TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atuação do Psicólogo Clínico junto as Políticas Públicas

Por:   •  28/5/2020  •  Relatório de pesquisa  •  609 Palavras (3 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

O plantão psicológico como possibilidade de interlocução da psicologia clínica com as políticas públicas.

Inserção dos psicólogos clínicos com as políticas públicas.

O artigo elabora uma análise da psicologia clínica na sociedade, tendo como foco a experiência do plantão psicológico experienciado pelos próprios psicólogos clínicos. O objetivo geral é descrever o desenvolvimento da psicologia, até essa se tornar independente de qualquer outra ciência, explicar de forma ampla o que é o trabalho clínico, o plantão psicológico e as políticas públicas. O objetivo específico é mostrar como o plantão psicológico é imprescindível às pessoas, que muitas vezes, não podem frequentar uma consulta paga e, explicar como as políticas públicas atuam junto ao plantão psicológico.

Embora a psicologia, hoje, seja uma ciência independente, foi um período longo até ela chegar a ser autônoma. Pode-se resumir, de uma forma ampla, que tudo se iniciou com a transição do mundo para o novo sistema capitalista. Havia delimitações de ser, saber e poder, organizações sociais a partir de sociedades feudais e poderes clericais, Estado aliado a Igreja Católica e filosofia como questionamento e resposta sobre o mundo. O advento do capitalismo e a industrialização colocou esse mundo e suas regras em movimento. No fosso entre o saber sobre o mundo e o não saber sobre este ser que opera transformações na realidade, é que cria condições para o surgimento da psicologia como ciência independente.

Até tempos recentes a psicologia clínica era vista apenas como uma atividade liberal de psicoterapeuta de pessoas economicamente privilegiadas em consultório privado. O contexto de realização desta área sofreu profundas mudanças de meados dos anos 1980 até os dias de hoje. Definir o trabalho clínico é uma tarefa árdua, no entanto pode-se dizer que seu objetivo é facilitar ao paciente uma visão mais subjetiva de si mesmo e de sua perspectiva ante a problemática que o incomoda e gera um pedido de ajuda. Para isso ocorrer, de forma saudável e eficaz, é necessário a participação de ambos, paciente e psicólogo.

O plantão psicológico tem como objetivo ajudar pessoas que precisam de ajuda emergencial. Ele oferece escuta empática e compreensiva, no momento em que a pessoa precisa deixando de lado o tempo pré-determinado e a obrigatoriedade de retorno. O plantão foi desenvolvido na Universidade do Pará desde agosto de 2009. Ele oferece estagiários de psicologia clínica sob supervisão, fica disponível durante horas e dias fixos a serem estabelecidos para o atendimento de demandas de pessoas que precisam de atendimento.

No plantão, caso seja apontado pelo paciente ou pelo psicólogo uma demanda maior que a escuta, o paciente é encaminhado a outros serviços e, é nesse momento que as políticas púbicas exercem sua função. Antes, é preciso explicar o que é políticas públicas, sendo elas um conjunto de ações tomadas pelos governos com a participação, direta ou indireta, de entes públicos ou privados que visam defender determinado direito da cidadania. Elas atuam no plantão acolhendo as demandas, já que nem sempre escutar é o suficiente para certos tipos de situações que os pacientes expõem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (287.2 Kb)   docx (146.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com