A RECICLAGEM DO LIXO
Por: Luciene1025 • 21/9/2021 • Trabalho acadêmico • 1.802 Palavras (8 Páginas) • 192 Visualizações
RECICLAGEM DO LIXO
Tairiny Sousa Dos Santos
Prof. ª Maria Kassia Carneiro De Freitas
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Licenciatura em Ciências Biológicas (Bid 03-99) – Estágio I
dd/mm/aa
RESUMO
Cada vez mais as pessoas ficam estimuladas a contribuir para a preservação ambiental, mas muitas vezes não sabem exatamente o que fazer. Um dos primeiros passos é uma coisa simples: a reciclagem.
Temos que pensar no futuro, não nosso, mais de nossos filhos e netos. Se continuarmos demandando tantos recursos, eles em pouco tempo ficarão escassos, e nossos filhos não saberão como é viver num mundo sem devastação ambiental. Não irão conhecer várias espécies da nossa fauna e flora, pois eles estarão extintos. A questão principal é mobilizar o maior número de pessoas para um consumo consciente e a reciclagem. O presente trabalho tem como foco: A importância da reciclagem do lixo. O tema é fundamental para que a sociedade caminhe para uma educação democrática e conscientizadora. Portanto, o objetivo deste estudo dar – se a através da conscientização das pessoas para a construção de uma sociedade sem lixo e dando ênfase a importância da reciclagem no meio ambiente.
Palavras-chave: Reciclagem. Sustentabilidade. Preservação.
1 INTRODUÇÃO
Cada vez mais se vivencia tragédias no meio ambiente, em função da má distribuição e do excesso de lixo jogado na natureza. Este problema está prejudicando a sobrevivência dos seres vivos no planeta, sendo assim, existem medidas que podem ser tomadas, uma delas é a reciclagem.
Enquanto a natureza se mostra eficiente em reaproveitamento e reciclagem, os homens são eficientes em produção de lixo. Os ciclos naturais de decomposição e reciclagem da matéria podem reaproveitar o lixo humano.
"A imagem da Terra vista pelos astronautas teve a virtude de nos incutir a consciência de que, longe de habitar um espaço infinito, habitamos uma espécie de nave espacial isolada, dentro de uma cápsula de recursos constantes, que consumimos, e que somente não esgotamos porque reciclamos. Este conceito da necessidade de reciclagem - de nada perder, de nada destruir, de tudo usar de novo - desta cápsula de recursos constantes acordou-nos para a ameaça da poluição, que interrompe o processo de reciclagem pela inutilização do recurso ou pelo envenenamento." (Silva, 1975:1).
O incontrolável crescimento populacional verificado nos últimos séculos pode ser considerado uma das principais causas para o acúmulo de Lixo no meio ambiente (DREW, 1998). Desta forma um dos grandes desafios para os governantes é saber como garantir a qualidade de vida de seus moradores. Muitas cidades não estão preparadas para receberem a grande quantidade de Lixo que vai para o lixão, e que consequentemente causa um enorme impacto ambiental.
No Brasil, cada pessoa produz cerca de um quilo de Lixo por dia e são descartados, diariamente, mais de 125 mil toneladas de restos de comida, embalagens e outros resíduos (COLAVITTI, 2003). O Lixo pode ser a causa de doenças como diarreias infecciosas, amebíase e parasitoses.
Hoje em dia o conhecimento sobre a reciclagem tornou-se mais importante e uma ampla conscientização da sociedade para a redução dos impactos ambientais causados pelo ser humano, visando o desenvolvimento sustentável do planeta. Apesar disso, a aplicação da reciclagem no Brasil ainda esta longe de ser tão abrangente quanto seria o ideal. Isso ocorre, principalmente, devido a pouca divulgação das iniciativas de incentivo ao reaproveitamento de resíduos, e dos projetos desenvolvidos com enfoque sobre esse tema; além do aspecto cultural já que, o pensamento socioambiental está pouco presente no dia a dia e na educação do povo brasileiro.
Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo geral analisar a importância da reciclagem para a sustentabilidade do planeta.
2 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
2.1 CONCEITO DE RECICLAGEM
Diante dos impactos causados ao meio ambiente pela ação do ser humano, e da noção da finitude dos recursos naturais, a reciclagem foi uma das alternativas encontradas na busca por um equilíbrio entre captação, produção e consumo. Tem o objetivo de harmonizar a relação entre homem e natureza através da utilização consciente e sustentável dos recursos, e do reaproveitamento dos resíduos gerados.
O conceito de reciclagem consiste em realocar no processo produtivo, bens descartados por não possuírem mais utilização e, resíduos de produtos já consumidos; através do seu reaproveitamento como matéria prima na produção de novos bens. Segundo Calderoni (2003, apud CORNIERI; FRACALANZA, 2010, P.58), “a produção de lixo é inevitável. A partir das atividades humanas são gerados resíduos sólidos de duas maneiras: como parte inerente do processo produtivo e também quando termina a vida útil dos produtos”. Sendo assim, é fundamental que haja uma busca constante por formas de minimizar essa produção de lixo, e de dar o destino correto aos resíduos que, inevitavelmente, forem gerados.
A problemática ambiental tem gênesis no processo de expansão do modo de produção capitalista, com padrões tecnológicos que maximizam lucros em curto prazo gerando, além de impactos ambientais, efeitos econômicos, ecológicos e culturais desiguais na sociedade.
Nesse contexto, torna-se imprescindível que os processos de reciclagem acompanhem as consequências geradas pelos avanços tecnológicos, através de métodos e técnicas que permitam lidar adequadamente com os novos níveis de resíduos obtidos.
2.2 PARA ONDE VAI O LIXO ?
LIXÕES: Grandes terrenos ou áreas alagadas a céu aberto, onde o lixo é despejado.
ATERROS SANITÁRIOS: Lugares nos quais o lixo é compactado e coberto com camadas de terra. Em certos locais existe o tratamento dos gases e dos líquidos produzidos pelo lixo “gás metano” e controle de animais transmissores de doenças.
INCINERAÇÃO: Os resíduos são incinerados – queimados- em altas temperaturas e transformados em adubo.
COMPOSTAGEM: São lugares nos quais retos de comidas, podas de árvores e esterco de animais são transformados em adubo.
...