Síndrome de Ogilvie (Pseudo-obstrução intestinal aguda)
Resenha: Síndrome de Ogilvie (Pseudo-obstrução intestinal aguda). Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: T1H2M3 • 29/5/2013 • Resenha • 305 Palavras (2 Páginas) • 549 Visualizações
Síndrome de Ogilvie (Pseudo-obstrução intestinal aguda)
A Radiografia de Abdome é muito utilizada para identificação de muitas patologias abdominais. Dentre as patologias encontra-se a Síndrome de Ogilvie que é uma lesão no intestino grosso, com sintomas e aparência radiológica de dilatação acentuada do cólon sem causa mecânica e pode complicar com rompimento da parede do cólon e sepse abdominal. A síndrome de Ogilvie está associada à várias doenças, sejam elas traumáticas, obstétricas, cirúrgicas, cárdio-respiratórias, neurológicas, entre outras.
POSICIONAMENTO DO PACIENTE:Supino com plano Sagital mediano centrado na linha média da mesa e/ou chassi. Braços posicionados ao lado do paciente, afastados do corpo. Pernas estendidas com suporte sobre os joelhos se for mais confortável.
Posicionamento das partes: Centro do Chassi no nível das cristas ilíacas com a margem inferior na sínfise púbica. Sem rotação da pelve ou ombros ( Verificas se ambas EIAS estão na mesma direção da mesa)
RAIO CENTRAL:Raio Central perpendicular e direcionado ao centro do RI (para o nível da crista ilíaca). Distancia mínima de 100cm (40 polegadas).
COLIMAÇÃO:Colimar as laterais ao máximo até as margens cutâneas, acima e abaixo até as bordas do RI.
RESPIRAÇÃO:Realizar a exposição ao fim da Expiração (Permitir cerda de 1s de retardo após a expiração para que os movimentos involuntários das alças intestinais cessem)
PROTEÇÃO: O uso de protetores gonadais em homens ( também em mulheres) em idade reprodutiva, somente se o protetor não prejudicar a avaliação da anatomia essencial determinada pelo médico.
FATORES TÉCNICOS: Tamanho do RI 35x43 cm (14x17 polegadas), sentido Longitudinal. Grade móvel ou fixa variação de 70 a 80 Kv.
O Raio x de abdome simples é o mais utilizado para qualquer patologia abdominal por proporcionar a realização de um diagnostico mais rápido e mais adequado. Concede uma visão ampla da região tendo assim mais facilidade de encontrar anormalidades no intestino grosso, por exemplo, que foi citado no artigo acima.
...