A Resenha Critica
Por: Eloah Faria • 6/1/2022 • Resenha • 789 Palavras (4 Páginas) • 117 Visualizações
RESENHA CRÍTICA
A análise seminal deve ser requisitada para homens com histórico
de fertilidade prévia?
Eloah Faria
- Referência
PASQUALOTTO, Eleonora Bedin et al. A análise seminal deve ser requisitada para homens com histórico de fertilidade prévia?, 2006. Disponível em: https://scholar.google.com.br/scholar?hl=pt-BR&as_sdt=0%2C5&q=A+análise+seminal+deve+ser+requisitada+para+homens+com+histórico+de+fertilidade+prévia%3F&btnG=
Informações sobre os autores
Professora Titular de Ginecologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Caxias do Sul – UCS – Caxias do Sul (RS); Diretora Geral do Centro de Reprodução Humana – Caxias do Sul (RS) – Brasil.
Acadêmicos de Medicina da Universidade de Caxias do Sul – UCS – Caxias do Sul (RS) – Brasil.
Professor Titular de Anatomia e Embriologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Caxias do Sul – UCS – Caxias do Sul (RS); Diretor do Centro de Reprodução Humana – Caxias do Sul (RS) – Brasil. Graduação em Medicina-Unimontes.
- Resumo
Na investigação de infertilidade dos casais, a avaliação da qualidade seminal é um dos primeiros aspectos a ser avaliado, mas não é isoladamente considerada fundamental para o diagnóstico de infertilidade masculina, mas ela assume importante papel na avaliação de pacientes com história prévia de gravidez.
Na literatura, há relatos consistentes sobre a piora na qualidade seminal de forma progressiva em pacientes com varicocele, aumento da idade, exposição ao fumo e outras entidades associadas à piora na qualidade seminal. Estudos demonstram que a varicocele é um grande exemplo de que uma patologia pode alterar a qualidade seminal com o passar dos anos e acomete de 15 a 20% da população masculina em geral, após os 40 anos de idade a qualidade seminal piora, pois, as alterações podem variar desde diminuição na concentração de espermatozóides até diminuição na motilidade, o uso de cigarro também com o passar dos anos pode causar danos, como a diminuição no volume seminal até a fragmentação no DNA dos espermatozóides, além de outras substâncias de exposição ocupacional como pesticidas e agrotóxicos têm sido consideradas deletérias para o sistema reprodutivo masculino.
O presente estudo avaliou a importância da realização da análise seminal em pacientes com infertilidade secundária, uma vez que a fertilidade prévia pode predizer o atual status seminal atual do paciente, onde o estudo retrospectivo foi aprovado pelo Comitê de Ética e pesquisa da Universidade de Caxias do Sul (UCS), no período de setembro de 2002 a março de 2004, foram analisadas 183 amostras seminais consecutivas de pacientes subférteis investigados por infertilidade.
As amostras foram submetidas a liquefação a 37°C por 30 minutos, sendo avaliados os seguintes parâmetros seminais: volume seminal, percentual de motilidade espermática e concentração total de espermatozóides móveis. Foi utilizado dois esfregaços de cada amostra, preparados em lâminas de microscopia para serem fixados e corados pelo método de coloração Diff-Quick (Baxter Healthcare Corporation, Inc.) e analisados em um microscópio óptico para avaliar a morfologia, a leitura foi realizada por meio de uma objetiva de imersão com óleo antidissipador de fluorescência, com magnificação de 100X, em que se avaliou um mínimo de 200 espermatozóides corados por pacientes, onde apenas espermatozóides totalmente desenvolvidos foram reconhecidos e classificados.
...