Trabalho De Gestão Do Conhecimento
Trabalho Universitário: Trabalho De Gestão Do Conhecimento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ma6137 • 19/5/2014 • 3.525 Palavras (15 Páginas) • 329 Visualizações
Universidade Anhanguera – Uniderp
Centro de Educação a Distância
Curso de Ciências Contábeis
RA 355230 Andressa Lopes Elias Schllemer
RA 353054 Andressa Machado da Mota
RA 350351 Ivanilda Fernandes
RA 351657 Jaqueline Daiane de Souza Lopes
RA 377474 Jueelia Gonçalves Rodrigues
RA 377183 Marcia Maldow Gerhardt
RA 371016 Rosilei Silva de Oliveira
ATPS
Atividade Prática Supervisionada de Gestão do Conhecimento
Guaíra – Paraná
2012
ATPS
Atividade Prática Supervisionada de Gestão do Conhecimento
Atividade apresentada como requisito para conclusão da disciplina de Gestão do Conhecimento do curso de Ciências Contábeis, tendo como Professor Me. Rodrigo Rodrigues e Professora Tutora Rosângela dos Santos Schu.
Guaíra – Paraná
2012
INTRODUÇÂO
O objetivo deste trabalho é apresentar alguns conceitos de Gestão do Conhecimento, fazendo uma comparação entre eles. Vamos falar sobre a dificuldade em aplicar novos conhecimentos nas empresas e fazer com que seja compartilhado pelos integrantes da equipe. Para que esse conhecimento possa ser levado à empresa é importante fazer uso da espiral do conhecimento que está dividida em quatro grupos, a socialização,a externalização, combinação e internalização, também chamado de processo SECI.
Relataremos uma pesquisa feita em duas empresas, falando sobre o que entendem por Gestão do Conhecimento e como ela é aplicada no dia a dia, e quais as barreiras existentes para que esse conhecimento seja levado à empresa.
Vamos falar um pouco sobre a definição de Cluster, e citar alguns exemplos. Os integrantes do grupo irão descrever a partir do local de trabalho de cada um, como a Gestão do Conhecimento pode ser aplicada e as principais barreiras encontradas.
DESENVOLVIMENTO
A Gestão do Conhecimento é uma disciplina que tem dado cada vez mais atenção nas últimas décadas, tendo originado inúmeros trabalhos de investigação e investimentos cada vez mais significativos por parte das organizações que reconhecem a sua importância. Utilizando a gestão do conhecimento na empresa diminui os gastos em produtos e começa a investir em capital, que tem um melhor custo benefício, pois o maior capital que a empresa possui é o conhecimento de seus colaboradores. Os colaboradores quando são ouvidos e podem dividir suas opiniões, se sentem valorizados e trabalham com devida paixão. Dessa forma o trabalho flui com maior eficiência, qualidade e dedicação. A empresa passa a perceber a importância de transformar seu conhecimento realmente em um serviço de organização, ao invés de apenas ser propriedade de indivíduos ou grupos internos. Entretanto, a avaliação dos resultados para verificar os benefícios da Gestão do Conhecimento na empresa será somente possível determinar em seu estágio intermediário, pois os resultados somente aparecem depois que os seus processos geram conhecimento através dos dados coletados e posteriormente transmitidos a toda empresa ou parte dela.
Para Nonaka e Takeuchi (2008) o conhecimento explícito e conhecimento tácito são complementares e essenciais para criação do conhecimento. Essa interação entre os conhecimentos é chamada pelos autores de ‘conversão do conhecimento’. Essa conversão é um processo “social” entre indivíduos e não em um único indivíduo. Através desse processo de conversão, o conhecimento tácito e o explícito expandem-se tanto em termos de qualidade quanto de quantidade. Os modos identificados por Nonaka e Takeuchi (2008) de conversão do conhecimento, ou nomeados de processo SECI, são: a socialização que ocorre do conhecimento tácito em conhecimento tácito, a externalização do conhecimento tácito em conhecimento explícito, a combinação do conhecimento explícito em conhecimento explícito e internalizarão convertendo o conhecimento explícito em tácito.
Conhecimento Tácito: é aquele que o indivíduo adquiriu ao longo da vida, que está na cabeça das pessoas. Geralmente é difícil de ser formalizada ou explicada a outra pessoa, pois são subjetivas e inerentes as habilidades de uma pessoa. A palavra tácito vem do latim tacitus que significa "não expresso por palavras".
Conhecimento Explícito: é aquele formal, claro, regrado, fácil de ser comunicado. Pode ser formalizados em textos, desenhos, diagramas, etc. assim como guardado em bases de dados ou publicações. A palavra explícito vem do latim explicitus que significa "formal, explicado, declarado". Geralmente está registrado em artigos, revistas, livros e documentos.
Vamos conhecer um pouco sobre a gestão da informação e gestão do conhecimento da Natura Cosméticos, empresa brasileira que iniciou suas atividades em 1969 como uma modesta loja de cosméticos e de consultoria personalizada de tratamento de beleza. Desde então a empresa cresceu muito.
Esse crescimento rápido e significativo, deve-se ao desempenho geral do negócio e uma cultura de crenças e valores focados no ser humano e sua relação consigo e com o mundo.
As relações internas e externas são sustentadas pelos seguintes valores: humanismo, equilíbrio, transparência e criatividade. Ao longo de sua existência
...