Trabalho Das Seguintes Disciplinas: Políticas E Gestão Dos Espaços Educativos, Metodologia Da Pesquisa Cientifica, Tecnologias Em Educação, Currículo, Conhecimento E Cultura Escolar,
Pesquisas Acadêmicas: Trabalho Das Seguintes Disciplinas: Políticas E Gestão Dos Espaços Educativos, Metodologia Da Pesquisa Cientifica, Tecnologias Em Educação, Currículo, Conhecimento E Cultura Escolar,. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Erliene • 9/10/2013 • 1.575 Palavras (7 Páginas) • 1.026 Visualizações
INTRODUÇÃO
Este trabalho procurará discutir o assunto referente ao uso de tecnologias como recursos da educação tanto para facilitar o trabalho de professores quanto o incentivar e aperfeiçoar o aprendizado dos alunos.
Para isso foi distribuído um questionário para a diretora de uma escola municipal. As respostas dadas foram comparadas e verificadas nos documentos vistos e observados.
Dessa forma esse trabalho usa dos recursos oferecidos pela pesquisa estruturada, porque foram feitas à diretora e as suas respostas foram anotadas por uma das integrantes do grupo. Enquanto isso outra integrante analisava o Projeto Político Pedagógico da mesma escola e tiraria suas conclusões.
O resultado dessas duas coletas de informações será verificado no decorrer do trabalho que passa a ter os seguintes objetivos: verificar a veracidade das informações da entrevista comparadas ao Projeto Político Pedagógico da escola; fazer uma reflexão sobre o uso das tecnologias encontradas e as possibilidades inovadoras para o seu uso, e; elaborar um projeto de trabalho queque visa o uso das tecnologias encontradas na escola como forma de facilitar o trabalho dos professores e dos alunos diante da aprendizagem escolar.
Dessa forma, faz-se necessário nesse trabalho a reunião dos dados coletados e as suas comparações no campo qualitativo.
A ENTREVISTA
Os dados da entrevista mostram que a escola possui três computadores, um projetor para telão, um telão, duas impressoras, sendo uma a laser e a outra multifuncional a jato de tinta.
Essa escola não conta com laboratório de informática e quando acontece algum problema com os computadores eles são levados para uma empresa particular para que os reparos sejam feitos.
Pelo prazo que o entrevistador permaneceu na escola verificou-se que a quantidade de atividades que são executadas em cada computador é muito grande e que a quantidade dessas máquinas deveriam ser grandes já que muitos professores desejavam o uso das máquinas tiveram que esperar ou agendar o horário de uso.
A forma que escola encontrou para usar essas tecnologias foi limitando o uso dos computadores da seguinte maneira: o computador que fica na sala dos professores é de uso coletivo durante o recreio, mas durante outros períodos devem ser de uso do professor que estiver de horário vago ou do professor que fizer a reserva com antecedência. O computador da secretaria é de uso exclusivo da secretária que por sinal não saiu de sua mesa nem para o lanche porque estava em dias de fazer o censo e disse que se desligasse não conseguiria entrar no sistema outra vez porque estava tudo muito carregado. O outro computador fica na biblioteca e serve para as apresentações e aulas dadas pelo projetor. Também deve ser agendada cada uma das aulas que ainda devem coincidir com dia e horário que não há aulas de literatura na biblioteca. As impressões e xerox são rigorosamente controladas porque a prefeitura não manda toner nem tinta suficientes à demanda da escola. Nisso os professores pedem e, às vezes ganham, uma contribuição de dois reais mensais de cada aluno. Mas isso não é obrigatório e nem falado diretamente com as crianças foi pedido aos pais em dia das reuniões. Os pais têm atendido ao apelo dos alunos e isso faz com que as impressoras não parem.
A diretora ainda informou que possui pelo menos quatro professoras que não sabem nem digitar um texto no computador, e que não possui nenhum projeto de “alfabetização tecnológica” para essas professoras.
Como a escola conta com banda larga e com excelente roteador algumas professoras costumam levar para a sala de aula seus notebooks e ali mesmo passam algumas informações e enriquecem as suas aulas.
No dia da entrevista, a biblioteca estava sendo usada por uma professora que passava um filme sobre o sistema circulatório.
Os alunos não possuem nenhum tipo de acesso aos computadores, mas mesmo assim a professora do reforço toma a frente e usa o computador para incentivar seus alunos a escreverem corretamente e a se interessarem pela leitura.
O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Não consta nenhuma informação sobre o uso de tecnologias modernas no PPP da escola, aparecem apenas menções sobre as aulas que devem ser dadas com os recursos didáticos disponíveis e que a criatividade dos materiais didáticos devem partir de cada professor.
Os recursos como o projetor e o telão não aparecem no Projeto da escola, mas são usados com frequência.
Dessa forma, em passeio pela escola pode-se perceber que as salas possuem bastante cartazes, e que pelas marcas deixadas, os cartazes são manuseados com frequência.
No PPP da escola diz que, sempre que possível, contar com a ajuda dos alunos que possuem internet em casa para coletar dados e fazer pesquisas para enriquecer as aulas de cada dia. Também aparecem o endereço de alguns sítios eletrônicos.
Nesse Projeto a escola não cita as tecnologias disponíveis e nem os materiais pedagógicos que a escola possui.
Dessa forma pode-se dizer que o PPP dessa escola não conta com as tecnologias, porque, pelo observado junto aos professores em conversa informal, que esses recursos são tão poucos que nem dá para elaborar uma aula para todos os alunos, mas que os professores ainda tentam, porém, acabam se frustrando, porque a sala da biblioteca é apertada, a sala de aula não tem cortinas nas janelas e que a escola ainda não possui um aparelho de som compatível para o computador. Dessa forma, explica uma professora“passar um vídeo no telão é estranho e até inadequado, porque o som é muito baixoporque vem de uma caixinha de som de computador dessas comum, mas tem professor que tenta. Alguns trazem o home de casa, mas eu mesma não tenho carro, então não dá”.
Talvez essa fala justifique a ausência das tecnologias modernas no Projeto Político Pedagógico da escola.
Por fim, pode-se dizer que essa escola usa como tecnologias da educação o material disponível me maior abundância: cartazes, quadro e giz, a oralidade, o livro didático, imagens bidimensionais e até tridimensionais feitas com E.V.A., revistas e outros materiais de consulta que também se tornam tecnologias nas mãos dos professores.
Esses sim, são citados no PPP dessa escola, assim como os fantoches e
...