UNIDADE TEMÁTICA I - 2015 1.Carbono E Elementos Do Grupo IV - A Símbolo\nome Do Elemento Número Atómico Significado\Posição K L M N O P Q Período Grupo Valencia C - Carbono 6 2 4 2º IVA IV, II Si - Silício 14 2 8 4 3º IV
Dissertações: UNIDADE TEMÁTICA I - 2015 1.Carbono E Elementos Do Grupo IV - A Símbolo\nome Do Elemento Número Atómico Significado\Posição K L M N O P Q Período Grupo Valencia C - Carbono 6 2 4 2º IVA IV, II Si - Silício 14 2 8 4 3º IV. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: daniesevene • 2/3/2015 • 2.785 Palavras (12 Páginas) • 6.978 Visualizações
UNIDADE TEMÁTICA I – 2015
1.Carbono e elementos do Grupo IV - A
Símbolo\nome do elemento Número atómico Significado\Posição
K L M N O P Q Período Grupo Valencia
C – Carbono 6 2 4 2º IVA IV, II
Si – Silício 14 2 8 4 3º IVA IV, II
Ge – Germânio 32 2 8 18 4 4º IVA IV, II
Sn – Estanho 50 2 8 18 18 4 5º IVA IV, II
Pb – Chumbo 82 2 8 18 32 18 4 6º IVA IV, II
Devido à estrutura atómica destes elementos, que apresentam igual número de electrões (4) na última camada e diferentes números atómicos, apresentam algumas propriedades semelhantes e outras diferentes. Assim todos eles são sólidos em CNTP (Condições Normais de Temperatura e Pressão).
Ao longo do grupo, a densidade aumenta de carbono ao Chumbo;
As temperaturas de ebulição e de fusão ao longo do grupo diminuem de cima para baixo;
No grupo, o carácter metálico aumenta de Crono para o chumbo. Deste modo o carbono e ametal, silício semi- metal enquanto os três últimos são metais.
O chumbo é o elemento mais denso.
Todos e reagem com oxigénioformando respectivos óxidos. Por exemplo, o carbono forma (CO; CO2); o Silício(SiO2); o Germânio (GeO); o Estanho (SnO) e o Chumbo (PbO).
De todos os elementos que constituem o grupo IV do sistema periódico, o carbono é o mais importante e, ocupa um lugar de destaque no grupo.
O carbono ocorre na natureza de duas formas fundamentais: sob forma de compostos, isto é, na forma combinada e na forma livre. Na forma combinada encontra-se na composição de proteínas, plásticos, combustíveis, borrachas, etc., e na forma livre, ocorre sob forma cristalina (entanto que diamante e grafite) ou amorfa (sem forma), por exemplo, carvões. O diamante e a grafite constituem as principais variedades alotrópicas do carbono.
Variedades alotrópicas ou alótropos: são duas ou mais substâncias elementares diferentes, com estruturas diferentes, propriedades físicas e químicas diferentes, sendo elas formadas por átomos de um mesmo elemento químico
Em química existe uma relação directa entre a estrutura das substâncias com as propriedades e aplicações das mesmas. Assim, a estruturação diferente apresentada tem como consequência a diferença nas propriedades e aplicações do diamante e da grafite.
A tabela a seguir mostra a diferença de propriedades e aplicações dos alótropos do carbono.
Substância Propriedades Físicas (cor,
Dureza, brilho) Nº de electrões
Que intervêm
nas ligações Estrutura
(formato) Condutibilidade
eléctrica e calor Aplicações
Diamante Incolor, dura, transparente e brilhante 4 Tetraédrica Mau condutor Produção de objectos
cortantes e de adorno;
como isolador eléctrico
Grafite Opaca, cinzento-escura, brilhometálico,
escorregadia ao
tacto, mole e
quebradiço. 3
o 4º electrão
é livre Em camadas Bom condutor Produção de lápis de
Carvão, eléctrodos e
feixes tubulares de
Permutadores de calor, lubrificante
1.4.1 Carvões
Existem dois tipos de carvões: o carvão artificial e o carvão natural.
Carvões artificiais– são carvões obtidos por destilação seca, calcinação ou combustão incompleta de certas substâncias ricas em carbono. Exemplos:
Carvão de Madeira – obtém-se através de dois processos:
Combustão incompleta da madeira, que para o efeito se dispõe em medas cobertas com uma camada de terra (areia) na qual se faz orifícios (madeira + oxigénio = monóxido de carbono ou Carbono + água).
Destilação seca da madeira sem acesso do ar. Este processo é muito importante do ponto de vista económico, pois permite o aproveitamento dos produtos voláteis (ácido acético, álcool metílico, acetona, etc).
Carvão Animal – obtém-se através da calcinação dos ossos sem gorduras, sangue e outras substâncias orgânicas, em que resulta um resíduo de carvão misturado com sais fosfatos.
Negro-de Fumo - resulta da combustão incompleta decertas substâncias orgânicas voláteis, ricas em carbono, como a resina, o alcatrão da hulha, hidrocarbonetos, óleos.
Carvões Naturais ou Minerais - são pedras sedimentares formadas ao longo de milhares de anos a partir de substâncias orgânicas tais como, troncos de árvores e madeiras na ausência de ar e sob altas pressões e calor.
A turfa, a lenhite, a hulha e a antracite são variedades de carvão mineral. A quantidade de calor do carvão depende da percentagem do carbono.
Os carvões minerais têm largas aplicações e ocorrem em diferentes partes do mundo, veja a tabela a seguir relativa à ocorrência e aplicações de carvões:
Substância Ocorrência Origem Tipos Aplicações
Mundo Moçambique
Carvão
Mineral América
do Norte,
Europa e
Ásia Moatize- Tete
(Hulha) Sedimentar Turfa,
Hulha,
Lenhite,
Antracite Sínteses orgânicas, fonte de
Energia (combustíveis),
fertilizantes, asfalto, detergente,
Medicina, redutor (indústria
metalúrgica)
...