TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório De Entrevista Realizada Com Alunos Do Ensino Médio

Por:   •  4/11/2023  •  Relatório de pesquisa  •  1.536 Palavras (7 Páginas)  •  28 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

UNIDADE ACADÊMICA DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA

CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS

RELATÓRIO DE ENTREVISTA REALIZADA

COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

CLAUDIA EDNA DE SOUZA

FRANCINILDA RAQUEL CARDOSO SILVA

SANDY KIEV PEDROSA OLIVEIRA

JAQUELINE ALVES LACERDA

ORIENTADOR: Prof.ª Janete

CAJAZEIRAS-PB

2010 (2010.1)

CLAUDIA EDNA DE SOUZA

FRANCINILDA RAQUEL CARDOSO SILVA

SANDY KIEV PEDROSA OLIVEIRA

JAQUELINE ALVES LACERDA

RELATÓRIO DE ENTREVISTA REALIZADA

COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

Relatório decorrente da entrevista realizada com alunos do ensino médio para a disciplina de Estrutura apresentado a Professora Janete, como parte das exigências para aprovação na referente disciplina, sob a orientação do Professor titular.

CAJAZEIRAS-PB

2010 (2010.1)

INTRODUÇÃO

Para fundamentarmos nossas observações, realizamos uma pesquisa com alguns alunos do ensino médio. Essa foi fundamentada através de uma entrevista que engloba duas partes.  A primeiras era composta por perguntas direcionadas a alunos que cursavam o 30  ano do ensino médio normal, sendo selecionado estudantes  de diferentes instituição da rede estadual de ensino (E.E.E.Fund. e M. Cristiano cartaxo, E.E.E.Fund. e M. Monsenhor Constantino Viera, E.E.E.FeM. Crispim Coelho e E.E.E.Fund. e M.  Manoel mangueira),.  A segunda parte da entrevista também composta por perguntas eram direcionadas a alunos do ensino médio técnico da rede de ensino federal (IFET-PB). Ambas as instituições são da cidade de Cajazeiras-PB.

        Nosso alvo era comprovar se cada curso aqui abordado prepara e supre as exigências necessárias para o objetivo final de cada um, e ainda avaliarmos a estrutura desses níveis de ensino, tanto na parte física das instituições como também na parte metodológica, dentro da abordagem do ensino hoje.

DESENVOLVIMENTO

  1. Análise dos alunos do 30 ano do Ensino Médio

A entrevista direcionada aos alunos do 30 ano do ensino médio englobavam questões simples sendo que a primeira questionava qual o adjetivo do educando ao cursar o ensino médio. O surpreendente é que 100 responderam que buscavam a aprovação no vestibular para poderem exercer uma boa profissão: “Obter mais conhecimento e bons resultados no vestibular” (aluno da escola Manoel Mangueira), “Aperfeiçoamento, aprendizagem e que eu possa passar no vestibular e ter um futuro brilhante” (aluna da escola Crispim Coelho). O objetivo de um curso superior, relatado aqui pelos educandos é apenas o inicio de um processo onde os jovens hoje estão buscando a sua realização profissional e acima de tudo valorizado a busca pelo conhecimento.[pic 1]

        Na segunda pergunta pedimos que eles avaliassem a metodologia usada pelos seus educadores na abordagem do conteúdo e como era de se esperar pela variedade de instituições 25% avaliam a metodologia como boa, “A metodologia satisfatória” (aluno da escola Manoel Mangueira). Os outros 75% consideram a metodologia de seus educados Regular, “considero bons educadores, só acho que eles poderiam fazer aulas diferentes, procurar outras formas de mostrar os conteúdos”. (alunos do Constantino Viera), “De algum modo eles são bons professores para alguns, se precisarem de orientação no sentido de educação” (aluno do Crispim Coelho). Para a grande maioria dos alunos seus professores possuem o saber suficiente, ou seja, são bons, mas o problema é justamente a metodologia  pela qual eles trabalham o conteúdo em sala, utilizam-se de métodos tradicionais de forma  rotineira e desestimulante.

        Se a metodologia dos educadores para a maioria dos educandos é regular então será que o processo de avaliação de aprendizagem coincide com o conteúdo abordado em sala de aula? Foi essa a nossa terceira pergunta e 25% relataram que na maioria das vezes sim, logo, sobre esse resultado, nada dá pra afirmar, outros 75% disseram que sim, sempre é cobrado o conteúdo abordado em sala de aula.

        Como o objetivo de todos os entrevistados ao cursar o 30 ano do ensino médio é a aprovação no vestibular questionamos a eles se estavam preparados para a avaliação, 12,5% relataram que não sabiam, “Mais ou menos, pois alguns conteúdos cobrados no vestibular não são vistos na escola” (Aluna do Constantino Viera), os 87,5% responderam que sim, só que quando pedimos para que justificasse ,obtivemos resposta não esperadas, “Sim, pelo resultados das minhas avaliações” (aluno do Cristiano Cartaxo), devemos repensar está afirmação, já que geralmente o nível das avaliações dentro da escola pode não coincidir com o nível da prova do vestibular. “Sim, mas em língua estrangeira precisaria de um pouco mais de aperfeiçoamento” (aluna do Crispim Coelho), se a disciplina língua estrangeira não supri as necessidades da eduncanda, ela também não está preparada para o vestibular.

        Enfim o papel da escola não é só proporcionar conhecimentos, mas sim formar cidadãos conhecedores de seus direitos e deveres, sobre essa afirmação foi a nossa ultima pergunta. Onde foi indagado aos entrevistados  quais contribuições o seu curso oferece para lhe tornar um cidadão? As respostas não foram claras, apesar de que todos colocarem que sim, sua instituição e seu curso, além do vestibular também o preparam para tornar-se um bom cidadão, mas não souberam explicar de que forma esse processo acontece.

  1. Análise dos alunos do Ensino Médio Técnico

A entrevista direcionada aos alunos do ensino técnico foi mais objetiva, já que a realização de um curso profissionalizante prepara o educando para o mercado de trabalho. A nossa primeira pergunta foi com relação à escolha do curso, quais os motivos que o levou a optar pelo o curso técnico que está cursando? 37,5% responderam que haviam escolhido o curso por vocação, o que é preocupante porque 62,5% dos entrevistados fazem um curso que não se identifica, desse total 37,5% disseram que o motivo da escolha era o mercado de trabalho amplo e 25% apontaram a escolha do curso por uma questão financeira, tendo como único e principal objetivo bons salários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (91.3 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com