Trabalho De Radioatividade
Dissertações: Trabalho De Radioatividade. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: kyoshirogo • 2/4/2014 • 2.918 Palavras (12 Páginas) • 575 Visualizações
LISTA DE FIGURAS
FIG.1 - FIGURA 1: CASAL MARIE E PIERRE CURIE[2]...........................................10
FIG.2 - FIGURA 2:EFEITOS DA RADIAÇÃO NO CORPO HUMANO[3] ..................14
FIG.3 - FIGURA 3: WILHELM ROENTGEN[5]...........................................................15
LISTA DE TABELAS
TAB. 1 – COMPARAÇÕES ENTRE AS RADIAÇÕES , e [3] 11
LISTA DE ABREVIAÇÕES
SÍMBOLOS
Partícula Alfa
Partícula Beta
Partícula Gama
% Porcentagem
m/s Metros/segundo
Hz Hertz
C Velocidade das ondas eletromagnéticas
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 7
1.1 JUSTIFICATIVA E CONTRIBUIÇÕES 7
1.2 OBJETIVO GERAL 8
1.3 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 8
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 9
2.1 A DESCOBERTA DA RADIAÇÃO 9
2.2 OS TIPOS DE RADIÇÃO 10
2.2.1 As emissões alfa 11
2.2.2 As emissões beta 11
2.2.3 As emissões Gama 12
3.2.2.1 As ondas Eletromagnéticas 13
2.3 EFEITOS FISIOLÓGICOS DAS EMISSÕES RADIOATIVAS 14
2.4 O FUNCIONAMENTO DO RAIO-X 15
2.5 EFEITOS DA RADIOTERAPIA NO CORPO HUMANO 16
2.6 CURIOSIDADES 17
3 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS 18
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS 19
1 INTRODUÇÃO
Quando se fala a respeito de radioatividade, o que geralmente vem à memória são os efeitos negativos como o caso dos acidentes nucleares de Chernobil, em abril de 1986; o acidente de Goiânia com o Césio 137, em setembro de 1987; e o mais recente em Fukushima, em março de 2011.
Entretanto, esse recurso natural ou artificial não possui apenas implicações negativas. Por exemplo, para a realização de exames de raio-x são utilizados elementos radioativos. Surgem então questionamentos, tais como: em que eles contribuem para a formação das imagens, por que os radiologistas aposentam-se mais cedo, por que quando se faz um exame que se usa radioatividade há a necessidade de paredes de chumbo, entre outras.
O presente trabalho possui o objetivo de explanar a respeito do que é radiação, elementos radioativos, voltando-se para a área da saúde, explicando assim, de que forma essas partículas agem no corpo humano.
1.1 JUSTIFICATIVA E CONTRIBUIÇÕES
O presente trabalho partiu da curiosidade em saber como que os elementos radioativos podem ser úteis para o ser humano, assim como verificar os efeitos nocivos que causam quando há exposição aos mesmos.
Assim será possível compreender melhor os exames clínicos e como ocorre o tratamento de doenças como o câncer por meio de radioatividade. Até mesmo conhecer as diversas situações no ramo da saúde onde a radiação tem emprego útil.
1.2 OBJETIVO GERAL
Compreender o funcionamento da radioatividade voltada área da saúde.
1.3 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Verificar os efeitos (positivos e negativos) dos elementos radioativos quando há exposição;
- Pesquisar a definição de radioatividade;
- Verificar as vantagens e utilidades dos elementos radioativos para o ser humano;
- Identificar o funcionamentos do exame de raio-x;
- Caracterizar os efeitos da radioterapia no corpo humano.
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
As tecnologias existem, foram desenvolvidas e continuam sendo aperfeiçoadas para que o ser humano possa viver de forma mais confortável, para resolver questões técnicas em indústrias, e assim por diante.
Uma destas tecnologias é o uso da radioatividade, pois os químicos e físicos concluíram que a mesma possui utilidades, tais quais a geração de energia elétrica, o desenvolvimento de armamentos bélicos e até mesmo na área da saúde. Sendo assim, neste capítulo será abordado como se deu a descoberta da radioatividade bem como suas utilidades voltadas para a área da saúde humana.
2.1 A DESCOBERTA DA RADIAÇÃO
A radiação foi descoberta de forma acidental, quando, em 1896, o físico francês Antoine Henri Becquerel (1852-1908) notou que o sulfato duplo de potássio e uranila, K2(UO2)(SO4)2 , conseguia impressionar chapas fotográficas envoltas em papel de cor preta.
Dessa forma, percebeu que alguma emissão desconhecida estava saindo do sulfato, atravessando o papel e chegando até a chapa fotográfica, essa emissões foram chamadas de raios Becqurel e mais adiante de radioatividade.
Alguns
...