Аnálise do filme a negociação
Resenha: Аnálise do filme a negociação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jack.andrew • 12/6/2013 • Resenha • 1.113 Palavras (5 Páginas) • 609 Visualizações
ANÁLISE DO FILME A NEGOCIAÇÃO
O filme A Negociação (The Negotiator) foi produzido no ano de 1998 pela produtora Warner Bros Pictures.
Na cidade de Chicago - EUA, Danny Roman (Samuel L. Jackson) é policial especialista em lidar com seqüestradores, quando os reféns correm risco de morte.
Pouco antes da morte de seu parceiro, o mesmo lhe conta que os dois milhões de dólares do fundo de pensão, que tinham sido desviados, e que tinha participação de agentes do próprio departamento do qual faziam parte. Roman se torna o principal suspeito do assassinato de seu parceiro devido a uma armação policial, e a situação se inverte, tornando ele o seqüestrador.
Para provar sua inocência Roman decide invadir a Direção dos Assuntos Internos e faz cinco reféns. A tensão aumenta a cada instante, com a polícia pronta para agir e a mídia exibindo cada detalhe da situação. O único capaz de lidar com Danny Roman é Chris Sabian (Kevin Spacey), um policial desconhecido de toda a equipe, também especialista em negociação.
Assim se tem início a negociação entre dois homens que conhecem todos os segredos de sua profissão, tanto em questões técnicas de conhecimento quanto de experiências.
Apesar de Roman conhecer todas as técnicas de invasão em casos de seqüestro, seu tempo é curto, pois precisa descobrir a verdade rapidamente para provar sua inocência, já que do lado de fora os envolvidos no esquema estão prontos para invadir o local.
1. Identificação dos perfis dos negociadores, estratégicos ou não.
Farley = negociador, que não possui estratégia, tentou contato com Roman porem sem sucesso, pois não apresentava domínio da situação, foi inseguro, não conseguiu usar o tempo ao seu favor. Deu poder ao seqüestrador na medida em que ele percebeu a sua insegurança e falta de preparo para lidar com o fato.
Danny Roman = tem perfil estratégico, é firme e, inicialmente, amistoso. É franco quando deixa claro o motivo que o fizera agir daquela forma. Como sabe os procedimentos para lidar com a situação, solicita uma terceira pessoa, um mediador, que não tem ligação com os fatos para poder proceder a negociação sem qualquer tipo de envolvimento. A imparcialidade e a confiança são fundamentais.
Chris Sabian= é um negociador estratégico cuja especialidade é convencer seqüestradores e terroristas a se entregarem depois de libertarem seus reféns. Possui boa comunicação, passou confiança a Roman, é ponderado, bom ouvinte, paciente. Alem de imparcial com relação aos fatos.
2. Identificação do conflito pano de fundo que está presente em todo ambiente da negociação e como esse influencia o decorrer da negociação.
O conflito pano de fundo que está presente em todo o ambiente da negociação o jogo entre agentes de um mesmo departamento sobre o desvio de 2 milhões de dólares do fundo de pensão da policia. Para que se desviasse a atenção dessa questão, foi bolado todo um aparato de acusação contra Roman sobre o assassinato de seu parceiro de trabalho.
Enquanto Roman estava decidido a provar sua inocência, pressionando Neimbaum, um dos reféns e chefe nos Assuntos Internos, para que declarasse seu envolvimento no desvio de dinheiro do fundo, os demais policiais estavam preocupados e focados em sua rendição, acusação e prisão pela morte de Nate.
Roman então foca em seu objetivo e com a ajuda da secretaria de Neimbaum, vasculha o computador da repartição e acha gravações relacionadas ao desvio. O que lhe faz acreditar e fortalecido para provar sua inocência.
3. Identificação de pontos de conflito que ocorrem durante a negociação de acordo com as movimentações das partes e como são administrados esses conflitos.
O primeiro conflito é quando Farley assume a negociação e não tem domínio da informação, do contexto, é inseguro e do mesmo departamento que Roman. Como não havia imparcialidade, Roman solicita a presença de uma terceira pessoa, um negociador imparcial, que não tivesse ligação com o departamento, para conduzir a negociação, visto que ele não confiava nos
...