Verificação Da Pressão Atmosférica Com Auxílio Do Barômetro
Dissertações: Verificação Da Pressão Atmosférica Com Auxílio Do Barômetro. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: JUSCELINO760911 • 21/11/2014 • 1.182 Palavras (5 Páginas) • 572 Visualizações
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA
LABORATÓRIO DE FENÔMENOS
DE TRANSPORTES
EXPERIÊNCIAS
PROFESSOR : WILSON MARQUES SILVA
ALUNOS: JUSCELINO SALES PIMENTEL
GENÉSIO CHAVES ROCHA JUNIOR
LUCAS MELO MACHADO
FELIPE NASCIMENTO
GOIÂNIA
2a Experiência:
Verificação da pressão atmosférica com auxílio do Barômetro
INTRODUÇÃO:
- O altímetro é o instrumento usado para medir alturas ou as altitudes, geralmente em forma de um barômetro aneróide destinado a registrar alterações da pressão atmosférica que acompanham as variações de altitude.
- O barômetro é um instrumento para medir a pressão atmosférica. Ele pode ser do tipo coluna de mercúrio ou do tipo aneróide (metálico).
FÓRMULA:
P_al= P_anm- 0,081 h_mm Hg
MATERIAL PARA EXPERIÊNCIA:
Barômetro;
Altímetro.
OBJETIVO:
Determinar a altitude em 1 ponto da área 3 da PUC e calcular a pressão atmosférica deste local;
PROCEDIMENTO:
Primeiramente foi medido a pressão atmosférica com a auxílio do barômetro em sala de aula (706mmHg);
Utilizando-se do altímetro foi registrada a seguintes altitude;
• h= 20m (4º andar do edifício da área 3);
Sabendo que a pressão atmosférica ao nível do mar (Panm) mede 760Pa.
Resultado: De acordo com a fórmula: “(Pal = Panm – 0,081x hm) mm x Hg” e com os dados encontrados, constatamos que a pressão atmosférica local (Pal) é igual a 703,62mmHg e a altitude 716m
CONCLUSÃO:
O resultado encontrado é bastante satisfatório uma vez que a pressão atmosférica diminui de acordo com que a altitude aumenta.
Princípio da Bomba Centrífuga:
INTRODUÇÃO:
Bomba centrífuga é o equipamento mais utilizado para bombear líquidos no saneamento básico, na irrigação de lavouras, nos edifícios residenciais, na indústria em geral, transferindo líquidos de um local para outro.
Ela funciona da seguinte maneira: Uma fonte externa à bomba, como um motor elétrico, motor a diesel, etc., gira um ou mais rotores dentro do corpo da bomba, movimentando o líquido e criando a força centrífuga que se transforma em energia de pressão.
A entrada do líquido na bomba é chamada de sucção, onde a pressão pode ser inferior à atmosférica (vácuo) ou superior. O local de saída do líquido da bomba é conhecido como de recalque. A diferença de pressão na sucção e no recalque da bomba é conhecido com altura manométrica total (Hman)e que determina a capacidade da bomba em transferir líquido, em função das pressões que deverá vencer,
...