Ética nos negócios
Tese: Ética nos negócios. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: NESTOR87 • 10/8/2014 • Tese • 7.654 Palavras (31 Páginas) • 231 Visualizações
1
Leitura Obrigatória
Ética nos negócios1
Habilidades
Caro/a aluno/a, neste estudo, você analisará a importância que a ética ocupa no exercício profissional do administrador contemporâneo, influindo tanto em seu desenvolvimento profissional quanto na sustentabilidade da organização na qual está inserido; verá que a ética permeia a análise crítica e histórica do desenvolvimento do pensamento administrativo, por fim, compreenderá que a ética deve ser trabalhada na organização de acordo com seu posicionamento estratégico, propósito, visão, missão, valores e princípios.
Secões de estudo
Seção 1: O que é Ética?
Seção 2: Ética e Economia
Seção 3: A ética profissional
Seção 4: Administrando organizações éticas
Seção 5: A Ética e a busca da qualidade
1 Texto organizado, adaptado e atualizado por Osny Taborda Ribas Junior a partir do trecho, entre as páginas 49 e 121, da obra de CATANEO, Marciel Evangelista. Filosofia e Ética na Gestão de Negócios: livro didático. UnisulVirtual, 2011. p. 49-121.
2
Leitura Obrigatória
Seção 1
O que é Ética?
A palavra “ética” vem do vocábulo grego ethos, que inicialmente significava local de uma moradia ou habitação, podendo ser traduzido por casa, chão. Mais tarde, passou a designar costumes ou caráter, explicitando a forma de vida, a atitude, o jeito de ser de determinada pessoa perante a sociedade.
Sendo assim, em virtude de o homem viver em sociedade, conviver com outros homens, cabe-lhe pensar e responder à seguinte pergunta: Como se deve agir perante os outros? Trata-se de uma pergunta fácil de ser formulada, mas difícil de ser respondida. Ora, essa é a questão central da moral e da ética.
Segundo o dicionário Aurélio,
Ética é o estudo dos juízos de apreciação, referentes à conduta humana, capaz de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente à determinada pessoa ou sociedade, seja de modo absoluto. (FERREIRA, 1999. p. 848).
É possível observar que a Ética nos apresenta resultados de estudos da conduta humana, positiva ou negativa, suas respectivas consequências para o bem ou para o mal e seus efeitos a curto ou longo prazo, sendo que dessa definição cabe destacar:
a. estudos e juízos por um lado;
b. conduta humana por outro.
Diante de problemas no comportamento prático dos indivíduos (moral), surge a necessidade de definir princípios universais dos seres humanos (ética), cujo conceito destacamos a seguir:
Ética é a teoria ou ciência do comportamento moral dos seres humanos na sociedade. A ética estuda, analisa, reflete sobre o comportamento humano, considerado em sua totalidade, diversidade e variedade. (VAZQUEZ, 1970).
Ética nos negócios
3
A missão da ética é explicar a moral efetiva, a que se traduz em atos concretos, e falar com sentido sobre o que se deve fazer, sempre a partir dos fatos e das possibilidades que eles oferecem.
Quando, a partir dos fatos, discutimos nossos comportamentos, à luz de ou buscando princípios, estamos fazendo ética. Ética é a filosofia da ação; só posso falar se uma pessoa é ética a partir da conduta que ela demonstra no dia a dia.
O valor da ética está naquilo que explica e não no que recomenda ou prescreve. O objeto de estudo da ética são os atos humanos conscientes e voluntários. A ética é a ciência da moralidade, a ciência do comportamento humano e estuda a natureza do que é considerado adequado e moralmente correto.
1.1 Ética, moral e sociedade
Na sociedade contemporânea, são frequentes as queixas sobre a falta de ética nas relações pessoais, nos meios de comunicação, no mundo da política, dos negócios, nos eventos esportivos, cultuais e religiosos.
Diferentes costumes, regras, normas, padrões, valores, moralidades convivem com a quase ou total ausência de ética.
A sociedade de consumo favorece o individualismo e limita as aspirações humanas: consumo cada vez maior; mais tempo para o lazer; maior segurança no emprego.
Vivemos num mundo que pede considerações sobre ética, colocando-a na ordem do dia.
A ética é como a água, a gente só lembra dela quando está com sede ou em tempos de seca. É como aquela goteira no telhado que só se mostra quando está chovendo. Tanto interesse pela ética, no mundo moderno, é sinal de sede de valores e secura de princípios.
1.2 Em busca de valores
A reflexão ética nos remete à necessidade de escolher e cultivar valores, sendo que a noção de valor é ponto central na reflexão ética.
A palavra “valor” vem do vocábulo latino vales, que significa o que tem peso. Nesse sentido, no momento em que você vai escolher, agir, decidir o que pesa são os seus valores!
4
Leitura Obrigatória
Com o enfraquecimento dos valores tradicionais e a dificuldade de encontrar e eleger novos, ficamos à mercê dos valores propagados pela sociedade capitalista moderna na promoção do individualismo e consumismo, fundada nas necessidades incessantes e artificialmente criadas.
A sociedade capitalista moderna define o dinheiro como ícone de felicidade.
••O dinheiro traz felicidade?
••O dinheiro lhe dá prazer?
••Dinheiro é coisa útil?
Sim, mas quanto? Para quê? De quanto dinheiro você precisa para ser feliz? Se a moral do mundo capitalista nos diz que é bom e necessário ter dinheiro, a ética nos pergunta: quanto e para quê?
A moral capitalista nos faz viver e morrer por aquilo que é um meio, um instrumento; a ética nos lembra dos princípios e dos fins.
Marilena Chauí diz que a nossa vontade, recebendo uma formação racional, ajuda-nos a escolher entre o bem e o mal, entre o vício e a virtude.Por sermos seres passionais, agimos e decidimos
...