Bioquímica revisão lipídeos
Por: caiolimahc • 4/5/2016 • Projeto de pesquisa • 458 Palavras (2 Páginas) • 271 Visualizações
Página 1 de 2
- Ingestão: Via oral.
- Digestão: reduzir/triturar/misturar o alimento. É a ação enzimática. Duas enzimas principais que vão quebrar esta gordura: A Lípase gástrica que irá começar a digestão dessa gordura e em seguida as lípases pancreáticas vão complementar a digestão.
- As lípases pancreáticas fazem a quebra dos TAG e liberam ácidos graxos.
- Absorção: A parede do intestino é uma mucosa (células que produzem muco), tem endotélio intestinal. O revestimento é uma camada de células que esta voltada ao intestino. Pegam os aminoácidos e açucares (nutrientes) e mandam para o sangue.
- O precursor dos saís biliares é o colesterol e faz a bile (suco biliar). A bile passa pelos dutos biliares. Em seguida é encaminhada à vesícula biliar e depois, ao intestino. Chegando no intestino, realiza e emulsão dos lipídeos.
- E todo o sangue do intestino é drenado para dentro do fígado via veia porta.
- O ácido graxo vai para a linfa antes de ir para o fígado, gordura não vai direto para o sangue, cai na linfa e vai aos poucos para corrente sanguínea.
- Esteatose Hepática é um problema causado pelo acumulo de gorduras nas células do fígado.
- Adipócito é uma célula especializada para estocar gordura. Pode ocorrer acumulo de gordura em outras áreas acarretando em sérios problemas. Ex: Coração gorduroso, esteatose hepática, esteatose pancreática.
- Tipos de gorduras/lipídios:
- AG (menor unidade de gordura)
-TAG (melhor forma para depositar gordura é em TAG) Ex: Dentro dos adipócitos.
-Fosfolipídios
-Isoprenos / colesterol. Os hormônios sexuais são feitos a base do colesterol.
- Na infância as células adipócitas se dividem mais rapidamente do que em adultos.
- A gordura subcutânea é mais nociva, faz isolamento térmico, nos protege do fígado.
- A gordura intra-abdominal é perigosa, causa inflamação. Atividade física elimina este tipo de gordura, transformando em gás carbônico na mitocôndria.
- Hipercosterolemia familiar. Muito colesterol no sangue, doença genética. Qualquer problema genético sempre envolve proteína. As proteínas que estão envolvidas com essa doença é a apo B-100 (está no LDL) e receptor de LDL (é a estrutura terciária, esta nos hepatócitos) O LDL é um transportador de gordura para as células. Tem tratamento, mas não tem cura, o tratamento é tentar baixar colesterol o máximo com statinas e fibratos. As statinas inibem a bio-sintese do colesterol. Pega o colesterol e divide em 2 em 2 (acetil-coezima A).
- Colesterol é importante para a produção de Hormônios sexuais, bile e membrana celular.
- Lipoproteínas: LDL (leva para os órgãos, se tem muito nas artérias a pessoa tem arteriosclerose, causando obstrução, infarto); HDL; VLDL; Quilomicron (vem do fígado). São transportadoras de lipídeos.
- VLDL e Quilomicron transportam TAG.
- HDL e LDL transportam colesterol
- Quando come tem quilomicrons e quando não come tem VLDL
- A proporção entre HDL e LDL tem que ter uma proporção.
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com