As Relações Ecológicas
Por: Mário Júnior • 9/6/2017 • Projeto de pesquisa • 646 Palavras (3 Páginas) • 594 Visualizações
Relações Ecológicas – Alelobiose
Ecologia: Estudo das relações dos seres vivos entre si e entre o meio ambiente.
- Alelobiose: estuda a relação dos seres vivos uns com os outros
- Ecobiose: estuda a relação dos seres vivos com o meio ambiente
Relações: Intraespecíficas x interespecíficas
Intraespecíficas: quando ocorre dentro da espécie (indivíduos da mesma espécie)
Interespecíficas: quando ocorre entre espécies diferentes.
Relações: harmônicas x desarmônicas (QUESTIONAVEL)
Harmônica: Que ocorre entre indivíduos, e que não deixa prejuízos pra ninguém.
Desarmônica: Quando uma das partes ou as duas leva prejuízo.
Relações Harmônicas
Intraespecíficas
- Gregarismo (+,+) : Os indivíduos ficam juntos, e obtém vantagens. (ex: cardume, alcatéia)
- Sociedade (+,+): Parecido com o gregarismo, porém, a interação é mais clara, envolvendo divisão de trabalho. (ex: abelhas, formigas)
- Colônia (+,+): O indivíduos são unidos, com uma união morfoanatomica. (ex: colônia de bactérias, caravela, coral)
Interespecíficas
- *Mutualismo (+,+): relações recíprocas, onde um indivíduo provém para o outro e vice-versa, porém, é relação obrigatória onde ambas as espécies necessitam da relação para sobreviver. (ex: líquens , ruminante e a bactéria)
- -Protocooperação (+,+): relações recíprocas, onde um indivíduo provém para o outro e vice-versa, relação não obrigatória. (pássaro palito e crocodilo, boi e pássaro carrapateiro).
- *Comensalismo (+,0): uma espécie se beneficia dos restos alimentares de outra espécie. (ex: peixe piloto e tubarão, leão e abutres)
- -Inquilinismo (+,0): uma espécie vivendo sobre ou dentro de outra espécie sem prejudicá-la. Entre animais é epizoísmo e entre vegetas é epifitismo. (ex: cracas e baleias, bromélia e outra planta)
- -Foresia (+,0): Uma espécie usa a outra somente para se locomover. (ex: carrapicho e ser humano)
Relações Desarmônicas
Intraespecíficas
- Canibalismo: (+,-): quando um indivíduo se alimenta de outro da mesma espécie. (ex: louva deus)
- Competição (-,-): sempre negativa para todos os indivíduos. Mais intensa entre intraespecíficas do que interespecífica. (ex: vestibular, hambúrguer).
Interespecíficas
- Competição (-,-): sempre negativa para todos os indivíduos. → A espécie mais fraca sempre se dá mal. Princípio de Gause ou princípio da exclusão competitiva: quando duas espécies competem por um mesmo recurso, aquela que é mais fraca ela tem 3 possíveis saídas, pode morrer, pode migrar, ou pode deslocar o seu nicho ecológico. (pássaro que gosta de mamão e outra espécie mais forte que gosta de mamão)
- Amensalismo ou antibiose (0,-): uma espécie é prejudicada e outra não é afetada. Onde uma espécie normalmente produz uma substancia química que mata ou inibe o desenvolvimento de outra espécie. (peixe e alga da mare vermelha, fungo antibiótico e bactéria).
- Esclavagismo (+,-): Uma espécie pega uma outra espécie como escrava, se apropriando do trabalho dela. (ex: pássaro Cuco)
- Parasitismo (+,-): O parasita normalmente se alimenta do hospedeiro sem ocasionar a sua morte. Normalmente menor do que o hospedeiro, um ciclo reprodutivo mais rápido do que o hospedeiro (ex: lombriga, mosquito).
Hemiparasita: se alimente da seiva bruta – agua e sais minerais – (erva de passarinho)
Holoparasita: se alimenta da seiva elaborada – matéria orgânica – (cipó chumbo).
- Predação (+,-): O predador normalmente mata sua presa, normalmente é maior, e se reproduz mais lentamente do que a presa. (homem e feijão)
Estratégias Predador-Presa
- Mimetismo: Quando uma espécie imita uma outra espécie e tira vantagem disso. (ex: borboletas e formigas imitando vespas, cobra coral falsa).
- Camuflagem: Uma espécie imita o meio ambiente, passa mais desapercebidas em relação aos predadores ou as presas. (ex: urso polar, louva deus)
- Tanatose: Quando uma espécie se finge de morto. (ex: gambá)
- Comportamento deimático: Quando uma espécie se finge de maior, mais forte, para se afugentar um possível perigo. (ex: baiacu, gorila)
- Autotomia: perda de um pedaço do corpo para a sobrevivência da espécie. (ex: lagartixa)
- Aposematismo: Advertência sobre ser toxico, sobre ser venenoso, usando coloração chamativa, guisado. (ex: cobra, perereca)
...