Trabalho - Econômia Politica
Por: ginhah • 12/4/2015 • Ensaio • 820 Palavras (4 Páginas) • 306 Visualizações
ECÔNOMIA POLÍTICA
O trabalho é sempre uma ATIVIDADE COLETIVA - seu sujeito nunca é um sujeito isolado, mas sempre se insere num conjunto de outros sujeitos.
A atividade coletiva exige que não só a coletivizaçãode conhecimentos, mas sobretudo indica convencer ou obrigar outros a à realização de atividades, organizar e distribuir tarefas, estabelecer ritmos e cadências.
OBS.: ESSE CARÁTER COLETIVO DA ATIVIDADE DO TRABALHO É DENOMINADO DE SOCIAL.
Assim, o trabalho não transforma apena a matéria natural --- ele afeta os sujeitos e a sua organização.
TRABALHO, NATUREZA E SER SOCIAL
A sociedade não pode existir sem a Natureza, porque é através da sua transformação, que esta adiquiri as condiçõespara sua existência, porém é fato de que a Natureza pode existir sem a sociedade.
Ao longo da história as formas de produção material da vida se modificame em conseqüência modificam-se também as condições materiais de resistência nas qais vivem os homens.
ENTENDENDO A ECÔNOMIA POLÍTICA
A Ecônomia Política é uma ciência voltada para a explicação e a compreensão da vida social.
A ecônomia política trata de assuntos econômicos e sociais, interligando os fatos.
Ecônomia Política aborda questões ligadas diretamente a interesses materiais ( ecônomicos e sociais) e, em face deles, não há nem pode haver "neutralidade" : suas teses e conclusões estão sempre conectadas a interesses de grupos e classes sociais.
A Ecônomia Política é a ciência das leis que regem a produção e troca dos meios materiais de subsistência na sociedade humana. O objeto da Ecônomia Política não é simplismente a produção, mas as relações sociais que existem entre os homens na produção, a estrutura social da produção.
O objeto da Ecônomia Política é a atividade econômica, ou seja, a produção e a distribuição dos bens com os quais os homens satisfazem as suas necessidades individuais ou coletivas; essa produção e distribuição constituem o processo econômico, e o objetivo da ecônomia política é estudar as leis sociais que regulam esse processo.
TRABALHO, SOCIEDADE E VALOR
Na base da atividade econômica está o TRABALHO - é ele que torna possível a produção de qualquer bem, criando valores que constituem a riqueza social. Por isso os economistas políticos sempre concederam ao trabalho uma importância especial em seus estudos.
O TRABALHO: é a base da atividade ecônomica, é o que torna possível a produção de qualquer bem, é ele quem cria os valores que constituem a requeza social. O trabalho é uma categoria central para compreensão do própriofenômeno humano-social, faz referência ao próprio modo de ser dos homens e da sociedade.
È o grande responsável pela socialização dos homens.
De fato, trata-se de uma categoria que, além de indispensável para a compreensão da atividade econômica, faz referência ao próprio modo de ser dos homens e da sociedade.
*Trabalho: transformação da natureza e constituição do ser social
As condições materiais de existência e reprodução da sociedade obtêm-se numa interação com a NATUREZA.
É através de seus membros (homens e mulheres) que a sociedade transforma matérias naturais (o que a natureza produz) em produtos que atendam as suas necessidades, isso só ocorre através da atividade chamada TRABALHO.
O que chamamos de trabalho é algo substantivamente diverso de algumas atividades. Na medida em que foi se estruturando e desenvolvendo ao longo de um larguíssimo decurso temporal, o trabalho rompeu com padrão natural de certas atividades, de modo que ...
...