UNIVERSIDADE E CIENCIAS
Artigo: UNIVERSIDADE E CIENCIAS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: thiagoscorrea • 22/2/2015 • 1.084 Palavras (5 Páginas) • 374 Visualizações
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
Avaliação a Distância
Unidade de Aprendizagem: Universidade e Ciência
Curso: Universidade e ciência
Professor:
Nome do aluno:
Data: 11/07/2014
Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
1. Para entender a trajetória da Universidade, como instituição, contextualizamos durante nosso estudo os momentos históricos que marcaram a sua formação, desde a antiguidade ocidental. Assim, estudamos as principais etapas históricas que localizam a universidade no tempo, em especial no Brasil.
Com base neste comentário e no texto apresentado na unidade de aprendizagem, aponte e argumente um dos efeitos da Reforma Universitária de 1968, por meio da Lei n. 5540, para o ensino superior brasileiro. (3,0 pontos)
RESPOSTA: As universidades tentam fazer a combinação de três aspectos atualmente: do indivíduo ao saber, da humanidade à verdade, da sociedade ao progresso. Expandindo suas funções na tentativa de responder com uma função de ensino. Estamos com a educação superior muito distante daquela que prevaleceu até os anos 60. A ampliação do ensino superior ganhou o mercado com o aumento da rede privada criada para suprir demandas não atendidas pelo setor público. Um dos efeitos da reforma universitária de 1968 foi a unificação do vestibular passando a ser classificatório. Foi promovida para controle da demanda. Com esse implemento, torna-se importante para avaliação do estudante, pois ele averigua os conhecimentos adquiridos no decorrer dos anos estudados, como o ensino fundamental, e médio. Avaliando assim conhecimentos sobre diversas áreas, como: ciência humana, exatas, sociais, biológicas, entre outros. Não mais como antes, em que o estudo era voltado somente à algumas áreas, tornava-se um pouco limitado.
2. Leia atentamente o texto que segue. Trata-se da representação escrita da conversa telefônica entre a gerente do banco e o cliente. (3,0 pontos)
Gerente: — Boa tarde. Em que eu posso ajudá-lo
Cliente: — Estou interessado em financiamento para compra de veículo.
Gerente: — Nós dispomos de várias modalidades de crédito. O Senhor é nosso Cliente?
Cliente: — Sou Júlio César Fontoura, também sou funcionário do banco.
Gerente: — Julinho, é você, cara? Aqui é a Helena! Cê tá em Brasília? Pensei que você inda tivesse na agência de Uberlândia! Passa aqui pra gente conversar com calma.
Bortoni-Ricardo. S. M. Educação em língua materna.
São Paulo: Parábola. 2004(adaptado).
Quando você estudou a seção que trata dos Estudos da linguagem, mais especificamente as variações de registro, certamente lhe ficou claro que o que determina a escolha de uma e não de outra variedade é a situação concreta de comunicação. A propósito disso, pode-se dizer que usar a linguagem correta implica também saber usar o nível de linguagem ideal para cada contexto comunicativo.
Levando em conta esses estudos feitos, e considerando o texto de Bortoni-Ricardo, responda de forma argumentativa:
a) Que razões levaram a gerente a modificar, de repente, a maneira de falar com o cliente? (Sua resposta deve ter no mínimo 5 linhas).
RESPOSTA: A gerente no primeiro momento se dirigia a um cliente e conversava formalmente, linguagem formal, com frases completas e pronomes formais de tratamento, ao perceber que o cliente era um amigo e funcionário do banco, tomou a liberdade de utilizar a linguagem coloquial, marcada pela descontração, desfazendo do uso das frases completas, como os pronomes formais, tendo em vista que não havia mais a necessidade de se expressar na forma culta, conversando de uma maneira mais descontraída, com a utilização de gírias.
b) Pode-se dizer que Helena domina
...