Águas de Guariroba
Resenha: Águas de Guariroba. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 18/3/2014 • Resenha • 2.739 Palavras (11 Páginas) • 295 Visualizações
A Águas Guariroba mantém um viveiro de mudas dentro da Estação de Tratamento de Esgoto Los Angeles. As mudas produzidas são utilizadas para plantio nas áreas de mananciais, em unidades da concessionária e também utilizadas em atividades de conscientização sobre a importância da arborização e da preservação do meio ambiente. As doações de mudas são feitas geralmente para instituições, escolas e áreas públicas.No viveiro, que tem capacidade para produzir 50 mil mudas ao ano em saquinhos, tornando as mudas mais robustas. São cultivadas espécies exóticas, como eucalipto e acácia, além de árvores nativas – Ipês, Aroeira, Canafístula, Pau-Balsa, Imbirussú, Pau-Formiga, Jacarandá-Caroba, Jatobá, Amburana, Guanandi, Angico, Embaúba, Sete Casca, Genipapo, etc.
Doações
Nos últimos sete anos, a empresa doou milhares de mudas para arborização urbana:
Em 2006 – 1.200
Em 2007- 1.050
Em 2008 – 12.650
Em 2009 – 12.390
Em 2010 – 2.687
Em 2011 – 2.874
Em 2012 – 17.493
Em 2013 – 1.055 (até março)
Plantio
Nos últimos sete anos, a empresa plantou milhares de mudas nas áreas de mananciais e em suas unidades:
Em 2006
Captação Guariroba – 35.000
Captação Lageado – 3.600
Estações Elevatórias de Esgoto – 5.700
Em 2008
Estação de Tratamento de Esgoto Los Angeles – 70.000
Estações Elevatórias de Esgoto – 10.000
Em 2009
Captação Guariroba – 600
Estação de Tratamento de Esgoto Los Angeles – 10.000
Em 2010
Captação Guariroba – 2.500
Estação Elevatória e Estação de Tratamento Los Angeles – 1.697
Em 2011
Captação Guariroba – 11.261
Captação Lajeado – 445
Estação de Tratamento de Esgoto Los Angeles – 8.000
Em 2012
Captação Guariroba – 1.540
Captação Lajeado – 577
Estação de Tratamento de Esgoto Los Angeles – 162
Estação de Tratamento de Esgoto Imbirussú – 73
Em 2013
Captação Guariroba – 300 (até março)
Captação Lajeado – 1240 (até março)
Estação de Tratamento de Esgoto Imbirussú – 260 (até março)
No total, as 226.471 mudas doadas e plantadas pela Águas Guariroba nos últimos sete anos estão contribuindo para uma cidade mais arborizada. É mais respeito para com o meio ambiente e bem estar para a população.
Área de Proteção Ambiental
A Águas Guariroba contribui para a conservação das áreas de proteção ambiental (APAs) dos córregos Guariroba e Lageado – as duas captações superficiais que abastecem Campo Grande. Além de promover a recuperação das áreas de entorno das represas, através do plantio de árvores para recompor a mata ciliar, a concessionária tem representatividade nos conselhos gestores das duas áreas de proteção ambiental. Os conselhos gestores formados por representantes de diversas entidades são responsáveis por discutir e tomar decisões que garantam o uso sustentável dos recursos naturais destas áreas de proteção ambiental.
Plano de Manejo
A Águas Guariroba coordenou e financiou os estudos que serviram como base para a elaboração dos Planos de Manejo das APAs do Guariroba e do Lageado. Os estudos fornecidos pela Águas Guariroba trazem diagnósticos detalhados das APAs e apresentam propostas de soluções de compensação ambiental para impedir a degradação das regiões. A elaboração e aprovação do plano de manejo são de responsabilidade dos conselhos gestores.
O plano de manejo da APA Guariroba está concluído e aprovado. Já o da APA Lageado está em vias de aprovação. O Plano de Manejo é uma ferramenta importante para a conservação de uma área de proteção ambiental. Ele é formulado a partir de um estudo detalhado da área, incluindo aspectos ambientais, sociais e econômicos. Estas informações servem de base para o zoneamento ambiental – mapas com as subdivisões da área de acordo com suas características, fragilidades e possibilidade de desenvolvimento de atividades econômicas. O objetivo do trabalho é criar diretrizes para o gerenciamento da APA, garantindo o uso sustentável dos recursos naturais, além de obter informações para tornar as ações de conservação mais eficientes. O Plano de Manejo também é essencial para a captação de recursos financeiros que viabilizem programas de preservação e conservação de uma unidade.
