WEB-PROJECT
Projeto de pesquisa: WEB-PROJECT. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: felisbertonascim • 2/12/2014 • Projeto de pesquisa • 1.853 Palavras (8 Páginas) • 289 Visualizações
Disciplina de Análise Estrutura Orientada a Objetos
PROJETO WEB
Trabalho realizado sob a orientação do
professor Henrique do Prado Cesar para
composição de nota do 1º Bimestre dos alunos
do Curso TADS 2º/3º Semestres.
Santo André
2014
ÍNDICE
INTRODUÇÃO
WEBML
DEFINIÇÃO
CARACTERÍSTICAS
INTRODUÇÃO
Ao longo dos últimos anos o desenvolvimento de software orientado a WEB tem aumentado. Novas técnicas, métodos e ferramentas foram criados, novos processos de ciclo de vida definidos e um entendimento geral sobre o funcionamento de estudos de caso tem ocorrido.O uso de uma linguagem orientada a WEB apresenta vantagens, devido a facilidade de se encontrar ferramentas disponíveis para modelagem com suporte a XML (Extensible Markup Language - uma linguagem muito usada por programadores), que, inclusive, utilizam bancos de dados específicos com conexões para estas linguagens.
A necessidade de se desenvolver um sistema orientado a WEB deve-se à grande estrutura de informações que os sistemas necessitam no dia-a-dia. As transações e armazenamentos de dados que os bancos fazem são constantes, requerem segurança e velocidade, uma vez que estas crescem em tamanho e complexidade, necessitam de inter-operar com outras aplicações, e os requisitos de exposição que mudam ao longo do tempo. A maioria das ferramentas orientadas a modelagem WEB apresentam praticidade para modelar projetos por possuir uma interface gráfica de fácil manuseio como a WenRatio, as linguagens para web design, incluindo HDM, HDM-lite, RMM, OOHDM e Araneus (Ceri, 2000). e algumas tecnologias utilizadas como: Common Gateway Interface (CGI),Perl(Practical Extract Report Language), Active Server Pages (ASP), Personal Home Page Tools (PHP), ColdFusion, J2EE (Java, Servlets, JSP, JavaBeans, EJB) e .NET (DotNet) Common L anguage Runtime. As plataformas .NET (de propriedade da Microsoft) e a plataforma aberta Java (J2EE) são exemplos de plataformas mais utilizadas atualmente no desenvolvimento de sistemas Web Orientado a Objetos.
O interesse por esse tipo de tecnologia se tornou indispensável para as empresas que buscam novas formas de vender seus produtos ou serviços, pois além de trabalharem com plataformas voltadas para internet, possuem também suporte a grandes bancos de dados.
O entendimento de como o negócio deve ser transposto no sistema Web é essencial para o bom desempenho do sistema e atendimento das funções requisitadas pelos usuários.
WEBML
WebML (Web Modeling Language - Linguagem de Modelagem Web) foi definida em 1998, é uma metodologia para projetos de aplicações web complexas e com grande quantidade de dados. Essa linguagem permite uma descrição de alto-nível da aplicação, seus conceitos estão associados com uma representação intuitiva, especificados graficamente em linguagem XML (Extensible Markup Language - Linguagem de Marcação Extensível) o que pode ser facilmente suportada por ferramentas CASE e efetivamente comunicadas aos membros não-técnicos da equipe de desenvolvimento do site (por exemplo, com os designers gráficos e produtores de conteúdo). Entretanto, é possível que esses conceitos sejam
também implementados em outras linguagens (Ceri, S.; Fraternali, 1998).
Os principais objetivos da WebML é permitir aos designers expressar as características fundamentais de um site em um nível elevado, sem se comprometer com detalhes arquitetônicos detalhados, que podem ser utilizados para pesquisa, evolução e manutenção, fornecer múltiplas visões do mesmo conteúdo, separar o conteúdo de informação dos aspectos de navegação e apresentação, podendo evoluir separadamente; armazenar a estrutura da informação em um repositório, que pode ser utilizado para a geração dinâmica da WEB até a entrega de informação em vários dispositivos, como PCs, PDAs, televisores digitais e telefones WAP, enfim, é um conjunto de ferramentas de design, que abrange todo o ciclo de vida de aplicações Web.
A WebML possui quatro tipos de característica, sendo que para cada um destes tipos existe um modelo associado (Ceri, S.; Fraternali, 2000):
" Estrutura de dados, associada ao Modelo Estrutural (Structural model);
" Hipertexto, associada a dois modelos: Modelo de Composição
(Composition model ) e Modelo de Navegação (Navigation model );
" Apresentação, associada ao Modelo de Apresentação (Presentation
model );
" Personalização, associada ao Modelo de Personalização
(Personalization model ).
Através desses quatro modelos, é possível descrever em um nível conceitual
os vários componentes da aplicação estabelecendo uma independência em relação às linguagens de implementação de cada
componente. Os modelos são descritos nas seções seguintes.
1.1 Modelo Estrutural
O Modelo Estrutural descreve a estrutura dos dados que constituem o
conteúdo das aplicações. Esse modelo é baseado no modelo Entidade/Relacionamento, mas
apresenta-se compatível com o diagrama de classes da UML (Unified Modeling Language),
utilizado na modelagem orientada a objetos.
1.2 Modelo de Hipertexto
O Modelo de Hipertexto descreve um ou mais hipertextos, cada hipertexto
define uma visão do site (site
...