TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BIORREMEDIAÇÃO DE COMPOSTOS DO PETRÓLEO POR CIANOBACTÉRIAS

Por:   •  5/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  775 Palavras (4 Páginas)  •  360 Visualizações

Página 1 de 4

BIORREMEDIAÇÃO DE COMPOSTOS DO PETRÓLEO

POR CIANOBACTÉRIAS

   1 INTRODUÇÃO[pic 1]

        

        Nas últimas décadas, a contaminação ambiental acarretada pelo petróleo e seus derivados tem causado amplos impactos ecológicos e as técnicas para sua remediação tem sido alvo de vários estudos (TONINI  et al, 2010).  

        A maioria dos constituintes do petróleo pode ser biodegradada, no entanto, se trata de um processo vagaroso e, deste ponto de vista, as técnicas de biorremediação constituem uma opção adequada para promover a descontaminação dos ambientes poluídos (BOOPATHY, 2000).

        A biorremediação consiste em um processo natural, seguro e eficiente de remoção ou diminuição das concentrações de poluentes do petróleo no ambiente através da utilização de organismos vivos (YAKUBU, 2007), a qual pode sofrer intervenção de vários fatores físicos, químicos e biológicos tanto na sua eficiência quanto na sua aplicabilidade (BOOPATHY, 2000).  

        Em regiões afetadas por disseminações de petróleo, frequentemente, há predominância de biofilmes formados por cianobactérias (BARTH, 2003). Essas algas são bastante sensíveis e apresentam uma adequada tolerabilidade quando expostas à ambientes contaminados e submetidos à ação de hidrocarbonetos de petróleo (FERREIRA et al 2012  ), os quais são utilizados como substrato de crescimento e fonte de carbono e energia (BOOPATHY, 2000).

        Deste modo, por recolonizar estes locais inóspitos, as cianobactérias podem exercer um papel fundamental na biorremediação dos compostos do petróleo (BARTH, 2003)

2  DESENVOLVIMENTO

        

        Dentre as espécies de cianobactérias, a Phormidium bohneri é a que apresenta maior potencial para ser empregada no processo de biorremediação dos compostos do petróleo, a qual é caracterizada morfologicamente por apresentar filamentos homocitados, sem ramificações, delgados, lisos e arranjados em camadas. Ela também contem estruturas celulares como parede celular e tilacóides (FERREIRA et al 2012  ),sendo um organismo unicelular procarioto, cujo ciclo de vida só apresenta a fase assexuada e a reprodução ocorre frequentemente por bipartição, processo em que uma célula se divide em duas (OREN, 2004).

        Uma das suas técnicas de cultivo mais empregada consiste na coleta de amostras de biofilmes de cianobactérias em ambientes contaminados as quais são acomodadas em placas de Petri e transportados para o laboratório onde são enriquecidos em meio de cultura AA4 e mantidos sob fotoperíodo de 16:8 horas com temperatura e intensidade luminosa adequadas, sendo posteriormente isoladas e identificadas (FERREIRA et al 2012  ). [pic 2][pic 3]

        Essas cianobactérias são comumente usadas na biorremediação, processo biotecnológico que normalmente faz uso do metabolismo de microrganismos para eliminação acelerada de poluentes ou para reduzir sua concentração (YAKUBU, 2007), porém para que esta tenha êxito as técnicas utilizadas necessitam da presença de microrganismos capazes de degradar os poluentes do local, além e de alguns fatores ambientais que favoreçam sua atividade, entre eles  pH, temperatura, umidade, nutrientes e fontes de carbono (BOOPATHY,  2000).

3 CONCLUSÃO

         

        Em regiões ecologicamente fragilizadas, imprevistos como derramamento de petróleo podem ocasionar detrimentos que levarão vários anos para que se obtenha o equilíbrio novamente. Neste contexto, como as cianobactérias comportam-se como colonizadores elementares nos ambientes com ausência de vida, o que de fato se observa nas regiões contaminadas, conclui-se que estas algas, principalmente a Phormidium bohneri, são bastante eficientes na biodegradação dos compostos do petróleo, processo natural que consiste em uma estratégia esperançosa nos processos de biorremediação.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (135.9 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com