TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Quimica

Trabalho Escolar: Trabalho De Quimica. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2013  •  1.155 Palavras (5 Páginas)  •  384 Visualizações

Página 1 de 5

TITULO DA PRÁTICA: Titulação Ácido-Base.

INTRODUÇÃO TEÓRICA:

A titulação ácido-base é sem dúvida um dos exemplos mais clássicos de análise química quantitativa, apresentando aplicação na determinação de concentrações de ácidos ou bases em produtos comerciais como vinagre e leite de magnésia e na padronização de soluções utilizadas em laboratórios.

Além de sua importância como técnica analítica, a titulação ácido-base permite analisar em detalhes aspectos importantes do equilíbrio ácido-base, vital para a compreensão de processos bioquímicos e de reações em meio aquoso que geralmente dependem de modo significativo do pH do meio.

A Titulação consiste na adição de uma solução de concentração rigorosamente conhecida (titulante) a outra solução de concentração desconhecida ( titulado) até que se atinja o ponto de equivalência.

Titulante: Solução contendo um reagente de concentração conhecida que reage de modo estequiométrico e rápido com o analito.

Analito ou titulado: uma solução de concentração desconhecida mas de volume rigorosamente medido que se coloca dentro de um Erlenmeyer.

Indicador ácido-base: Geralmente é um ácido ou uma base fraca que apresenta uma mudança nítida de coloração entre as formas protonada e desprotonada. A proporção entre as duas formas (e portanto a cor da solução) dependem do pH da solução.

OBJETIVOS:

Determinar o Ponto de Equivalência e Descobrir a quantidade de mols necessários para neutralizar o ácido clorídrico utilizando o (NaOH).

REAGENTES:

Ácido clorídrico (HCl);

solução de hidróxido de sódio a 1M (NaOH);

solução de alaranjado de metila 1%;

solução de fenolftaleína a 1%.

EQUIPAMENTO E VIDRARIAS:

Pipeta volumétrica de 25 ml,

Pêra de sucção,

Bureta de 25 ml,

Erlenmeyer 250 ml,

Suporte universal e garras,

Conta gotas.

PROCEDIMENTO DO EXPERIMENTO:

Adicionamos algumas gotas do indicador (alaranjado de metila a 1%) ao frasco de erlenmeyer, contendo a solução de HCL, a solução ficou num tom amarelado. Colocamos na bureta o NaOH 1M e titulamos a solução a base até a mudança de coloração amarela para vermelho-alaranjado. Repetimos a experiência adicionando algumas gotas de fenolftaleína 1% como indicador em outro frasco de erlenmeyer com HCL e NaOH 1M e titulamos a solução a base até a mudança de coloração púrpura para a cor rosa. Segue reação química após o término do experimento:

HCl(aq) + NaOH(aq) → Na+ (aq) + Cl- (aq) + H3O+ (l)

CONCLUSÃO:

Ao término do experimento, chegamos aos seguintes resultados:

a) Cálculo da Concentração Molar do ácido

Volume de Ácido clorídrico (HCl) = 2 ml;

Volume de hidróxido de sódio (NaOH) = 25 ml;

Volume de Ácido clorídrico (HCl) = 1,8 ml;

Volume de hidróxido de sódio (NaOH) = 25 ml;

C1V1 = C2V2  2 + 1,8 = 3,8 /2 = 1,9

C2 = 1 mol/L x 1,9 mL = 0,76

25 mL

NaOH:

Massa molar = 40g/mol

onde: Na = 23uma, O = 16uma e H =1uma

(uma = unidade de massa atômica)

HCL :

H = 1u

Cl = 35,5u

1u + 35,5u = 36,5 g/mol

Uma solução aquosa 1 normal de HCl (1N HCl(aq)), significa que apresenta 1 equivalente grama de HCl por litro de solução, sendo necessário se considerar a reação química que o soluto participa. Assim, o equivalente grama de um soluto expressa a quantidade em grama do soluto que se equivale ao outro reagente, quando reagem em solução para formar os produtos da reação. O volume de uma solução 1N de ácido clorídrico com o mesmo volume de uma solução 1N de hidróxido de sódio, as massas de HCl e de NaOH, necessárias no ponto de equivalência, seriam 36,5 g de HCl e 40,0g, respectivamente, o que correspondem aos equivalentes grama desses reagentes na reação química. Nesse caso, o equivalente grama do ácido e da base corresponde a massas moleculares (massas molares).

b) Como é o critério de utilização do indicador ?

O indicador muda de cor em faixas de pH diferentes, conhecidos como faixa de viragem. Portanto deve-se conhecer a variação do pH no ponto de equivalência da titulação para escolher o indicador.

Por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com