Tratameto De água
Monografias: Tratameto De água. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cleidebelchior01 • 11/2/2014 • 2.062 Palavras (9 Páginas) • 304 Visualizações
TRATAMENTO DE ÁGUA
1 – INTRODUÇÃO
Para o filósofo Tales, nascido em Mileto, na Ásia Menor, por volta de 640 a.C., a água era matéria básica, o elemento a partir do qual se formavam todos os outros. Para ele a Terra era um disco que flutuava na água, pois nela estava a origem de toda a vida. Tudo era explicado por Tales em função da água: os seres vivos teriam aparecido na Terra no momento em que o Sol a secou, permitindo que os mares libertassem os tesouros do seu interior.
Já se passaram mais de 2.500 anos desde Tales, e as antigas teorias foram revistas inúmeras vezes. Mas ainda hoje é incontestável a importância da água para a existência da vida.
Nosso próprio corpo é um exemplo disso: se o nível de água no organismo cai 20%, sua escassez pode provocar a morte dos tecidos.
Volta e meia vemos nos jornais notícias preocupantes, anunciando que a água do planeta pode acabar.
Aproximadamente 97% de toda água do planeta é salgada, e está nos mares e oceanos. Os 3% restantes são compostos de vários tipos de água doce, como as calotas polares e geleiras (2%), os rios, lagos e águas subterrâneas (menos de 1%) e a atmosfera (0,001%). A água o ambiente é encontrada nos estados líquido, sólido (gelo) e gasoso (vapor) estando em constante interação com o solo, a atmosfera, o mar, o rio, a vegetação e a fauna.
Durante os milhões de anos de formação da Terra, praticamente a mesma água está sempre sendo bombeada no chamado ciclo hidrológico. A energia necessária para este ciclo provém do calor solar, que aquece a superfície dos continentes e dos oceanos, fazendo com que parte da água evapore e vá para atmosfera. Em determinados momentos, o vapor d’água condensa e precipita em forma de chuva, orvalho ou neve. Este ciclo é o mais frequente, havendo, contudo, um número ilimitado de outros ciclos mais complexos.
A expansão urbana, a industrialização, a agricultura e a pecuária intensiva, o crescimento populacional e a produção de energia elétrica, todos esses foram fatores marcantes para as transformações no modo de vida em todo o mundo durante o século XX. Tais mudanças passaram a exigir crescentes quantidades de água para as populações com alteração de qualidade, pois grandes quantidades de resíduos são lançada aos meios naturais sem tratamento prévio, a famosa POLUIÇÃO.
Assim, podemos entender que não é a agua do planeta que está acabando, mas sim a água potável que nele encontramos.
Uma solução largamente utilizada nos grandes centros urbanos é o tratamento de água e esgotos.
O tratamento de água pressupõe em processo que ocorre em grande escala, e que tem como objetivo a obtenção de água potável, isto é, aquela que não provoca danos à saúde quando é ingerida. O termo água potável também pode ser associado aos aspectos incolor, inodoro e transparente que não influem nas atividades fisiológicas.
A água potável é utilizada no preparo de alimentos, para bebermos, nos cuidados com a higiene pessoal. Já em atividades como a lavagem de pisos e banheiros, a água não precisa ser altamente potável. A potabilidade pode ser mais baixas nesses casos.
Dependendo da característica do manancial de água utilizado para o abastecimento de uma população, aplicam-se tratamentos adequados.
Os vários tipos de impurezas que a água pode conter nos levam a usar um tratamento de água mais complexo, que envolve várias etapas como: filtração primária, floculação, decantação, filtração secundária, cloração e, e, alguns casos, a fluoretação.
As estações de tratamento são locais onde a água é tratada para que possa ser consumida. As etapas do tratamento são semelhantes aos processos que ocorrem na natureza, embora sejam usadas substâncias que aceleram a purificação. Para chegar às casas, a água passa por vários canos enterrados sob à pavimentação das ruas da cidade, formando as chamadas redes de distribuição. A ligação domiciliar é uma instalação que une a rede de distribuição à rede interna de cada residência, loja ou indústria, fazendo a água chegar as torneiras. Cerca de 10% da água que sai das estações de tratamento são para abastecer nossos lares e os 90% restantes são usados, principalmente, em atividades industriais e na agricultura.
2 – OBJETIVO
Neste experimento, vamos simular uma série de etapas do tratamento de água, como o processo de coagulação, sedimentação e filtração.
3 – MATERIAIS E REAGENTES
• Béquer de 500 mL;
• bastão de vidro ou colher de plástico;
• sulfato de alumínio (Al2(SO4)3);
• Sulfato de alumínio e potássio dodecahidratado
• hidróxido de sódio (NaOH);
• solo;
• garrafa pet;
• carvão ativo em pó;
• areia;
• gaze;
• elástico de dinheiro;
• suporte universal com garra.
4 – PROCEDIMENTO
Primeiramente, preparou-se o filtro, cortando a garrafa de PET ao meio e inverta a parte superior, encaixando-a no suporte. Enrolou-se uma gaze na boca da garrafa e preencheu-se com o carvão e areia.
Com o filtro pronto, adicionou-se à água da torneira, cerca de 2/3 do volume do béquer, um quantidade de terra turvando a água. Em seguida, adicionou-se uma colher e meia de hidróxido de sódio (NaOH) e agitou-se a solução cuidadosamente com o bastão de vidro. Em seguida, com a colher seca, adicionou-se 2 colheres rasas de Sulfato de alumínio e potássio dodecahidratado (KAl(SO4)2 * 12 H2O) e misturou-se muito bem. Foi deixado em repouso por torno de 10 minutos. Anotou-se as observações. Filtrou-se o sobrenadante (que fica por cima de outra solução) e recolheu-se o filtrado em um béquer.
Após terminado o experimento, foi depositado o precipitado presente no vidro (Al(OH)3) em um recipiente fornecido pelo professor.
O experimento foi realizado por dois grupos e comparados os resultados. O outro grupo utilizou como agente coagulador
...