TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de fhtm

Por:   •  14/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  773 Palavras (4 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 4
  • Movimento de transformação dos serviço social no Brasil

A formulação da perspectiva modernizadora

Os quatros documentos foram elaborados na busca de proposta de teorização para o serviço social contendo as primeiras expressões de renovação de profissão, isso veio mudar a dinâmica da profissão, no agir profissional buscando uma formação qualificada com o técnico fundamentado no teórico e cientifico.

O serviço social tinha uma necessidade de se modernizar, reconceituar e por em pratica sua legetividade  no papel funcional e social da área.

A modernização do conceito e objetivo do serviço social na sociedade serviu não apenas para tornar o assistente social mais técnico como também critico aos problemas sociais brasileiro, assim desvinculando a igreja católica e adotando um instrumento de analise no enfoco marxista.

O movimento de Araxá foi um foco de debate para uma nova perspectiva de luta.

A profissão intervendo  no problema social de uma forma global, os seminários vieram mostrar a preocupação  dos profissionais do S.S com uma atuação  mais crítica  da prática profissional, com esses seminários , eles conseguem romper  com ideias  paternalista conservadora da profissão desde o inicio da sua formação, conseguindo essa construção e passa a olhar as necessidades reais da sociedade.

 Seminário Araxá 1967

O encontro surge da necessidade de atualizar e modernizar as metodologias do serviço social e para discutir assuntos da década de 30 sobre o desajuste do individuo na sociedade ou social, com  o proposito de uma teorização para melhor servir a sociedade, e sua importância foi o reconhecimento das necessidades nacionais e a reconceituação  era substituir os conceitos novos pelas velhas, mudar a direção da atuação, sair do tradicionalismo. Esse documento teve desenvolvimentismo para o serviço social que ate então era voltado ao assistencialismo norte americano, rompendo com as práticas conservadoras na perspectiva de construir uma teoria metodológica em busca de uma nova atuação para o serviço sócial, para atender as necessidade brasileiras.

Foi um grande marco para o  serviço social ,esse 1º documento em busca de renovar a forma  de caridade .

Seminário de Terezópolis  1970 

No documento de Terezópolis vai ter um coroamento do transformismo que já inseriu nele o moderno triunfando  o tradicional completamente .

O seminário vem debater em torno dos fundamentos da metodologia do serviço social um deles a introdução , as questões da metodologia ,a teoria do diagnóstico e da intervenção em serviço social.

O que foi uma perspectiva que ofereceu em Araxá foi consolidado em Terezópolis e ela se recusa a pensar o serviço social sem  remete-lo  a problemática  de fundo a ciência social e ao questionamento da sua constituição histórica .

Foi uma adequação  do serviço social como instrumento do regime no qual se buscava técnicas que atendessem as exigências  do regime .

Foi expressa por 2 seminários de teorização  do serviço social : Araxá e Terezópolis essa visão não rompeu com serviço social  tradicional ,só a modernizou .

Seminário  de Sumaré 1978

Esse encontro buscava a cientificidade e o reconhecimento da profissão com o desenvolvimento econômico e politico sobre a intervenção do serviço social se desvinculando com a igreja ,era uma continuação para reforçar o outro encontro ,visando as demandas brasileiras e tendo uma critica profissional no espaço dialético para interpretação de cada situação .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (79 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com