TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Velha Ordem mudou (Revolução Francesa)

Por:   •  20/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  942 Palavras (4 Páginas)  •  1.044 Visualizações

Página 1 de 4

5- O texto: A velha ordem mudou e o documentário “A revolução Francesa” mostram o momento principal de superação do feudalismo e implantação da sociedade burguesa. O principal personagem é o terceiro estado. Quem compunha o terceiro estado e que papel histórico teve?

O chamado terceiro estado, era composto por cerca de 95% da população francesa, constituída por burgueses, camponeses, artesãos entre outros, entre eles existiam uma enorme diferença econômica, os burgueses quem representavam a menor parcela do terceiro estado, com cerca de 250 mil habitantes, se encontravam em melhores condições financeira. Em contrapartida os camponeses, eram praticamente a totalidade do terceiro estado, totalizando 22 milhões de habitantes, viviam em uma situação muito caótica, embora já não se encontravam em estado de servidão total, eram dilacerados pela grande quantidade de imposto que lhe eram cobrados sendo pelo estado ou clero destinado apenas em sustentar e perpetuar os privilégios e o luxo do palácio de Versalhes e aqueles que o habitavam.                                                                                               O total de imposto pago pelos camponeses totalizavam 80% do total de seus lucros, em que passavam a sustentar suas terras e famílias com apenas 20% restantes.

O terceiro estado, constituiu um importantíssimo papel histórico, coube a eles, o papel de dissolver os regulamentos, restrições e obstáculos imposta pela sociedade feudal, em seu estágio decadente e “corrupta”.                                                                                                                         Essa mudança foi realizado, por meio de uma revolução, “a revolução Francesa”, sendo conduzida principalmente pelos burgueses, em que foram os grandes beneficiados nesse processo, enriqueceram-se e se fortaleceram-se, controlando o poder político e traindo a parcela mais pobre.

6- A revolução Francesa tem uma primeira etapa de formação de uma monarquia constitucional, regida pela declaração dos direitos do homem e do cidadão. Posteriormente, Napoleão restaura a monarquia; conquista a Europa e institui o Código Napoleônico. Eles são a base da nova ordem jurídica burguesa. Aponte algumas características desses dois instrumentos jurídicos. Porque este período e chamado por Jose Paulo Neto de “A crise da Economia Política Clássica?

A revolução francesa, teve como principais características derrubar as restrições feudais, limitar o poder do clero e estabelecer o livre comercio. Liderados pela burguesia foi criado o direito do homem e do cidadão, que tinha como objetivo reivindicar a condição de cidadão aos Franceses, criando uma nova constituição Francesa, prevendo a igualdade de todos perante a lei, voto censitário, confisca mento das terras eclesiásticas, fim do dizimo e da constituição do clero, estabelecendo uma nova forma de governo, a monarquia constitucional.                                                                            

O código napoleônico, foi criado pela burguesia, para atender seus próprios interesses, redigidos por cerca de dois mil códigos, em quais apenas sete eram voltado ao trabalho, alguns de seus principais aspectos eram:  Proteger a propriedade burguesa, sindicatos e greves são proibidas, porem associações de empregadores permitidas, é levedado em conta o depoimento do patrão e não do empregado, foi estabelecido de forma definitiva o direito de livre comercio, sem as restrições e regulamentos imposto anteriormente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (84.3 Kb)   docx (144.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com