Trabalho Sobre Motivação
Por: AnaCarolinet19 • 17/6/2021 • Resenha • 435 Palavras (2 Páginas) • 125 Visualizações
Aluna: Ana Caroline Tavares da Rocha Rodrigues
Matricula: 22051301
Turno: Noturno
Trabalho sobre Motivação
Neste artigo fala de Abraham Maslow e sua obra, proposta e contribuições para o estudo da motivação para o trabalho. O Autor que passou por muitas e grandiosas escolas da Psicologia, sofreu criticas por ter como base de sua teoria estudos sobre motivação que levassem o homem a compreender sua inserção na sociedade, e não sendo fácil quando reduzindo-a a vida profissional. ,
A visão de ciência e de homem para Maslow não era só uma dimensão ou uma papel social, mostrava que o comportamento tem vários significados subjetivos e que o ideal orgânico / biológico se torna inconstante para entender o homem na sua complexidade, fugindo de rótulos, manifestação cultual, mas tendo uma vida interior com impulsos e desejos, e que não se achando deslocada de tal sociedade. O seu conceito de motivação estava ligada nas necessidades básicas humana ( necessidades fisiológicas, de segurança, de pertencer ao amor e etc.) e limitou a motivação explicando que são apenas determinantes para o comportamento, que ao mesmo tempo que foi motivado, foi quase sempre determinado biologicamente. Assim propondo também a existência de comportamento não motivado no qual se baseia a relaxar, decorar ou polir, observar as coisas sem importância e sem aspirações, ou seja, sem gratificação, tendo a arte como exemplo para tal. Para o trabalho Maslow publicou um livro chamado Administração Eupsíquica no qual são tratados temas como liderança, valores, poder entre outros, Hoffman teve ideias voltada para a atividade laboral e Maslow acompanhou esse projeto tendo essa experiência como base para seu livro, concluindo-se que forçar a convicção de realização pelo trabalho, empenhar-se aos objetivos de alguma empresa em particular, pode gerar resistência e indignação para quem irá realizar.
As exposições das ideias de Maslow foram varias, destacando-se a principal proposta para o trabalho que é a sinergia que entendida como um pacto cooperativo entre os membros da organização que recompensa e cria vantagem para todos os envolvidos, fazendo da autonomia e criatividade um não concreto para ter motivação, mas que só a desenvolveram caso estiverem suas necessidades básicas suprida. Portando conclua-se que a motivação é interna, intima, subjetiva ao mundo de cada individuo, que ao submetida ao mundo exterior ( havendo objetos para satisfação e desejos) é cautelada pela consciência ( de si próprio e de outro) com relações sócias e relacionamentos humanos, sendo o segmento de necessidade básica +vontade consciente = escolha.
...