Trabalho prático sobre a disciplina dos sistemas judiciais
Relatório de pesquisa: Trabalho prático sobre a disciplina dos sistemas judiciais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: buralho • 23/6/2014 • Relatório de pesquisa • 1.742 Palavras (7 Páginas) • 435 Visualizações
Trabalho prático da disciplina de Sistemas Periciais
Valorização do trabalho na avaliação da disciplina
O trabalho vale 40% da avaliação da disciplina. Cerca de 30% do valor do trabalho (ou 12% da avaliação total na disciplina) corresponderá a um relatório prévio de aquisição do conhecimento do domínio visado pelo Sistema Pericial e apresentação oral a efectuar durante a semana da Queima das Fitas.
Constituição do Grupo
Os grupos serão constituídos por um máximo de 3 elementos. O número de elementos do grupo será considerado na avaliação do trabalho. Os membros do grupo não necessitam de pertencer à mesma turma prática. Sempre que se justificar poderão ser desenvolvidos trabalhos individuais.
Todos os elementos do grupo devem participar na realização do trabalho e estarem preparados para responder as perguntas que surgirão na avaliação do mesmo.
Escolha do trabalho
O tema do trabalho é definido pelos alunos, sendo posteriormente preenchida a ficha que se encontra no final deste documento com vista a ser entregue ao regente da disciplina, o qual irá aprovar o tema ou sugerir alterações/direcções a seguir ou, ainda, recusar o tema apresentado sempre que este não seja adequado à disciplina.
Relatório prévio de aquisição do conhecimento para o trabalho
Os alunos deverão entregar um relatório prévio de aquisição do conhecimento associado ao trabalho. Do relatório deverão constar os seguintes elementos:
• Título do trabalho (na capa)
• Identificação dos elementos do grupo (na capa)
• Objectivos do Trabalho
• Fontes de conhecimento usadas para o desenvolvimento do trabalho (empresa, peritos, manuais, livros, etc) – identificar e caracterizar o perito
• Descrição das sessões de aquisição do conhecimento
• Representação do conhecimento adquirido
• Bibliografia utilizada
• Lista de terminologia específica.
Apesar de envolver vários pontos, pretende-se que o relatório prévio seja sucinto e revelador da capacidade de síntese do grupo. Não interessará que, por exemplo, os alunos expliquem o que é um Sistema Pericial. Será muito mais interessante que consigam trazer para o relatório os aspectos caracterizadores do problema particular que estão a desenvolver e em que medida é que a tecnologia que usam é de facto adequada.
Os alunos farão uma apresentação com cerca de 10 minutos aos docentes da disciplina e colegas sobre o seu trabalho (apresentação oral usando acetatos). Essa apresentação decorrerá durante a Semana da Queima das Fitas.
Relatório Final e Demonstração
O relatório prévio deverá ser tomado como base para o relatório final, devendo os alunos efectuar alterações sobre os pontos anteriores e incluir os seguintes pontos:
• Restrições no desenvolvimento do trabalho
• Principais aspectos caracterizadores do trabalho
• Adequação do trabalho ao meio envolvente, empresas ou organizações
• Possibilidades de desenvolvimento
• Listagem dos programas desenvolvidos
Avaliação do Trabalho
A avaliação do trabalho será marcada pelos docentes numa data específica, ou conjunto de datas. A entrega do relatório final e demonstração do trabalho decorrerá na semana da 1ª prova de avaliação da disciplina. Todos os membros do grupo deverão estar presentes na apresentação do trabalho. Os docentes poderão atribuir classificações diferentes aos elementos do grupo se for notório que o empenho destes no trabalho foi diferente.
Plataformas de desenvolvimento
Os alunos poderão utilizar a plataforma LPA-Flex, dada nas aulas práticas, ou desenvolver um Sistema Pericial de raiz, por exemplo, usando o Motor de Inferência desenvolvido em PROLOG e dado nas primeiras aulas práticas da disciplina.
Valorização adicional do trabalho
Os alunos que pretendam obter uma nota igual ou superior a 18 no trabalho deverão considerar nas suas implementações aspectos adicionais, tais como, por exemplo, Raciocínio com Incertezas (usando o LPA-Flint) ou suporte em ambiente web (usando o Web-Flex ou desenvolvimento de características adicionais sobre o Mecanismo de Inferência dado em Prolog.
Anexo – Sugestões de Trabalhos possíveis (apenas a título ilustrativo – corresponde a trabalhos desenvolvidos em anos anteriores, sugestões diferentes são incentivadas)
Actividade Bancária
Crédito à Habitação; Análise de Pedidos de Crédito
Actividade Imobiliária
Sugestão de Imóveis
Automação
Detecção de Avarias num Monta Cargas; Anomalias em PLC
Computação (deverá ser evitado este tema!)
Avarias em computadores; Avarias em redes de computadores; Avarias em Impressoras; Problemas em sistemas AS-400; Avarias em unidades de backup IBM; Ajuda a utilizadores de software específico; Construção de Interfaces
Construção Civil
Legislação de Licenciamento de Obras; Anomalias do Betão; Produtos Químicos para construção
Cosmética
Aconselhamento de produtos cosméticos
Desporto
Estratégias de Futsal; Roturas Musculares em atletas
Direito
Direito de Sucessões; Heranças
Energia
Processamento
...