APA Guariroba
A Área de Proteção Ambiental do córrego Guariroba foi criada em 1995. Ela ocupa uma área de 360 km². O Guariroba é o manancial mais importante de Campo Grande, sendo responsável por cerca de 50% da água que abastece o município. Distante 35 km do centro da Capital, a APA Guariroba pode ser acessada pela BR 262.
APA Lageado
A Área de Proteção Ambiental do córrego Lageado, manancial que fornece, em média, 17% da água que abastece Campo Grande, ocupa 52,37 km², divididos entre áreas urbanas e rurais. A APA foi criada em 2001 com o objetivo de recuperar e conservar os recursos hídricos e proteger o ecossistema da região. Distante 10km do centro da Capital, ela pode ser acessada pelas BR 262, BR 163 ou MS 060.
Tanques de Reutilização
Para contribuir com o meio ambiente e a conservação da água, a Águas Guariroba implantou um projeto de reutilização da água da lavagem dos filtros nas suas duas Estações de Tratamento de Água, a ETA Guariroba e ETA Lajeado. Esta ação minimiza o impacto no meio ambiente, já que é uma forma de reutilizar a água, um bem hoje considerado finito. Além disso, se economiza energia e se evita o desperdício de produtos químicos utilizados no tratamento.
A estação de tratamento de água Guariroba é a principal da cidade, fornecendo água para cerca de 54% da população. O tanque, de 580 m3, possibilita a reutilização da água de lavagem dos filtros, devolvendo toda a água, antes descartada, ao início do processo na estação de tratamento. O sistema também possibilita a captação e utilização de água de chuva. Além de reduzir o impacto no meio ambiente, a água que seria descartada está contribuindo com o abastecimento da cidade, gerando um acréscimo de 40 milhões de litros/mês para o abastecimento da cidade. O tanque de reutilização da ETA Lajeado gera um acréscimo de 25 milhões de litros/mês para abastecer a população.
Direitos da Água
Em 22 de março de 1.992 a ONU (Organização das Nações Unidas) instituiu o “Dia Mundial da Água”, o qual vem sendo lembrado por entidades governamentais e não governamentais, como mais um dia mundial de luta em defesa da preservação da Natureza.
A ONU redigiu um documento intitulado “Declaração Universal dos Direitos da Água”.O texto merece profunda reflexão e divulgação por todos os amigos e defensores do Planeta Terra, em todos os dias e não apenas no 22 de março.
DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DA ÁGUA
• A água faz parte do patrimônio do planeta. Cada continente, cada povo, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos.
• A água é a seiva do nosso planeta. Ela é a condição essencial de vida e de todo ser vegetal, animal ou humano. Sem ela não poderíamos conceder como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura. O direito à água é um dos direitos fundamentais do ser humano: o direito à vida, tal qual é estipulado no Art. 30 de Declaração Universal dos Direitos Humanos.
• Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, preocupação e parcimônia.
• O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e dos seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente, para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende, em particular, da preservação dos mares e oceanos por onde os ciclos começam.
• A água não é somente uma herança dos nossos predecessores, ela é sobretudo um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como uma obrigação moral do Homem para as gerações presentes e futuras.
• A água não é uma doação gratuita da natureza, ela tem um valor econômico: é preciso saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.
• A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento, para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração de qualidade das reservas atualmente disponíveis.
• A utilização da água implica o respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo o homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo Homem nem pelo Estado.
• A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.
• O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.
Eficiência Energética
Equipe de eficientização energética reduz custos com energia elétrica.
Eficientização Energética é um conjunto de ações voltadas para o uso racional da energia elétrica visando a redução de custos e o aumento de produção de uma empresa. No Brasil existem várias ações em andamento com o objetivo de promover a eficientização energética, elas estão sendo executadas por empresas privadas e pela administração pública.
