A Atividade Citoesqueleto e Transporte Celular
Por: Alaene Rayane • 22/12/2021 • Trabalho acadêmico • 967 Palavras (4 Páginas) • 227 Visualizações
Atividade- Citoesqueleto e transporte celular
Nome: Alaene Rayane Menezes Cota Turma: Z18
1- O citoesqueleto apresenta inúmeras funções dentro da célula, dentre elas destacam-se: a manutenção da forma da célula, suporte mecânico, manipulação da membrana, movimento da célula (movimento ameboide), formação de cílios e flagelos, formação do fuso mitótico, movimento de organelas e vesículas no interior da célula.
2- O citoesqueleto é formado por microtúbulos, filamentos de actina e filamentos intermediários.
3- Os filamentos intermediários são um sistema de estruturas filamentosas, são formados por diferentes tipos de proteínas, como a queratina e a desmina.
4- Citoqueratinas, vimentina, desmina, proteína glial fibrilar ácida, neurofilamentos.
5- Realizam a manutenção da forma da célula, formação da lâmina nuclear (revestem a membrana nuclear internamente e ancoram cromossomos e poros nucleares) e ancoragem de diversas organelas no citoplasma da célula.
6- São encontrados no citoplasma e núcleo de células eucarióticas.
7- São fibras sólidas formadas por duas fitas intercruzadas de moléculas de actina. São compostos principalmente por polímeros de actina.
8- Realizam a manutenção, bem como a alteração da forma da célula, movimentação da célula (movimento ameboide) e, no citoplasma (células vegetais), contração e divisão celular.
9- São encontrados no citoplasma de células eucarióticas
10- Os microtúbulos são estruturas dinâmicas, estando em constante montagem e desmontagem de sua estrutura. São constituídos por moléculas da proteína α e β tubulina e formam tubos longos e ocos.
11- Tem como funções a manutenção da célula, formação do fuso mitótico, formação e movimentação de cílios e flagelos e o movimento das organelas celulares e dos cromossomos durante o processo de mitose.
12- São encontrados no citoplasma e em prolongamentos celulares, como cílios e flagelos.
13- São estruturas citoplasmáticas, constituídos de proteínas motoras (dineínas) formando um conjunto de microtúbulos.
14- São encontrados anexados na membrana celular.
15- A função dos cílios e flagelos pode ser relacionada à locomoção e a remoção de impurezas. Em multicelulares os movimentos dos flagelos podem criar correntezas trazendo o alimento para seres como esponjas.
16- Os cílios e flagelos são formados por uma haste constituída por nove pares de microtúbulos periféricos e um par central, envolvidos por uma projeção da membrana plasmática. Na base dessa haste, encontra-se o corpo basal, formado por nove túbulos triplos, semelhante ao centríolo.
17- Os dois podem ser encontrados tanto em organismos unicelulares, como protozoários, quanto em células de organismos multicelulares. A diferença é que os cílios são estruturas mais curtas e numerosas e apresentam um movimento do tipo vaivém, já os flagelos são estruturas longas, encontradas em pequeno número e com movimento do tipo ondulatório.
18- Os centríolos são pequenas estruturas cilíndricas que estão presentes nas células eucarióticas. Os corpúsculos basais são a terceira porção do flagelo que liga o flagelo à parede celular e à membrana plasmática.
19- São encontrados embutidos no centro dos centrossomos das células animais.
20- Eles auxiliam na divisão celular (mitose e meiose). Possuem, portanto, a capacidade de duplicação durante o ciclo da divisão celular, organizando o fuso acromático. Além disso, eles auxiliam na formação dos cílios e dos flagelos.
21- São constituídos de proteínas, apresentam estruturas cilíndricas, com nove grupos de três microtúbulos, fundidos em tripletes, formando a parede do centríolo e cada triplete se inclina para dentro como as lâminas de uma turbina.
22- A estrutura do corpúsculo basal é exatamente igual à do centríolo. A diferença entre eles é que o corpúsculos basais é o local de origem de cílios e flagelos na célula, já centríolos (em par) estão presentes no centrossomo (centro organizador de microtúbulos) e ambos possuem nove trios de microtúbulos periféri cos, todos estáveis.
...