Áreas Verdes de Campo Grande
Artigo: Áreas Verdes de Campo Grande. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: alessandra.dias • 18/11/2014 • Artigo • 1.061 Palavras (5 Páginas) • 326 Visualizações
Áreas Verdes De Campo Grande
Área Verde são parques, em geral livre de edificações e caracterizado pela abundante presença de vegetação. Protegido pela cidade, pelo Estado ou pelo país no qual se encontra. É destinado à recreação, e à preservação do meio-ambiente natural. Podendo ser urbano ou natural.
Área Verde urbano
É um tipo de área verde, livre de edificações, normalmente caracterizado como espaço público, no qual há tipicamente abundância de vegetação e áreas não pavimentadas, sobretudo, localizado dentro de uma região urbana.
Estabelecimentos industriais e residenciais são proibidos e os comércios são normalmente se limitam a quiosques e vendedores ambulantes.
Eventualmente um parque urbano está ligado a um conjunto de equipamentos públicos de caráter cultural, como museus, centros culturais e casas de espetáculo.
Tem objetivo de proporcionar lazer e recreação aos habitantes da cidade, assim como uma apropriação lúdica do espaço público. Parques urbanos incluem muitas vezes playgrounds e campos de esportes, laguinhos e centros educativos como museus e jardins botânicos.
As áreas verdes são importantíssimas para uma cidade que se preocupa com o nível de qualidade de vida aos seus habitantes.
Várias das cidades com os melhores índices de desenvolvimento humano, como Genebra e Zurique, na Suíça, Vancouver, no Canadá e Estocolmo, na Suécia, possuem sistemas complexos de espaços de recreação e parques urbanos.
Um dos mais conhecidos parque urbano é o Central Park, em Nova Iorque. Outro exemplo semelhante é o Hyde Park, em Londres. No Brasil, são bastantes conhecidos de parques urbanos Ibirapuera, em São Paulo, o Parque das Dunas, em Natal e o Parque do Cocó em Fortaleza.
Área Verde natural
É uma área natural, fora de uma área urbana, protegida por lei, e onde indústrias e residências são proibidas, restritas a nativos que anteriormente já habitavam a região ou existem com restrições, com o objetivo de preservar a flora e a fauna local.
Também pode servir como um local de recreação para pessoas. Camping, canoagem, caminhadas, passeios ecológicos e piqueniques são atividades e recreações mais comuns.
Muitos parques naturais são centros turísticos, por abrigarem monumentos naturais, como grandes montanhas e cachoeiras, por exemplo.
No Brasil, por exemplo, temos o Parque Nacional do Iguaçu, onde estão localizadas as Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu e Puerto Iguazú e também o Parque Ecológico do Paredão em Guapé - Minas Gerais. Em Portugal, a Ria Formosa, no Algarve, é outro exemplo de um parque natural.
Áreas verdes de Campo Grande, Mato Grosso do Sul
Há uma variedade de áreas verdes na cidade, aos quais se destacam:
Parque Anhanduí: localizado na confluência do córrego Segredo com o córrego Prosa. Possui sede administrativa e teatro de arena.
Parque Ayrton Senna: oferece um espaço amplo para eventos e exposições, além de contar com diversas quadras de esporte. Possui também oficinas culturais para diversas faixas etárias.
Parque Cônsul Assaf Trad: são 258.800 m² de uma área contígua ao empreendimento em um parque com uma ampla área verde: 3 lagos, trilha, estações de alongamento, um playground e um anfiteatro. Depois de pronto, o parque foi doado ao município e passou a ser mais uma opção para passeios com a família e convívio com a natureza.
Parque Ecológico do Sóter: inaugurado no fim de 2004, é um dos parques mais novos da cidade. Projetado como parque modelo, oferece área verde de 22 hectares, quadras poliesportivas, pista de skate e patinação, pista de cooper, ciclismo e quiosque com churrasqueira.
Parque Estadual do Prosa: anexo ao Parque das Nações Indígenas e Parque dos Poderes, possui área de 135 hectares onde fica a nascente do rio Prosa. Local com trilhas para prática de esportes radicais. No mesmo parque estão situados o CRAS (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres) e espaços para exposições e venda de artesanatos regionais.
Parque Estadual Mata do Segredo: possui 177,58 hectares e é utilizado também para fins de pesquisa científica, educação ambiental, recreação e turismo em contato
...