TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sinapse e Neurotransmissor

Por:   •  22/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.038 Palavras (9 Páginas)  •  381 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]        [pic 2]

EXERCICIO DE FIXAÇÃO 1: Esse é um exercício de fixação de conteúdo (Homeostasia, Líquidos corporais, Membranas biológicas e Potenciais de ação). Não é avaliativo. Não é necessário entregar ao professor. O aluno deve tentar resolvê-lo, seguindo o cronograma das aulas. As dúvidas serão discutidas durante as aulas.

  1. Defina “Homeostasia” e discuta a importância desse conceito em Fisiologia

     

     R=  Situação de equilibrio dinâmico (adaptavel) interno do corpo

  1. O Sistema nervoso e o sistema endócrino são fundamentais para o controle da homeostasia através de sua capacidade de percepção de estímulos e promoção de respostas adequadas por diferentes órgãos. Descreva, de forma geral, as características das funções desempenhadas pelos dois sistemas nesse controle.

R= NERVOSO (Ação rápida, Ação localizada, Atua atraves de neuronios).

R= ENDOCRINO (Ação lenta, Ação lenta, Ação ampla, Atua através de glandulas).

  1. O que é um mecanismo de “feedback negativo”? Explique por que ele é o mais importante no controle da homeostasia corporal. Exemplifique.

R= O feedback negativo ou retroalimentação negativa é um dos mecanismos mais importantes para a manutenção da homeostase do nosso corpo, ou seja, para o equilíbrio interno. Esse mecanismo garante uma mudança contrária em relação à alteração inicial, ou seja, produz respostas que reduzem o estímulo inicial.

      Assim, caso uma variável apresente um valor abaixo ou acima do normal, o corpo tentará aumentar ou diminuir esse valor, respectivamente. As rotas hormonais, por exemplo, apresentam como principal regulação o feedback negativo.

       O mecanismo de feedback negativo pode ser observado em várias situações, sendo uma delas o aumento de dióxido de carbono no corpo. Sabemos que os seres humanos são capazes de prender a respiração por um certo tempo, entretanto, após algum período, mecanismos involuntários nos forçam a respirar. No momento em que respiramos, as trocas gasosas ocorrem, oxigenando o corpo de maneira adequada.

  1. O que é mecanismo de feed back positivo? Apresente um exemplo em que ocorre esse mecanismo de controle em alguma função fisiológica

R= O mecanismo de feedback positivo ou retroalimentação positiva ocorre em menor quantidade quando comparado ao mecanismo de feedback negativo. O feedback positivo, diferentemente do negativo, garante o aumento do estímulo que causa desequilíbrio, reforçando-o. Desse modo, nem sembre o feedback positivo é benéfico, desencadeando, em alguns casos, efeitos prejudiciais ao organismo. Um dos exemplos mais conhecidos é o momento do parto. Quando o bebê está prestes a nascer, observa-se o estiramento do colo uterino, o qual estimula a liberação da ocitocina. Esse hormônio aumenta as contrações do útero, as quais aumentam o estiramento do colo uterino, desencadeando mais liberação de ocitocina. Nesse caso, o estímulo é reforçado, levando ao nascimento do bebê.

  1. O organismo humano é constituído de aproximadamente 60% de líquidos. De que forma o líquido corporal se distribui nos diferentes compartimentos? Explique.

R= A água do organismo está distribuída em dois grandes compartimentos: o intracelular e o extracelular. A água do interior das células (líquido ou compartimento intracelular) corresponde a cerca de 40% do total do peso do indivíduo, enquanto a água do líquido extracelular corresponde a 20%. O compartimento extracelular corresponde à água do plasma sanguíneo (4%) e à água do líquido intersticial (16%).

[pic 3]

  1. Quais são as principais formas de ganho e perda de líquidos no organismo? Por que é importante um equilíbrio entre a quantidade de líquido ingerida e perdida?

R= Pela urina, fezes, suor, perda insensivel, A quantidade de água ingerida diariamente deve ser superior àquela perdida. Sendo assim, fica fácil concluir que a quantidade de água necessária varia de acordo com a situação de cada pessoa, sua saúde e com as atividades realizadas no dia. Em dias quentes, em que a sudorese é maior, por exemplo, devemos ingerir uma maior quantidade de água. O mesmo vale para quando apresentamos quadros de diarreia, em que se faz necessária rápida hidratação.

  1. Quais são os principais constituintes iônicos dos líquidos intra e extracelular? Como esses íons se distribuem?

R= LEC

Altas concentrações: Íons (sódio, cloreto, bicarbonato)

LIC

Altas concentrações: Íons (potássio, fosfato, magnésio)

  1. A membrana das células é uma barreira lipoproteica, seletivamente permeável. Cite as características gerais das substâncias que atravessam as membranas com facilidade. Por que isso ocorre?

R= lipossoluvel-> Hidrofobica -> Apolar sem carga

Atravessa facilmente pois não necessita de uma proteínapara atravessarema membrana

Fazem transporte passivo simples ex: gases

  1. Diferentes substâncias atravessam as membranas tanto no sentido intra como extracelular. Esse transporte depende dos gradientes de concentração e das características físico químicas das substâncias. Descreva os transportes: Difusão simples, difusão facilitada por proteínas transportadoras, difusão facilitada por canais, transporte ativo, osmose. Dê exemplos.

R= Transporte passivo: é aquele em que não há gasto de energia durante o processo.

      Transporte ativo: é aquele em que há gasto de energia durante o processo, O exemplo mais conhecido de transporte ativo é      a bomba de sódio e potássio.[pic 4]

Difusão simples

Na difusão simples, moléculas e íons são transportados de forma natural do local onde estão em maior concentração para o local onde se apresentam em menor quantidade. Dizemos, nesse caso, que ocorre um movimento de substâncias a favor do gradiente de concentração. O oxigênio e o gás carbônico atravessam a membrana plasmática dessa forma.

Osmose

A osmose nada mais é do que um tipo especial de difusão. Nesse tipo de transporte, o soluto não se move, mas, sim, o solvente, que, nesse caso, é a água. Ela ocorre entre dois meios aquosos que são separados por uma membrana semipermeável. A água difunde-se do meio menos concentrado para o mais concentrado até que o equilíbrio seja alcançado. A água também pode atravessar a membrana pela presença de canais denominados de aquaporinas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (291.7 Kb)   docx (422.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com