TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumão Curso Medição de Espessura

Por:   •  22/2/2023  •  Trabalho acadêmico  •  2.891 Palavras (12 Páginas)  •  49 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

“RESUMÃO CURSO MEDIÇÃO DE ESPESSURA” ONDA

É uma perturbação que se propaga em um meio. A perturbação é chamada de pulso e o movimento do pulso constitui a onda.

NATUREZA DA ONDA

Pode ser mecânica ou então eletromagnética. As mecânicas precisam de um meio material par se propagar (sólido, líquido e gasoso). Não se propagam no vácuo. Ex.: onda sonora, onda na superfície de um lago, ondas em uma corda, etc. As eletromagnéticas (cargas elétricas oscilantes) se propagam no vácuo e na matéria. Ex.: luz, ondas de rádio, raios x, etc.

ELEMENTOS DE UMA ONDA

Crista – são os pontos mais altos de uma onda.

Vale – são os pontos mais baixos de uma onda.

Comprimento de uma onda (λ) - é igual à distância entre duas cristas ou dois vales consecutivos.

Frequência de uma onda – é o número de ondas que passam por segundo por determinado ponto. É medida em Hertz (Hz, que é igual a ciclo/s). 1Hz = 1 ciclo/s, 1.000 Hz (ou 1kHz) =

1.000 ciclos/s (ou 1 quilociclos/s) e 1000.000 Hz (ou 1MHz) = 1000.000 ciclos/s (ou 1mega ciclo/s).

V = λ . f Variações: λ = V/f  f = V/λ

V – Velocidade do som no meio.

λ- Comprimento da onda.

f – frequência.

“a frequência é inversamente proporcional ao comprimento de onda, se uma aumenta a outra diminui”

“a velocidade de uma onda é constante no mesmo material e não depende da frequência: depende do tipo de material (sólido, líquido e gás) e do tipo onda (se é transversal, longitudinal, etc.)

FAIXAS DE FREQUÊNCIA ACÚSTICA

Faixa onde o som é escutado por nós – de 20Hz a 20kHz (ou 20 ciclos/s a 20 quilociclos/s ou 20 ciclos/s a 20.000ciclos/s). Abaixo de 20Hz, infrassom e acima de 20kHz, ultrassom. Acima de 0,5MHz o som não se propaga no ar. Faixa utilizada nos equipamentos de ultrassom-1 a 25 MHz. (Frequências baixas para inspecionar fundidos e a de 25MHz para a técnica da transparência).

TIPOS DE ONDA

Longitudinal ou compressão – as partículas do meio vibram na mesma direção de propagação da onda (ou paralelas), criando zonas de compressão e zonas de diluição. Se propagam nos sólidos, líquidos e gases.

Transversal ou cizalhante – as partículas do meio vibram na direção perpendicular (ou normal) ao de propagação da onda. Só se propagam nos sólidos.

Ondas de Rayleigh ou superficiais – se propagam na superfície dos sólidos. 10% mais lenta que as transversais. Profundidade de penetração não maior que seu comprimento de onda.

Ondas de Lamb – são ondas superficiais que se propagam com comprimento de onda próximo a espessura da chapa ensaiada. Inspeciona toda a espessura do material (chapas finas).

VELOCIDADE DE PROPAGAÇÃO DOS TIPOS DE ONDAS

“A velocidade da onda longitudinal é sempre superior à velocidade da onda transversal, em qualquer material” (quase duas vezes mais rápida). As ondas superficiais são aproximadamente 10% mais lentas que as ondas transversais.

Veloc. Longitudinal > Veloc. transversal > Veloc. Superficiais Onda de menor comprimento: onda superficial

IMPEDÂNCIA ACÚSTICA

“exprime a quantidade de energia sônica que se reflete e se transmite para o meio. Todo material tem sua impedância acústica própria”. Caso as impedâncias acústicas sejam similares, não haverá reflexão. Quanto maior a diferença entre elas, maior será a reflexão.

Ζ- é a impedância acústica.

ρ - é a densidade do meio.

v – a velocidade do som no meio.


Ζ = ρ . v

INTERFACE

“superfície de separação entre dois meios de propriedades diferentes (impedância acústica diferente)”

INCIDÊNCIA PERPENDICULAR E OBLÍQUA EM INTERFACE PLANA

“uma onda sônica ao incidir em uma interface que separa dois meios, podem ocorrer três fenômenos: reflexão (a onda bate e volta para o mesmo meio), refração (a onda passa pela interface e se propaga no novo meio) e conversão de modo (a onda reflete ou refrata mudando o tipo de onda-longitudinal para transversal).

Quando uma onda sônica incide em uma interface formando um ângulo oblíquo com a normal, podemos ter duas situações: ou a onda é transmitida (refratada) ou é refletida, formando com a normal um ângulo de incidência que vai ser igual ao ângulo de reflexão (porque a velocidade do som é a mesma no mesmo material) e se passa, forma o ângulo de refração. Os ângulos dependem da velocidade da onda sônica em cada meio. Velocidade maior, maior ângulo.

LEI DE SNELL

“ serve para calcular relações angulares, quando uma onda incide oblíqua em uma interface”

SENα1  =  V1        

Lei de Snell[pic 2]


SENα2        V2

ATENUAÇÃO SÔNICA

É a perda da energia sônica durante a passagem do som em um material. É ocasionada pela dispersão (reflexões que ocorrem no material devido às heterogeneidades que criam interfaces) e pela absorção (transformação da energia sônica em calor – quanto maior a frequência, menor a penetração e quanto menor a frequência, maior penetração). Maior atenuação maior frequência menor penetração, menor atenuação menor frequência maior penetração.

  • atenuação FUNDIDO, DEPOIS LAMINADO E DEPOIS FORJADO

TRANSDUTOR OU CABEÇOTE

“dispositivo que transforma uma forma de energia em outra”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)   pdf (353.5 Kb)   docx (372.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com