TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trem De Engrenagem

Casos: Trem De Engrenagem. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  571 Palavras (3 Páginas)  •  697 Visualizações

Página 1 de 3

Trens de engrenagens simples

Trens de engrenagens simples são aqueles que apresentam apenas um eixo para cada engrenagem. A relação entre as duas velocidades é dada pela equação 1:

A figura mostra um jogo de engrenagens com 5 engrenagens em série. A equação para a relação de velocidades é:

Cada jogo de engrenagem influi na relação das velocidades, mas no caso de trens simples, o valor numérico de todas as engrenagens menos a primeira e a última são cancelados. As engrenagens intermediárias apenas influem no sentido de rotação da engrenagem de saída. Se houver um número par de engrenagens o sentido de rotação da última será oposto ao da primeira. Havendo um número impar de saida ent saída ent saida ent NNddr

Engrenagens, o sentido permanecerá o mesmo. É interessante notar que uma engrenagem de qualquer número de dentes pode ser usada para modificar o sentido de rotação sem que haja alteração na velocidade, atuando como intermediária.

- Trens de engrenagens compostos

Para se obter reduções maiores que 10:1 é necessário que se utilize trens de engrenagens compostos. O trem composto se caracteriza por ter pelo menos um eixo no qual existem mais de uma engrenagem.

A figura acima mostra um trem composto de quatro engrenagens. A relação das velocidades é:

N e

Esta equação pode ser generalizada para qualquer número de engrenagens no trem como:

e = ± produto do número de dentes das engrenagens motoras (4)

produto do número de dentes das engrenagens movidas

Note que as engrenagens intermediárias influem diretamente no processo de determinação da velocidade de saída e de entrada. Assim uma relação mais elevada pode ser obtida apesar da limitação de 10:1 para trens individuais. O sinal positivo ou negativo na equação depende do número e do tipo de disposição das engrenagens, internas ou externas.

- Trens de engrenagens planetária

São trens de engrenagem com dois graus de liberdade. Duas entradas são necessárias para obter uma saída. Normalmente se usa uma entrada, um sistema fixo e uma saída. Em alguns casos como em diferencial de automóveis uma entrada é usada para se obter duas saídas, uma para cada roda.

A relação de velocidades pode ser calculada pela fórmula:

N e − = (5)

Em uma forma geral:

Braço saída braço entrada N onde:

N° entrada = número de rotações por minuto da engrenagem de entrada

N° saída = número de rotações por minuto da engrenagem de saída

N° braço = número de rotações por minuto do braço

Trens planetários apresentam algumas vantagens, como relações de velocidades maiores usando engrenagens menores, saídas bidirecionais, concentricidade. Estes fatores fazem com que o engrenamento planetário seja largamente utilizado em transmissões

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com