A QUÍMICA FARMACÊUTICA
Por: Júnio Valadares • 3/9/2018 • Relatório de pesquisa • 430 Palavras (2 Páginas) • 353 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA
PRÓ-REITORIA ACADÊMICA
DIREÇÃO GERAL DE CAMPUS
DIREÇÃO ACADÊMICA
CURSO DE FARMÁCIA
VT DE QUÍMICA FARMACÊUTICA
PROF: ROBERTA FUSCO
ALUNA :ELIZANGELA NEVES DE OLIVEIRA 600461867
NITEROÍ
2018
VT de QFI
Roberta Fusco
- Coloque os derivados abaixo em ordem crescente de acidez, justifique:
[pic 2]
R: IV , III , II , I , O IV é o menos ácido, pois o halogênio ( F ) esta mais distante do grupo funcional que o I e o III , pois quando o halogênio está mais próximo do grupo funcional, desestabiliza o OH liberando H+ o tornando mais ácido. O II é o mais ácido de todos, pois o halogênio ( Cl ) é mais ácido, devido ser maior (tamanho) do que o flúor e se rompe com maior facilidade do hidrogênio, liberando mais H+ o tornando mais ácido.
- Diga quais são as interações intermoleculares entre:
- NH3 _ Ligação de hidrogênio
- HCl _ Dipolo-Dipolo
- CCl4 _ Força de Van Der Waals
- Na+ e HBr _ Ion – Dipolo
- Defina fármacos estruturalmente específicos e estruturalmente inespecíficos.
R: FÁRMACOS ESTRUTURALMENTE ESPECÍFICOS: onde o fármaco atinge o seu alvo como ¨chave e fechadura¨, eles tem especificidade estrutural.
FÁRMACOS ESTRUTURALMENTE INESPECÍFICOS: quando o fármaco atinge o seu alvo fisíco-quimicamente, eles não tem especificidade estrutural,ex: anestésicos gerais.
- Suponhamos que você quisesse aumentar a solubilidade do paracetamol, mostrado abaixo, o que você proporia?
[pic 3]
R: Diminuir o número de carbonos , favorecendo assim a polarização, propondo uma nova rota sintética que leve a isso. Podemos também colocar halogênios , onde os mesmos ligados ao carbono evitam porções polares , aumentando assim a hidrossolubilidade.
- Qual seria a reação de biotransformação descrita abaixo?
[pic 4]
R: Reação de fase I - Reação de oxidação
INTRODUÇÃO
A QUÍMICA FARMACÊUTICA É UMA PARTE DA QUÍMICA MEDICINAL, QUE COMPORTA A INVENÇÃO, DESCOBERTA, O PLANEJAMENTO, IDENTIFICAÇÃO E PREPARAÇÃO DE SUBSTÂNCIAS BIOLOGICAMENTE ATIVAS, A INTERPRETAÇÃO DE SEU MODO DE AÇÃO A NÍVEL MOLECULAR, ESTUDO DE SEU METABOLISMO, O ESTABELECIMENTO DAS RELAÇÕES ESTRUTURA-ATIVIDADE, INTERPRETAÇÃO DO MECANISMO DE AÇÃO A NÍVEL MOLECULAR E A CONSTRUÇÃO DAS RELAÇÕES ENTRE A ESTRUTURA QUÍMICA E A ATIVIDADE FARMACOLÓGICA.
...