Toxicidade aguda
Seminário: Toxicidade aguda. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: paulapagliarini • 7/9/2014 • Seminário • 412 Palavras (2 Páginas) • 347 Visualizações
Toxicidade aguda
A avaliação de toxicidade aguda é uma metodologia amplamente empregada para verificar e classificar substâncias quanto à sua capacidade de provocar danos agudos aos organismos vivos, especialmente letalidade, e podem oferecer contribuição para estabelecer parâmetros de segurança juntamente com outros dados de toxicidade para a saúde humana (VALADARES, 2006; ZATTA et al., 2009). A toxicidade aguda também pode ser expressa pela quantidade necessária, em mg/kg de peso corpóreo, para provocar a morte de 50% dos animais estudados, sendo representada pela Dose letal média (DL50) (VALADARES, 2006).
Baseado na Organization for Economic Cooperationand Development (OECD) 423, o estudo da toxicidade aguda avalia a toxicidade decorrente de um único ou de múltiplos contatos com o agente tóxico, em um curto período de tempo, aproximadamente 24 horas. É utilizado um número reduzido de animais, preferencialmente ratos, do mesmo sexo. Os efeitos do agente tóxico podem surgir de imediato ou no decorrer de 14 dias. Por fim, a OECD estipula que a toxicidade aguda da substância permite a sua classificação em um sistema de classificação globalmente harmonizado que compreende 5 categorias, de acordo com a dose administrada e o número de mortes ou animais moribundos que ela produz. Posteriormente, é estimada a DL50, que tem valores fixos para cada uma das 5classes em mg/kg (OECD 423, 2001). Em princípio, o método não se destina a permitir o cálculo de um valor exato de DL50, mas permite a determinação de uma faixa de exposição definidas, na qual a letalidade é esperada (VALADARES, 2006).
Toxicidade subaguda
A toxicidade subaguda refere-se aos efeitos nocivos, cumulativos, decorrentes da exposição repetida, em um período limitado ao longo do tempo. Um dos principais objetivos deste estudo é avaliar mais efetivamente órgãos alvos e determinar aqueles com mais suscetibilidade (OGA, 2008).
O estudo de toxicidade subaguda, utilizando o guia da OECD 407, fornece informações sobre os possíveis riscos à saúde que podem surgir após uma exposição repetida ao longo de 14 ou 28 dias. A substância é administrada uma vez por dia em doses crescentes, uma dose por grupo, durante um período escolhido para o teste, utilizando-se um número limitado de animais do mesmo sexo. Pelo menos três grupos teste e um grupo controle devem ser utilizados durante o experimento. A dose mais elevada do grupo teste deve ser escolhida com o objetivo de induzir efeitos tóxicos, mas não a morte ou sofrimento grave. A partir daí, uma sequência decrescente de doses devem ser selecionadas com objetivo de evidenciar uma dose resposta (OECD 407, 1995).
...