Trabalho Sobre O Viaduto De Milau
Artigos Científicos: Trabalho Sobre O Viaduto De Milau. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: nilocunha • 28/9/2014 • 914 Palavras (4 Páginas) • 1.149 Visualizações
1 - Ponte Millau
A ponte Millau ou, como também é conhecida, viaduto de Millau é uma enorme ponte que foi construída a fim de facilitar a travessia do vale do rio Tarn, próximo à cidade de Millau, França. A ponte ficou conhecida não só por sua grandiosidade, mas também por sua elegância.
Elo vital da auto-estrada A 75 - uma nova e eficiente ligação entre a França e a costa mediterrânea -, o Viaduto de Millau foi inaugurado em dezembro de 2004, após três anos de trabalhos. Desde o início, o viaduto representou um desafio considerável, pois seus vãos deveriam unir, com segurança, dois pontos muito altos sobre o vale do rio Tarn, que é largo, profundo e muito escarpado em alguns pontos.
Projetada pelo arqui¬teto inglês Norman Foster e pelo engenheiro francês Michel Virlogeux, a obra é a mais alta ponte rodoviá¬ria do mundo, com 343 metros de altura. É composta por sete pilares de concre¬to armado, que sustentam o tabuleiro de 2460 metros de extensão. Este, por sua vez, é formado por oito trechos de aço e suportado por cabos estaiados. É a maior pista suportada por cabos no mundo, pesando 36 mil toneladas, com 32 metros de largura e 4,2 m de espessura. A pista destaca-se também pela boa visibilidade que ela condiciona aos motoristas: tem curvas suaves de 20 km de raio e uma declividade de 3% do sul para o norte. A segurança é reforçada com bar¬reiras contra colisão e telas para proteger os motoristas dos violentos ventos locais.
A ponte suspensa por cabos foi construída pela Eiffage, mesma companhia responsável pela construção da Torre Eiffel. O custo total da obra ficou em cerca 300 milhões de euros, bancados pela Eiffage, que em troca fechou um acordo com o governo francês, ganhando o direito de pedagiar a ponte por 75 anos, entretanto, caso os lucros sejam muito altos o governo francês pode retomar a ponte em 2044.
A construção do Viaduto de Millau levou apenas 3 anos e iniciou-se em outubro de 2001. O processo de construção foi dividido e executado de acordo com as etapas abaixo:
Concreto: As obras de terraplanagem foram concluídas em apenas algumas semanas. Na Primavera de 2002, os primeiros pilares do Viaduto de Millau estavam subindo para o céu. Ao mesmo tempo, a construção dos suportes laterais (onde a plataforma seria fixada em ambas as extremidades do viaduto) foi iniciado nos Causses. Com o objetivo de assegurar a posição dos pilares a serem construídos de acordo com o que fora projetado, a equipe fez uso de um GPS que precisava as coordenadas de coloca¬ção das formas com a mínima margem de erro possível: 4mm. A fim de otimizar o tempo de obra, os pilares foram construídos todos ao mesmo tempo. A economia também aconteceu na utilização do concreto: os pilares são vazios, já que o concreto no centro destes tem participação mínima na resistência da estrutura, por isso a idéia de montagem de formas. Cada um dos pilares foi ancorado sobre uma fundação de quatro tubulões. O uso do concreto ficou limitado a fundações, encontros, radiers (concreto 35 MPa), aos pilares (concreto 60 MPa). Para a construção dos pilares, além de atentar à engenharia e forma desses, era necessário também cuidar para que a cor e o efeito de sombra saíssem de acordo com o que o arquiteto Norman Foster tinha planejado. Um ano depois, no dia
...