Universidade E Ciencia
Tese: Universidade E Ciencia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: vicavica • 3/10/2014 • Tese • 1.115 Palavras (5 Páginas) • 204 Visualizações
Disciplina: Universidade e Ciência
Curso: Engenharia Civil
Professor: Patrícia S. Orlandi
Nome do aluno: Silmara Aparecida Fingër
Data: 20-10-2013
Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
Questão 1 (3,0 pontos)
Para entender a trajetória da Universidade, como instituição, contextualizamos durante nosso estudo os momentos históricos que marcaram a sua formação, desde a antiguidade ocidental. Assim, estudamos as principais etapas históricas que localizam a universidade no tempo, em especial no Brasil.
Com base neste comentário e no texto apresentado na unidade de aprendizagem, aponte e argumente um dos efeitos da Reforma Universitária de 1968, por meio da Lei n. 5540, para o ensino superior brasileiro.
Neste aspecto destaco o seguinte: A lei consagrou a indissolubilidade do ensino, pesquisa e extensão para as universidades. Os institutos e faculdades isoladas podem prescindir da pesquisa e da extensão, valendo-se apenas do ensino para exercer sua função educativa.
O principio da “indissociabilidade” do ensino, pesquisa e extensão que passa a formar um padrão voltado para a maioria da população, atribui às universidades o caráter de responsabilidade social. A universidade se coloca como agente prestador de serviço, como lugar para pesquisar, praticar e ensinar a pesquisa, e um local para preparação do exercício de profissões regulamentadas e credenciadas. Com essas características e modelo, desenvolvem-se certa importância em determinados atributos dos futuros profissionais a capacidade criativa, inteligência abstrata, saber visualizar um conjunto de processo produtivo, adaptação de novas situações, saber liderar, gerenciar e processar informações. A relação entre o ensino e a prática da pesquisa torna o profissional mais preparado para passar seu conhecimento de forma criativa, ensinando o que hoje é imprescindível como avaliar e aplicar aquilo que é relevante para as resoluções dos problemas do mundo atual.
Questão 2 (3,0 pontos)
Leia atentamente o texto que segue. Trata-se da representação escrita da conversa telefônica entre a gerente do banco e o cliente.
Gerente: — Boa tarde. Em que eu posso ajudá-lo
Cliente: — Estou interessado em financiamento para compra de veículo.
Gerente: — Nós dispomos de várias modalidades de crédito. O Senhor é nosso Cliente?
Cliente: — Sou Júlio César Fontoura, também sou funcionário do banco.
Gerente: — Julinho é você, cara? Aqui é a Helena! Cê tá em Brasília? Pensei que você inda tivesse na agência de Uberlândia! Passa aqui pra gente conversar com calma.
Bortoni-Ricardo. S. M. Educação em língua materna.
São Paulo: Parábola. 2004(adaptado).
Quando você estudou a seção que trata dos Estudos da linguagem, mais especificamente as variações de registro, certamente lhe ficou claro que o que determina a escolha de uma e não de outra variedade é a situação concreta de comunicação. A propósito disso, pode-se dizer que usar a linguagem correta implica também saber usar o nível de linguagem ideal para cada contexto comunicativo.
Levando em conta esses estudos feitos, e considerando o texto de Bortoni-Ricardo, responda de forma argumentativa:
a) Que razões levaram a gerente a modificar, de repente, a maneira de falar com o cliente? (5 a 8 linhas)
A razão pela qual a gerente modificou a maneira de falar foi ao mudança do contexto social. Trata-se, portanto, de uma variação lingüística social. Ao iniciar o atendimento o contexto era profissional e ela utilizou a linguagem culta. Ao reconhecer o interlocutor
...