Na Águas Guariroba, a equipe de eficientização energética faz parte da gerência de operações e trabalha com a equipe de eletromecânica. Desde que este trabalho começou em novembro de 2007, algumas providências foram tomadas para otimizar o sistema de captação e de distribuição de água de Campo Grande:
• INVESTIMENTOS EM MELHORIAS DE EQUIPAMENTOS;
• TROCA DE CONJUNTOS MOTO-BOMBAS;
• INSTALAÇÃO DE BANCOS DE CAPACITORES;
• INSTALAÇÃO DE TIMER EM POÇOS;
• PASSAGEM DE PIGS (TORPEDOS) PARA REALIZAR DESOBSTRUÇÃO NAS ADUTORAS DO LAGEADO E DO GUARIROBA;
• OPERAÇÃO INTELIGENTE NO CCO;
• INSTALAÇÃO DE AUTOMAÇÕES. EX: REGISTROS COM ATUADORES ELÉTRICOS CORRELACIONADOS À PRESSÃO;
• MONITORAMENTO FREQÜENTE DE PRESSÃO NA REDE DE DISTRIBUIÇÃO;
• MANUTENÇÃO DO PARQUE DE MEDIDORES, COMBATENDO A SUBMEDIÇÃO;
• GEOFONAMENTO PARA DETECÇÃO DE VAZAMENTOS NÃO VISÍVEIS.
Os benefícios são muitos. Além da redução de custos com energia elétrica, a troca de alguns conjuntos moto-bomba resultou em maior vazão e maior produção de água, chegando a 20% de aumento em alguns poções. A instalação de novos equipamentos nos poços profundos resolveu também um problema antigo: o ruído que os motores produziam incomodavam os moradores vizinhos. Agora o motor fica dentro do poço, o que proporciona operação sem nenhum tipo de ruído, acabando com a poluição sonora que incomodava a vizinhança. Além de minimizar a poluição sonora, as novas bombas proporcionam eficiência energética e modernização dos poços. Com este procedimento, a empresa está produzindo mais água utilizando menos energia, contribuindo para a conservação do meio ambiente.
Descarte de Lodo
A geração de lodo no fundo dos tanques de decantação é um problema inerente ao tratamento de água. A destinação adequada deste material pode ter um custo alto custo e oferecer risco ambiental. Águas Guariroba encontrou uma alternativa viável para resolver este problema – a destinação deste lodo diretamente na rede coletora de esgotos.
Todo o lodo gerado nos fundos dos decantadores das duas estações de tratamento de água de Campo Grande, as ETAs Guariroba e Lageado, é encaminhado à estação de tratamento de esgoto (ETE) Los Angeles.
A iniciativa inovadora traz benefícios tanto para o sistema de tratamento de água quanto para o tratamento do esgoto. Além de ter um destino ambientalmente correto, o lodo da ETA está diminuindo a turbidez, DQO e parâmetros físico-químicos do esgoto tratado.
Projeto Córrego Limpo
A Águas Guariroba é parceira do Projeto Córrego Limpo, desenvolvido pela prefeitura municipal através da SEMADUR – Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano. O objetivo do projeto é mapear o índice de poluição da água dos córregos de Campo Grande.
A concessionária é a responsável pelas análises dos parâmetros que medem o índice de qualidade da água, como: ph, turbidez, DBO, coliformes termo-tolerantes, fósforo, nitrogênio total, oxigênio dissolvido, temperatura e sólidos totais. As coletas e análises são feitas pela equipe do laboratório de efluentes da estação de tratamento de esgoto Los Angeles.
As informações sobre a qualidade da água são divulgadas para a população através de placas instaladas ao longo dos córregos. A idéia é criar uma rede de monitoramento dos córregos urbanos de Campo Grande e implantar um trabalho de despoluição dos mesmos.
O projeto Córrego Limpo foi lançado em 22 de março de 2009, em comemoração ao Dia Mundial da Água.
Teleatendimento 24 horas: 115 ou 0800 642 0115
Projetos em Desenvolvimento
Contribuir ainda mais para a conservação do meio ambiente é meta da Águas Guariroba. Preservação dos mananciais, tratamento do esgoto antes do lançamento nos córregos, destinação adequada dos resíduos das estações de tratamento de água e esgoto, eficiência energética, redução de perdas no abastecimento de água, viveiros de mudas e educação ambiental são exemplos de ações ambientais já implementadas pela concessionária. Veja os projetos que ainda vêm pela frente:
ISO 14001
A empresa está se preparando para iniciar as atividades em busca da certificação ISO 14001 – uma séria de normas desenvolvidas pela International Organization for Standardization (ISO) que estabelecem diretrizes sobre a área de gestão ambiental dentro de empresas.
