Tipos de gestão ambiental
Artigo: Tipos de gestão ambiental. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: andluiis • 3/4/2014 • Artigo • 546 Palavras (3 Páginas) • 211 Visualizações
Durante os anos notou-se que preservar a natureza é cuidar da própria vida humana, porque fazemos parte de todo esse sistema.
Pois passou a perceber que ao adotar medidas ambientais a empresa estava cultivando matéria prima e cortando gasto economizando água, energia e matéria-prima, e podendo utilizar reciclagem de materiais podendo alavancar a estratégia competitiva da empresa.
Outro fator chave do meio ambiente em relação à empresa é que atualmente exercer uma maneira ambientalmente responsável permite que a empresa se mantenha em funcionamento e alavanca uma visão diferenciada no mercado fazendo até mesmo se destacar, criando confiabilidade de seus colaboradores, fornecedores e clientes.
Os tipos de gestões ambientais então tão a fundo nas organizações hoje em dia que os lideres e gestores perceberam que sem um sistema sustentável que alem de ser uma questão mundial, para as empresas virou uma questão de sobrevivência, já então aproveitando a oportunidade de agregar o marketing ao sistema.
AS CINCO DIMENSÕES SUSTENTAVEIS
Atualmente as empresas são exigidas para que desenvolvam e executem um sistema de gestão ambiental, porem não é possível realizar esse planejamento de desenvolvimento sem pensar nas cinco dimensões de sustentabilidade que são: econômicas , social , geográfica , ecológica e cultural. Unindo esses fatores é possível chegar a uma visão de sustentabilidade.
1 - Econômica: Consiste em fazer um gerenciamento eficiente dos recursos, ou seja, ela se torna eficiente com passa a ser avaliada em termos macrossociais e não apenas no critério de lucratividade empresarial.
1.1 - Social: É a visão de uma sociedade boa, reduzir as diferenças os padrões de vida dos ricos e dos pobres, criando uma sociedade de maior igualdade na distribuição de renda e bens.
1.2 - Geográfica: configuração rural-urbana e uma melhor distribuição territorial assim , criando oportunidades de empregos na agrícolas nas áreas rurais,reduzir a concentração nas áreas metropolitanas e proteger a biodiversidade.
1.3 – Ecológico: Uso dos recursos dos ecossistemas com o mínimo de dano. Substituir os produtos que causam dano e se esgotam rápido por produtos renováveis, conservação de energia e definir normas para uma proteção ambiental adequada.
1.4 – Cultural: Buscar mudança dentro da cultura trazendo o conceito de sustentabilidade responsabilidades e um conjunto de soluções para o local (área, ecossistema).
OS ELEMENTOS COMUNS AO DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL
Sua ideia parte de um principio claro e bastante simples, juntas o bem estar natureza e desenvolvimento, com a objetivo de atender as necessidades humanas e ao mesmo tempo preservar a natureza , de forma ecologia , diversidade cultural e autodeterminação social
(atende o presente sem comprometer o futuro) . Sendo assim nasceram os elementos
...