A Pandemia da Doença de Coronavírus 2019 (COVID-19)
Por: Mariana Belz Schmidt • 3/5/2021 • Trabalho acadêmico • 2.276 Palavras (10 Páginas) • 179 Visualizações
FACULDADE MULTIVIX
Mariana Belz Schmidt (1-1614026)
Priscila Maria Dutra Lanes (1-1614948)
Rayanne Brito dos Anjos (1-1412155)
Samuel Emery Almança De Carvalho Araújo (1-1911311)
Thayná do Nascimento Ramos (1-1911113)
A pandemia da doença de coronavírus 2019 (COVID-19)
Vitória – ES
2021
Mariana Belz Schmidt (1-1614026)
Priscila Maria Dutra Lanes (1-1614948)
Rayanne Brito dos Anjos (1-1412155)
Samuel Emery Almança De Carvalho Araújo (1-1911311)
Thayná do Nascimento Ramos (1-1911113)
A pandemia da doença de coronavírus (COVID-19)
Trabalho apresentado ao curso de Biomedicina, da Faculdade Multivix, como requisito para obtenção de nota em Patologia Geral.
Orientador: Prof. Pedro Sousa de Almeida Junior.
Vitória – ES
2021
A pandemia da doença de coronavírus (COVID-19)
Mariana Belz Schmidt [1]
Priscila Maria Dutra Lanes[2]
Rayanne Brito dos Anjos [3]
Samuel Emery Almança De Carvalho Araújo [4]
Thayná do Nascimento Ramos [5]
RESUMO
A presente pesquisa trata-se de um estudo sobre a COVID-19, surgiu na China, em dezembro de 2019, causou um surto global e é um grande problema de saúde pública. Em 30 de janeiro de 2020, a Organização Mundial de Saúde declarou que este surto constituiu uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional. A doença causada pela nova cepa, (Sars-CoV-2) da Síndrome Respiratória Aguda Grave foi identificada como uma doença que afeta o sistema respiratório humano, contagiosa e que se espalha rapidamente por meio de partículas de gotículas, infectou milhões de indivíduos em todo o mundo com sintomas semelhantes aos da gripe, causando a pandemia. A pesquisa foi aplicada através de artigos científicos sobre COVID-19 (Sars-CoV-2) o estado atual dos conhecimentos sobre os processos da inflamação aguda na doença e após a cura, os processos para reparo tecidual ressaltando quais células e mediadores são contribuintes em cada etapa.
Palavras-chave: Covid-19; Saúde; Sars-CoV-2; Doença;
SUMÁRIO
A pandemia da doença de coronavírus (COVID-19) 3
RESUMO 3
INTRODUÇÃO 4
PATOGENIA DA COVID-19 5
1.1 Início Do Processo De Inflamação Aguda 5
1.1.1 Processo Anti-Inflamatório 5
1.1.2 Estágios da COVID-19 6
1.1.3 Mediadores Inflamatórios 7
1.2 Processo De Reparo Tecidual 8
CONSIDERAÇÕES FINAIS 9
REFERÊNCIAS 10
INTRODUÇÃO
Doenças respiratórias são uma das principais causas de morbimortalidade para os seres humanos, e a maioria dessas infecções é causada por vírus. E entre os vários vírus respiratórios, destaca-se o coronavírus (CoVs), pois é de grande importância patogênica aos humanos e a outros animais. Geralmente o coronavírus atinge o trato respiratório superior, onde está principalmente associado a sintomas de resfriados comuns. No entanto, por serem patógenos oportunistas, também podem afetar o trato respiratório inferior em populações mais vulneráveis, como recém-nascidos, lactentes, idosos e indivíduos imunocomprometidos, causando pneumonia, exacerbações da asma, síndrome do desconforto respiratório agudo (SDRA), inclusive síndrome respiratória aguda grave (SARS/SRAG) e síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS).
Embora muitos avanços científicos tenham sido alcançados nos últimos meses, o conhecimento sobre como o agente etiológico SARS-CoV-2 interage com o sistema imunológico do hospedeiro, regulando a patogênese e o resultado da doença, ainda não está totalmente esclarecido. A pandemia está crescendo rapidamente.
Pesquisamos artigos científicos, livros e outras bases associadas sobre o COVID-19 para resumir a epidemiologia, patogênese, características clínicas, diagnóstico e tratamentos por SARS-CoV-2.
PATOGENIA DA COVID-19
- Início Do Processo De Inflamação Aguda
- Processo Anti-Inflamatório
Atualmente, uma das maiores dificuldades que os cientistas estão enfrentando é, o que é exatamente um patógeno parasitário. E por serem seres acelulares, eles são considerados vivos ou não? Essa incógnita perdura na mente dos pesquisadores igual uma “pulga atrás da orelha”, e o fato dessa pergunta ser um dos mistérios da ciência, desenvolver tratamentos curativos torna-se ainda mais difícil. Um de nossos métodos de tratamento seria a vacina, que por suaves apresenta 100% de eficácia na maioria das vezes.
As células de autodefesa interagem com o vírus da COVID-19 quando nós nos infectamos com qualquer agente parasitário, e nosso corpo libera os interferons, os interferons são proteínas produzida pelo sistema imunológico. Essas proteínas também, são capazes de produzir, de recrutar células imunológica, para “lutar” contra elas e impedi-las que se multipliquem nas outras células não infectadas. A Covid-19 ganha acesso às células pois se agarra a uma proteína receptor ACE2, muito presente nos pulmões e intestino, por isso a falta de ar constante e a diarreia, em alguns casos clínicos.
...