TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Transcrição Bioquímica

Por:   •  21/5/2018  •  Relatório de pesquisa  •  5.182 Palavras (21 Páginas)  •  497 Visualizações

Página 1 de 21

Transcrição Bioquímica

Em condições que o organismo vai está em cada, em determinada situação, em liberação renal. Eu queria definir  vocês dois períodos, o estado absortivo, alimentado o período considerado como pós-prandial, Qual é a Definição de período pós-prandial , o período após a alimentação,  ou seja o período que compreende duas até 4 horas a ingestão de alimentos . O que isso vai me trazer de característica, o que isso vai me trazer de importante ? Primeiro, qual o hormônio que vai tá presente no período pós-prandial ? Insulina. Por que a insulina vai está aumentada? Tem glicose na corrente sanguínea, insulina vai ser liberada pra fazer o quê? Vai sinalizar para os tecidos periféricos que eles podem captar glicose da corrente sanguínea para utilizar como fonte de energia, então essa caraterística vai ser marcante, no período pós-prandial. Uma coisa que eu quero esclarecer de rota metabólica, esse período descrito como pós-prandial ele é dito como período anabólico, é um período de construção, você vai construir no período pós-prandial tudo aquilo que vai ser necessário para a manutenção das funções bioquímicas, vai ser no estágio pós-prandial que você vai construir a maioria das proteínas,  vai formar lipídeos para armazenar. Mas tem uma contradição nesse meio tempo, o período pós-prandial ele é característico, por ativar algumas vias, proteogênese, lipogênese, glicogênese e a glicólise. Se você analisar essas vias, as três primeira são vias de construção, mas a glicólise destoa dos demais, ela é uma via catabólica, então por que eu vou está sinalizando uma via catabólica em período que é extremamente anabólico, primeiro a glicólise vai está ativa, porque é no período pós-prandial que os tecidos vão utilizar mais quantidade de glicose, os tecidos periféricos, pras suas, para realizar suas funções, porque é o período mais rico em glicose.

Tudo aquilo que vai ser necessário para manutenção das funções bioquímicas, vai ser no período pós prandial que você vai construir uma maior quantidade de proteínas, você vai formar lípidios para armazenar, mas tem uma contradição aí nesse meio tempo, o período pós prandial ele é caracterizado por ativar algumas vias: a proteogenese, a Lipogênese, glicogênese e glicolise. Se você for analisar a via, é… Olhando para cada rota metabólica, das três primeiras que eu falei, são vias anabólicas, São via de construção de proteínas, lipídios e Lipogênese, mas a glicolise é diferente das demais, ela é uma via catabolica, então porque é que eu vou estar sinalizando uma via catabolica no período que é extremamente anabólico? 1
a A glicolise, ela vai estar ativa porque? É no é no período pós prandial que os  tecidos periféricos vao utilizar uma maior quantidade de glicose, para realizar suas funções vitais porque? É o período mais rico em glicose. Por isso, que tem a necessidade dessa rota está ativa. Essa rota vai estar ativa e vai fornecer o que? Substrato para uma via anabólica. Você consegue ter a conversão de uma biomolécula em outra, não consegue? Você pega um aminoácido, você não pode converter em lipídio pode ou não?

Turma: podeeee

O carboidrato você não pode converter? Então o que é que vai acontecer? Você vai quebrar o carboidrato no fígado, o excedente, para construção de lipídios. Então você tem que analisar para você entender esses dois estágios, o porque que a glicose vai estar ativa, justamente a função dela nos tecidos periféricos, porque o período mais rico em glicose e eles utilizando a glicose vai auxiliar na manutenção da glicemia, ou seja, você vai ajudar a normalizar a glicemia o mais rápido possível e outra coisa, essa glicolise ela vai ofertar substrato para uma via que anabolica, que é a biosíntese de lipídios. Ela vai fornecer desde o glicerol  até o ácido Graxo. E você conseguir formar o ácido graxo através do acetilCOA. E é na verdade o produto final da enzima piruvato desidrogenase, dentro do ciclo de Krebs. Então pessoal...  

Pessoal e o jejum!  O jejum vai ser o que?

 – O contrário do pós-brandial vai ser o período em que vai ter pouca oferta de nutriente vai ser o período que vai compreende o jejum inicial até 14 hrs e o jejum prolongado a partir de 14hrs. Eu acredito que pra 12 ou 14 o tempo de intervalo. Pq esse período de 12 hrs é o período que o fígado ainda consegue suprir na corrente sanguine o glicogênio que ele armazenou. No período pós-brandial vc vai oferta muito carboidrato o músculo vai captar o máximo de glicose possível para forma o glicogênio, sua reserva propria que transforma em glicose para produção de energia. E o fígado vai recolher glicose na corrente sanguinea e vai armazenar o máximo que ele puder na forma de glicogênio e o restante ele  vai quebrar para forma lipídeo. Então quando vc começa a chegar nas 4 hrs, que os valores da glicemia começam a cair, consequêntemente a quantidade de glicemia começa a reduzir o glucagom começa  a aumentar e vc começa a fazer o processo inverso.  O fígado agora que antes trabalhava para reduzir a concentração de glicose ma corrente sanguinea agora vai trabalhar para aumentar,  mantendo os valores ideais para que vc consiga  manter todas as funções bioquimicas para o organismo continuar atuando.  Então, Passado essas 4 hrs o glicogênio, se vc não consumiu ele vai passar a ser quebrado e no fígado vc só tem glicogênio suficiente para no maximo 12hrs de jejum, passando disso o fígado não vai conseguir suprir a glicemia na corrente sanguinea de carboidratos. Lógico que antes de chegar nessas 12hrs, os tecidos periféricos vao começar a utilizar lipídeo em maior quantidade e o glucagom vai comerçar a priorizar glicose para o cerebro, dessa maneira vc consegue manter a oferta de glicose para o celebro mas no tecido periférico ele não vai conseguir manter.

Aluno: - Professor, dependenfo da oferta de glicose   o coração sempre consumir mais lipideo né!

É o coração, tanto vai utilizar glicose quanto lípideos, o que vai diferir. Uma hrs vai utilizar mais glicose que lípideo outra hr mt mais lipideos. O próprio Lehninger diz que mesmo em situações fisiologicas o coração vai utilizar certa  70% de sua energia tendo  como fonte de ATP os lipideos.  POR QUE ? - O coração é um órgão que precisa de grande quantidade de energia e os lípideos eles tem essa  caracteristicas de produzir o dobro de energia que a glicose e aminoacidos produziriam, por isso ele vai dar prioridade ao lipídeo. E outra coisa, se ele consome mt energia tem que utilizar uma mólecula que é mais fácil de ser oxidada e o lipídeo por incrível que pareça é muito mais fácil de ser oxidado que a glicose. Pq com quatro reações enzimaticas vc já produz um acel-coa para o ciclo de krebs ai vc tem mais 4 que produz outro  e assim  sucessivamente.  Assim vc vai precisar de quatro reações enzimáticas para colocar um acetil-coa no ciclo de krebs, enquanto que para uma mólecula de glicose para vc colocar dois acetilcoa vc vai precisar de 11 reações enzimaticas, 10 da glicolise e uma inicial do ciclo de krebs.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.7 Kb)   pdf (167.5 Kb)   docx (20.4 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com