Visita técnica
Ensaios: Visita técnica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: samantha20 • 18/3/2014 • 978 Palavras (4 Páginas) • 240 Visualizações
FACULDADE PITÁGORAS
Engenharia de Produção- Gestão Ambiental
Samantha Machado Rezende
RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA
Município de Itapemirim
Guarapari
2013
Introdução
A turma do sexto período de engenharia de produção, da faculdade Pitágoras, através da orientação do professor Ariosto, realizou em 02 de novembro de
2013, às 9h, visita técnica no trecho compreendido entre praia de Itaipava, itaoca e Lagoa do gomes pertencentes ao município de Itapemirim, em cumprimento da disciplina de Gestão Ambiental.
A visita teve como objetivo constatar “in loco” a situação das construções que vem sendo implantadas em áreas de borda da cidade, observar o processo de recuperação ambiental em áreas urbanas conhecer as atividades de desenvolvidas pelas prefeituras e órgãos ambientais em áreas de preservação permanente, avaliar os principais impactos ambientais existentes nas áreas, conhecer as atividades de desenvolvidas pelas prefeituras e órgãos ambientais em áreas de preservação permanente.
Esta visita buscou também, avaliar os aspectos urbanísticos, construtivos e ambientais nas intervenções que estão sendo realizadas em importantes áreas do município, de relevante valor arquitetônico, paisagístico, turístico e de lazer da população, que poderá ser comprometida, se não forem observados os parâmetros legais adequados de uso e ocupação do local.
Locais visitados
1.1 – Praia de Itaoca
As construções de quiosques irregulares estão implantadas até a linha de preamar, erigidas em alvenaria, com cobertura em “taubilha”, sobre estrutura de madeira, tipo eucalipto, com pé direito elevado, se constituindo em barreiras visuais, bloqueando a visão e o aceso ao mar. Não foi verificada a existência de rede de esgotamento sanitário, constatando-se a existência de fossas sépticas, com sumidouros em fase de construção, equipamentos estes inadequados para assentamento na praia, devido a poluição que poderá gerar contaminação da areia e da água do mar, submetendo os usuários ao risco de doenças e o meio ambiente à degradação.
1.2 – Lixão de Itaipava
Foi verificada no local visitado a existências de um aterro irregular onde diversos caminhões continuam despejando clandestinamente lixo. Além da falha de fiscalização do Instituto Estadual do Ambiente, que não conseguiu impedir a entrada dos caminhões de lixo depois da desativação, há ainda a contaminação da Área de Proteção Ambiental (APA) pelo chorume proveniente do lixão. Trata-se de um dano ambiental ao longo de uma extensa área. O aterro sanitário deveria estar desativado depois da Lei Nacional de Resíduos Sólidos entrar em vigor. Isso porque a nova legislação, sancionada em 2010 pelo então presidente Lula, obriga que o tratamento de lixo seja feito por todas as Prefeituras do país.
1.3 – Praia de Itaipava
Para garantir mais bem estar à comunidade, melhores condições para a prática da atividade pesqueira, além de oferecer oportunidades para o turismo no município de Itapemirim, o Governo iniciou as obras de expansão e contenção de erosão na Praia de Itaipava.
Ao longo de anos a Praia de Itaipava vinha sofrendo um forte processo de erosão, causada pela Maré e ventos. O resultado foi o avanço do mar sobre a faixa de areia em parte da praia, e o assoreamento de areia em outra ponta da praia.
Para recuperar a faixa de
...