Ética no Trabalho
Por: Smas Iretama • 11/11/2021 • Trabalho acadêmico • 420 Palavras (2 Páginas) • 112 Visualizações
ÉTICA NA POLÍTICA
Organização política sempre existiu?
Não. Há milênios de anos não havia regras, nem punição para quem roubasse ou matasse... não havia leis. Valia a vontade de cada um. Quem tinha mais força vencia.
Foi então que os homens perceberam que era difícil conviver assim e resolveram abrir mão das suas vontades individuais para melhorar a convivência de uns com os outros.
Vamos tomar como exemplo um jogo de futebol em que não haja regras nem tenha um juiz que apite as faltas. Onde tudo é permitido. Empurrões, chutes, rasteiras, xingamentos, jogar a bola com a mão, mudar de time no meio do jogo.
Certamente no final do jogo teremos muitos feridos... Para tornar este esporte mais civilizado, os praticantes do futebol criaram regras, que não deixam de ser uma política do futebol.
COMO TUDO COMEOU?
Há muitos séculos, para melhorar a convivência entre as pessoas , o povo resolveu escolher um representante da cidade, alguém que criasse as normas e punisse os malfeitores. Vamos usar como exemplo o rei, uma vez escolhido, deveria reinar para a paz e o bem-estar de todas as pessoas. Deveria combinar sabedoria e força. Sabedoria para fazer as coisas certas. Força para punir quem quebrasse as regras.
Antes de terem a coroa na cabeça e a espada na mão, esse era o lema. No entanto, quando estavam no poder, muitos reinavam somente a seu favor. Deixando o povo pobre e desprotegido.
A POLÍTICA HOJE...
Se percorrermos a história vamos notar que houve várias transformações e formas de governar em volta do mundo. Foram formando-se partidos. Houve muitas revoluções e foram criadas leis e códigos de ética nos quatro cantos do planeta. Uma delas foi a CONSTITUIÇÃO FEDERAL.
Atualmente, o sistema de Governo Brasileira é o presidencialismo. Este sistema é considerado um dos mais modernos por ser democrático, ou seja, todo cidadão tem direito de participar, criticar e dar sugestões .Todos os representantes são eleitos pelo povo, pelo voto secreto.
Fazer leis, executar as decisões públicas, julgar e fiscalizar as leis e administrar os bens públicos em benefício do povo, são algumas das atribuições destes representantes.
Participar do processo político e poder eleger seus representantes é um direito de todo cidadão brasileiro. No entanto, a grande maioria da população vota em seus candidatos sem saber o mínimo sobre como funciona este sistema político. Além disso, nem tudo o que é prometido nas campanhas políticas é cumprido. FIQUE ALERTA!!!
A POLÍTICA PRECISA SER ORIENTADA PELA ÉTICA .E TODOS OS CIDADAOS DEVEM PARTICIPAR ATIVAMENTE E FISCALIZAR SEU BOM ANDAMENTO.
...