TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Biodiversidade do Meu Território Fundamentos da Biologia

Por:   •  27/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.256 Palavras (10 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 10

     

Biodiversidade do meu território

Fundamentos da Biologia                                                                                       Acadêmica: Pamela Fátima Firmo Fracaro

O termo biodiversidade refere-se à diversidade de espécies que temos em toda a biosfera. Segundo site: O que é biodiversidade? | WWF Brasil, o termo biodiversidade, ou diversidade biológica, descreve a riqueza e a variedade do mundo natural, as plantas, os animais, os microrganismos que fornecem alimentos, remédios e boa parte da matéria-prima industrial consumida pelo ser humano. A Biodiversidade pode ser considerada em dois níveis diferentes, a diversidade biológica e a diversidade genética. A diversidade biológica está presente em todo lugar: no meio dos desertos, nas tundras congeladas ou nas fontes de água sulfurosas. A diversidade genética possibilita a adaptação da vida nos mais diversos pontos do planeta. [pic 1]

https://jornal.usp.br/ciencias/ciencias-ambientais/brasil-desperdica-o-potencial-de-sua-biodiversidade-um-ativo-unico-e-inigualavel/

O ar que respiramos, os alimentos que ingerimos, a energia que usamos e os materiais de que precisamos para todos os fins, são todos frutos da biodiversidade. Sem as plantas, por exemplo, não teríamos oxigênio, sem as abelhas e outros insetos, não teríamos colheitas, não teríamos comida, sem os fungos, não teríamos a decomposição e reciclagem das matérias. 

Mas devido à ação humana este equilíbrio biológico está em grave risco. De acordo com a ONU, cerca de 25% de todas as espécies animais e vegetais do mundo estão ameaçadas de extinção. A poluição, o uso excessivo dos recursos naturais, a expansão da fronteira agrícola em detrimento dos habitats naturais, a expansão urbana e industrial, tudo isso está levando muitas espécies vegetais e animais à extinção. A cada ano, aproximadamente 17 milhões de hectares de floresta tropical são desmatados. A sociedade moderna, particularmente os países ricos, desperdiçam grande quantidade de recursos naturais. 

A Biodiversidade do meu território

Segundo o Programa Reflora, em Santa Catarina foram registradas cerca de 5.600 espécies vegetais; há ainda 600 espécies de aves, cerca de 150 espécies de mamíferos, 140 denominações sistemáticas de anfíbios e aproximadamente 1.150 designações taxonômicas de espécies de borboletas e mariposas. O Estado de Santa Catarina é uma das partes de um grande conjunto que faz do Brasil o país com a maior biodiversidade de flora e fauna do planeta. De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, são mais de 103.870 espécies animais e 43.020 espécies vegetais conhecidas pela ciência.

 O efeito da ação humana ameaça a biodiversidade.

Diante de tantas ameaças ao planeta, são visivelmente conhecidas as ações humanas irresponsáveis ​​na preservação de um dos elementos mais raros para a vida, a água. A natureza está se rebelando e já começamos a sentir o peso da nossa culpa. Estamos diante de uma tragédia ecológica, pois já estamos vendo a seca de nossos rios, que eram uma bela paisagem há alguns anos, e hoje são imagens aterrorizantes da seca. As consequências dessas ações podem ser irreversíveis, afetando milhões de pessoas; o meio ambiente está pedindo socorro. É triste ver as águas irem embora, a floresta e os animais lutando pela sobrevivência,

e infelizmente, o ser humano não pensa no amanhã, está maltratando à natureza, e com isso, continuará a ter graves consequências para o mundo. Podemos observar, que na verdade, a biodiversidade pode ter consequências terríveis; como um futuro incerto da vida em geral. Portanto, é dever de todos nós, pensar sobre a importância de preservar a natureza e cuidar de todas as formas de vida em nosso planeta.[pic 2]

https://www.radioclubedecanoinhas.com.br/captacao-de-agua-do-rio-canoinhas-normaliza-abastecimento-em-monte-castelo/


http://omisteriodaluz.com/os-impactos-da-acao-humana-a-seca-dos-rios-e-a-ameca-a-biodiversidade/[pic 3]

O que são Biomas

Os Biomas são regiões heterogêneas onde se integram diversos fatores, sendo os principais a vegetação, os climas e os solos. Os Biomas, na escala global, são a maior comunidade terrestre ou unidade ecossistêmica existente. São identificados como a comunidade madura ou associação de espécies dominantes numa determinada condição climática vigente.

Os Biomas do Território Brasileiro        

O território brasileiro, com cerca de 8,5 milhões de quilômetros quadrados, possui uma grande variedade de características naturais (solo, relevo, vegetação e fauna), que interagem entre si formando uma composição natural única. Entre as principais características naturais que mais apresentam variação, estão os biomas, conjuntos de ecossistemas com características semelhantes dispostos em uma mesma região e que historicamente foram influenciados pelos mesmos processos de formação.

[pic 4]

De acordo com o IBGE, o país possui seis grandes biomas, que, juntos, possuem uma das maiores biodiversidades do planeta. São eles:

Amazônia: A Floresta Equatorial brasileira ocupa cerca da metade do território do Brasil e está concentrada nas regiões Norte e em parte da região Centro-Oeste. Esse bioma é muito influenciado pelo clima equatorial, que se caracteriza pela baixa amplitude térmica e grande umidade, proveniente da evapotranspiração dos rios e das árvores. A sua flora é constituída por uma vegetação florestal muito rica e densa e apresenta espécies de diferentes tamanhos, algumas podem alcançar até 50 metros de altura, com folhas largas e grandes, que não caem no outono. A fauna também é muito diversificada, composta por insetos, que estão presentes em todos os estratos da floresta, uma infinidade de espécies de aves, macacos, jabutis, antas, pacas, onças e outros.

Cerrado: O Cerrado, ou a Savana brasileira, estende-se por grande parte da região Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste do país. É um bioma característico do clima tropical continental, que, em razão da ocorrência de duas estações bem definidas, uma úmida e outra seca, possui uma vegetação com árvores e arbustos de pequeno porte, troncos retorcidos, casca grossa e, geralmente, caducifólia. A fauna da região é bastante rica, constituída por capivaras, lobos-guarás, tamanduás, antas, seriemas.

Mata Atlântica: O exemplar de Floresta Tropical do Brasil praticamente já desapareceu, pois, como estava localizada na faixa litorânea do país, grande parte de sua vegetação original foi devastada para ceder lugar à intensa ocupação do litoral. Originalmente, essa vegetação encontra-se localizada em uma extensa área do litoral brasileiro, que se estendia do Piauí ao Rio Grande do Sul, e era constituída por uma vegetação florestal densa, com praticamente as mesmas características da Floresta Amazônica: com diversos tamanhos, latifoliada (folhas largas e grandes) e perene (folhas que não caem). A fauna dessa região já foi praticamente extinta e era constituída por micos-leões, lontra, onça-pintada, tatu-canastra, arara-azul e outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)   pdf (433.4 Kb)   docx (866.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com