Confronto Fundamentalismo x Ciencia / Importância da viagem de Darwin no Beagle
Por: max1251 • 14/9/2017 • Dissertação • 346 Palavras (2 Páginas) • 368 Visualizações
Ao longo de toda a história buscamos entender os mecanismos que se relacionam ao desenvolvimento do nosso mundo assim como hoje é, perguntas como: De onde viemos, qual nosso propósito e para onde iremos nos acompanham ao longo das eras, Charles Darwin ao pulicar o livro com suas descobertas quanto à origem das espécies começa a direcionar à algumas das respostas, desde tal publicação começamos a compreender como a vida se desenvolveu no nosso planeta.
A partir das descobertas de Darwin começou-se a formar a teoria da evolução, ao passar dos anos com cada vez mais descobertas e a caracterização de fatos até então considerados hipóteses.
Dado o momento em que se começou a surgir tantos fatos que muitas vezes inclusive consideram-se irrevogáveis a teoria da evolução passou a não ser mais considerada como uma teoria, mas uma verdade.
Infelizmente mesmo com uma grande variedade de fatos firmemente comprovados os fundamentalistas ainda insistem em debater o contrário, com o mesmo padrão ao longo dos séculos, argumentos incompletos e incoerentes baseados em livros e escrituras “sagradas” os quais não existem formas de uma comprovação coerente da existência de tais fatos.
Através da viagem a bordo do Beagle, Darwin pôde obter diversas experiências e fez inúmeras descobertas inerentes aos mecanismos naturais que porventura levam à evolução das espécies, pôde determinar a partir de suas análises como age a seleção natural. Os “tentilhões de Darwin” são o melhor exemplo do que ele pôde observar em sua viagem, onde em cada ilha do arquipélago de Galápagos houve uma especialização nos bicos dos tentilhões o que possibilitou uma grande diversificação em sua alimentação.
Dessa forma Darwin pôde observar que a evolução se dava por necessidade e por condições o qual gerava certas dificuldades aquelas espécies, fazendo com que ocorram variações, como o tamanho e forma do bico, além disso ele observou também como os indivíduoes mais fracos padeciam e os mais fortes passavam suas características para sua prole. Naquela época ele não tinha conhecimento de como funcionavam os mecanismos genéticos, mas deu a base para todo o conhecimento que temos hoje quanto à evolução.
...