Gases
Está em andamento um projeto para aproveitar os gases resultantes do tratamento de esgoto na ETE Los Angeles para gerar energia elétrica. A energia produzida será suficiente para o funcionamento de toda a estação. Paralelo a isso, está em estudo um sistema de purificação do biogás para abastecimento dos veículos da empresa. Estes projetos proporcionarão eficiência energética, redução de uso de combustíveis e redução de impacto do gás na atmosfera.
Programa Emissão Limpa
Programa ambiental que tem como objetivo neutralizar as emissões de gases do efeito estufa
A Águas Guariroba deu início, em fevereiro de 2010, à implantação do “Programa Emissão Limpa” nas suas instalações tendo três focos: emissão dos gases produzidos pelas estações de tratamento de esgoto; consumo de combustível dos carros da frota da empresa; consumo de energia elétrica e de papel A4 nos trabalhos desenvolvidos internamente.
“Emissão Limpa” é um programa voluntário que permite a neutralização total ou parcial das emissões de GEE (Gases de Efeito Estufa) através de projetos ambientais reconhecidos e certificados. Neutralização de carbono consiste na retirada de certa quantidade de carbono da atmosfera através de investimentos em projetos ambientais.
Segundo o “Programa Emissão Limpa” da Águas Guariroba, a empresa deve promover o cultivo de árvores suficientes para neutralizar a quantidade de CO2 emitida no ano anterior. Para chegar ao número de mudas a serem plantadas, a Águas Guariroba utiliza um cálculo fornecido pelo IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas) da ONU.
Parque ETE Los Angeles
Em busca de uma atuação em harmonia com o ambiente e a comunidade onde está inserida, a Águas Guariroba construiu e mantém um parque na área da maior estação de tratamento de esgoto de Campo Grande. Batizado de Parque ETE Los Angeles, o espaço conta com uma praça de 95 mil metros quadrados com parquinho para as crianças, campo de futebol e quadras de vôlei de areia.
O que antes da construção da estação de tratamento de esgoto era uma área degradada, hoje se transformou em um espaço para lazer e convívio da comunidade, beneficiando cerca de 10 mil pessoas. Com este projeto, a Águas Guariroba visa contribuir para a qualidade de vida aos moradores e proporcionar valorização urbana aos bairros próximos ao Parque ETE Los Angeles.
Através de uma parceria com a Secretaria de Estado de Justiça Segurança Pública, foi instalada no local uma base da Polícia Militar Comunitária. Ainda em parceria com a Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, serão realizadas no Parque ETE Los Angeles partidas de futebol do projeto “Bom de bola, bom na escola”, que oferece aos jovens estímulo à prática de esportes e lições de cidadania.
Dentro do Parque ETE Los Angeles também está sendo formada uma área arborizada com espécies nativas, frutíferas e ornamentais. As árvores são cultivadas no viveiro mantido pela Águas Guariroba no local, com capacidade para produzir 200 mil mudas ao ano.
Política de Sustentabilidade
Objetivos da Qualidade
01. A Empresa Águas Guariroba S/A presta serviços de abastecimento de água potável e esgotamento sanitário com eficácia, eficiência e regularidade tendo como compromisso a melhoria contínua.
02. A integração entre seus processos, assim como o uso racional dos recursos naturais, respeito e preservação ao meio ambiente, cumprimento da legislação vigente.
03. A satisfação dos clientes, por meio de colaboradores qualificados, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população e respeito ao meio ambiente.
04. A Direção se compromete em promover a melhoria contínua do Sistema de Gestão da Qualidade e Gestão Ambiental de maneira integrada e dispor dos meios necessário para sua implementação e atualização.
ISO 9001
A Águas Guariroba recebeu em 27 de junho de 2003 o certificado ISO 9001:2000 pelo seu Sistema de Gestão da Qualidade nos processos de produção e distribuição de água potável, coleta e tratamento de esgoto sanitário, garantindo mais qualidade de vida para a população de Campo Grande. A certificação foi concedida pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini, certificadora credenciada pela IQNET (International Certification Network), por meio de auditoria externa. Desde então, a empresa vem mantendo a certificação.
A última auditoria externa foi realizada em agosto 2012. Na ocasião, os auditores da Fundação Carlos Alberto Vanzolini constataram que a Águas Guariroba implementa e mantém um Sistema de Gestão da Qualidade que cumpre todos os requisitos da ISO 9001:2008, incluindo as últimas atualizações da Norma.
...