homem e a Ciência na Obra de Gilberto Gil", apresentada
em 2007, como requisito de conclusão do curso de Letras com habilitação em Português
e Espanhol na Faculdade de Letras da Universidade Veiga de Almeida, orientada pelo
Professor Raiff Magno Barbosa Pereira.
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Dentro desse contexto, este trabalho explora como se expressam
temas e visões sobre a ciência, a tecnologia e seus impactos na
vida moderna nas letras de canções de Gilberto Gil. O objetivo primordial
do trabalho é realizar um levantamento inicial de como temas
de ciência, atividade social imersa em determinado contexto cultural,
podem surgir na manifestação das artes populares, neste caso a
música brasileira.
Tendo como objetivo relacionar as implicações gerais entre
ciência e música, esse trabalho explora um aspecto dessa relação
complexa entre ciência e música: como nas letras de canções da música
de Gilberto Gil surgem e se expressam temas e visões sobre a
ciência, a tecnologia e seus impactos na vida moderna. Foram examinadas
letras de diversas canções sem a preocupação de abordar
outros elementos do discurso musical.
Isso é evidentemente uma limitação forte, já que a música
guarda uma integralidade entre a harmonia, o ritmo e as palavras. A
aliança texto–música é matéria das mais antigas e sensíveis no campo
da arte. Por isso, analisar somente os aspectos informativos e poéticos
das letras musicais significa uma atitude redutora e um risco
maior. Apesar dessa limitação, pode-se acreditar que estudos como
esse podem ajudar a investigar como temas de ciência e tecnologia
estão presentes no imaginário de compositores.
Será apresentado, no que se segue, letras de músicas de Gilberto
Gil provenientes do acervo da música popular brasileira, desde
a década de 1960. Serão consideradas letras musicais que se referem
de alguma forma a temas, conceitos, visões ou atitudes diante da ciência,
da tecnologia e de seus impactos sobre os indivíduos e sobre a
sociedade.
No sentido de facilitar a análise, agrupamos tentativamente as
letras examinadas de acordo com as seguintes categorias:
1. Ciência: medos e apreensões – referem-se a eventos científicos
ou tecnológicos como a chegada do homem à Lua;
criticando ou ironizando as consequências dos usos da ciência
e da tecnologia, como aquelas referentes à influência da
tecnologia sobre o homem.
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2. Pausa para reflexão: O poeta e seus questionamentos –
indagam ou têm como assunto conceitos ou teorias científicas,
como aquelas que se referem a cibernética, ao uso do
raio laser, e aos conceitos fundamentais de tempo e espaço;
questionam e/ou se referem a conceitos
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