Sinapse
Resenha: Sinapse. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: francismaryuchoa • 2/10/2013 • Resenha • 390 Palavras (2 Páginas) • 957 Visualizações
Sinapse
É a comunicação entre os neurônios, passam a informação dos neurônios pré-sinápticos, de seu axônio para as células pós-sinápticas, dendritos, corpo celular ou axônio, podendo ser classificada como de extrema importância para o sistema nervoso, por receber inúmeras informações e identificar os diversos sinais recebidos.
Na anatomia de um neurônio temos: corpo celular, dendritos e axônios e muitas fibras nervosas, que contém em suas extremidades os botões sinápticos que se localizam entre os dendritos e a soma do neurônio. No interior do botão sináptico estão presentes as vesículas transmissoras que são alteradas momentaneamente, liberando suas substâncias na fenda sináptica, espaço entre o botão sináptico e a membrana do neurônio, neste momento é definido se será uma transmissão excitatória ou inibitória, essas duas substâncias são liberadas no botão sináptico.
Nas substâncias inibidoras do NT causa mudanças na permeabilidade dos íons e bloqueia o potencial das células pós-sinápticas por hiperpolarização, já na excitatórias promove potencial elétrico, despolarizando-as.
A região sináptica inclui a membrana pré-sináptica, fenda sináptica e a membrana pós-sináptica, o neurônio pré-sináptico conduz impulso em direção á sinapse, é responsável pela transmissão de informação, o neurônio que recebe o impulso em direção a sinapse se denomina neurônio pós-sináptico, ambos são receptores de informações.
Há dois tipos de sinapse: a química e a elétrica. Na sinapse elétrica tem como característica e vantagem a sua velocidade, esses neurônios são conectados por junções comunicantes, ela é-transmitida da célula pré-sináptica para a célula pós-sináptica, as correntes iônicas passam diretamente á elas, os impulso elétricos são transmitidos instantaneamente e são de curta duração. Na sinapse química a entrada de cálcio promove a fusão das vesículas com a membrana do botão, liberando os neurotransmissores ma fenda sináptica, possuem grande amplificação de sinal e podem receber sinais de sinapses inibitórias ou excitatórias, na sinapse química a transmissão ocorre através de neurotransmissores, nas sinapses químicas o impulso atinge a extremidade do axônio pré-sináptico, liberando substância no espaço sináptico, e se unir com receptores das membranas pós-sinápticas para poder então ocorrer a transmissão do impulso nervoso.
Referência:
Arthur C. Guyton, M.D. Fisiologia Humana, 6º Edição, Rio de Janeiro, Editora Guanabara koogan S.A.1998, pág: 105-107.
Constanzo, Linda S.,1947, Fisiologia ( Tradução Marcelo C. Araújo rodrigues...et al.)-Rio de Janeiro: Elsevier, 2011, pág: 25-26.
POLLI LOPES AC; CASALETTI ROSA L; BELEBONI RO; PEREIRA RNR; VASCONCELOS CAC & MOREIRA JE.Aspectos moleculares da transmissão sináptica. Medicina, Ribeirão Preto, 32: 167-188, abr./jun. 1999.
...