Тeoria de Myra Levine
Artigo: Тeoria de Myra Levine. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Lineria • 19/9/2014 • Artigo • 725 Palavras (3 Páginas) • 504 Visualizações
Teoria de Myra Levine
O objetivo da presente investigação foi a identificação dos diagnósticos de enfermagem no período perioperatório do paciente cirúrgico ambulatorial. Como referencial teórico, selecionamos a teoria de Levine, na qual são propostos quatro princípios de conservação, a saber: conservação de energia, conservação da integridade estrutural, conservação da integridade pessoal e conservação da integridade social. Os dados foram coletados pela pesquisadora, no serviço de cirurgia ambulatorial de um hospital privado da cidade de Ribeirão Preto (São Paulo), nos meses de janeiro e fevereiro de 2001, utilizando um instrumento previamente validado. A amostra consistiu de trinta pacientes adultos submetidos a cirurgia de diferentes especialidades médicas, com anestesia regional ou geral. Após a coleta dos dados, procedemos a identificação dos diagnósticos de enfermagem, utilizando o processo de raciocínio diagnóstico descrito por Risner, e a construção das categorias diagnósticas teve como referência a taxonomia da NANDA e o estudo de Carpenito. No período perioperatório, foram identificados quinze diagnósticos e, neste estudo, analisamos aqueles que obtiveram uma freqüência igual ou maior que 50%, a saber: ansiedade, risco para infecção, risco para lesão por posicionamento perioperatório e dor.
Descritores: enfermagem perioperatória; diagnóstico de enfermagem; procedimentos cirúrgicos ambulatoriais
PROCEDIMENTO METODOLÓGICO
A presente investigação foi desenvolvida em um hospital da rede privada do município de Ribeirão Preto (São Paulo), no serviço de cirurgia ambulatorial.
O projeto de pesquisa foi avaliado e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Escola Enfermagem de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo.
A direção do hospital investigado foi consultada por oficio e esclarecida quanto ao objetivo do estudo. Os sujeitos participantes foram esclarecidos e consultados por meio do termo de consentimento por escrito. Garantimos o direito de desistirem da participação, assim como o completo anonimato.
Primeira fase: construção e validação do instrumento
A construção do instrumento teve como eixo norteador os quatro princípios de conservação propostos por Levine, além da literatura pesquisada e a experiência profissional da pesquisadora.
A validação aparente e de conteúdo do instrumento foi realizada por cinco especialistas, as quais analisaram o instrumento quanto à forma de apresentação, facilidade de compreensão e alcance do objetivo do estudo.
Um teste piloto foi realizado com cinco pacientes para verificarmos se o instrumento estava de acordo com as especificidades do paciente cirúrgico ambulatorial.
Segunda fase: coleta de dados
A coleta de dados foi desenvolvida pela pesquisadora, no serviço de cirurgia ambulatorial, utilizando o instrumento validado.
Para a seleção dos sujeitos participantes do estudo, foram determinados alguns critérios de inclusão, a saber: paciente adulto (21 a 60 anos); submetido a anestesia geral ou regional; procedimento cirúrgico de maior complexidade da escala cirúrgica,
...