Determinação completa de organismo a partir de sequencia genética
Por: Natalia Milan • 6/5/2016 • Monografia • 3.664 Palavras (15 Páginas) • 405 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
O conhecimento sobre enzimas abre um grande leque de oportunidades ao Engenheiro Bioquímico e é, no mínimo, vital para a sua formação. Isso não só ao Engenheiro Bioquímico, mas também ao Engenheiro Químico, oras a título de curiosidade, oras como conhecimento auxiliar em outros processos. Para tanto, a matéria de Enzimologia visa trazer ao estudante, tanto aos de grade obrigatória quanto aos de grade optativa livre, uma base sólida sobre o assunto.
O trabalho feito a seguir aborda todos os tópicos discutidos e sala de aula, desde o que é uma enzima, passando pelo DNA que a gera, sua especificidade em certo substrato, o método de clonagem, se ela possui peptídeo sinal, propriedade como peso molecular e ponto isoelétrico, métodos de purificação, medição de atividade enzimática, e estrutura tridimensional da proteína.
2 OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS
Durante a futura vida acadêmica ou industrial do atual estudante, ele enfrentará situações problemas onde poucas informações lhe são fornecidas e muitas buscas em diversas fontes e bancos de dados se faz necessária. Com o auxílio do professor responsável, uma situação problema hipotética foi proposta com o fim de introduzir o estudante a essa realidade e, por meio desse trabalho, avaliar a capacidade de resolução.
O problema proposto foi de, partindo de uma sequência gênica, chegar a todas as informações possíveis sobre enzima decodificada e cloná-la e purificá-la para que tenha valor comercial.
3 MATERIAIS E MÉTODOS
Para a realização desse trabalho, diversos sites e bancos de dados foram consultados. Abaixo consta a relação dos que foram utilizados:
NCBI - BLAST - blastx e nucleotide blast;
NCBI - Primer-BLAST;
NCBI - Structure;
NCBI - PubMed;
ExPASy - ENZYME;
ExPASy - ProtParam; BRENDA;
CBS - SignalP;
CBS - NetOGlyc;
CBS - NetNGlyc;
BioLabs - NEBcutter;
BioLabs - Products;
Thermo Scientificm;
Reverse Complement;
MetaCyc;
ASPnet.
4 SEQUÊNCIA (1)
A primeira sequência trabalhada, obtida a partir de dados fornecidos pelo professor, está representada a baixo:
ATGAAAATCAGTATGCAAAAAGCAGCGATCTCATTACTTGTTTTCACTATGTTTTTTACCCTGATGATGAGTGAAACGGTTTTTGCGGCGGGACTGAATAAAGATCAAAAACGCCGGGCGGAACAGCTGACAAGTATCTTTGAAAACGGCACAACGGAGATCCAATATGGATATGTAGAGCGATTGGATGACGGGCGAGGTTATACATGCGGACGGGCAGGCTTTACAACGGCTACCGGGGATGCATTGGAAGTAGTGGAAGTATACACAAAGGCAGTTCCGAATAACAAACTGAAAAAGTATCTGCCTGAATTGCGCCGTCTGGCCAAGGAAGAAAGCGATGATACAAGCAATCTCAAGGGATTCGCTTCTGCCTGGAAGTCGCTTGCAAATGATAAGGAATTTCGCGCCGCTCAAGACAAAGTAAATGACCATTTGTATTATCAGCCTGCTATGAAACGATCGGACAATGCCGGACTAAAAACAGCATTGGCTAGAGCTGTGATGTACGATACGGTTATTCAACATGGCGATGGTGATGACCCTGACTCTTTTTATGCCTTGATTAAACGTACGAACAAAAAAGCGGGCGGATCACCTAAAGACGGAATAGACGAGAAGAAGTGGTTAAATAAATTCTTGGACGTACGCTATGACGATCTGATGAATCCGGCCAATCATGACACCCGTGACGAATGGAGAGAATCAGTTGCCCGTGTGGACGTGCTTCGATCTATCGCCAAGGAGAACAACTACAATTTAAACGGACCGATTCATGTTCGTTCAAACGAGTACGGTAATTTTGTAATCAAATAA
4.1 Tradução e identificação
Através do site NCBI é possível, na seção BLAST, acessar o "nucleotide blast" que, a partir da sequência fornecida, identifica o organismo e a função desse gene. Após colocada a sequência dada, o resultado é o seguinte:
[pic 1]
Observado o primeiro hit, descobre-se o organismo provedor da sequência, Bacillus subtilis CH2. Ao clicar no "Accession", uma nova guia com mais informações sobre o organismo e sobre seu pesquisador é aberta. Agora, sabe-se que o organismo é uma bactéria do filo Firmicutes, gram positiva, e que seu DNA é linear. Clicando em "FASTA", obtêm-se a sequência real das bases nitrogenadas:
ATGAAAATCAGTATGCAAAAAGCAGCGATCTCATTACTTGTTTTCACTATGTTTTTTACCCTGATGATGA
GTGAAACGGTTTTTGCGGCGGGACTGAATAAAGATCAAAAACGCCGGGCGGAACAGCTGACAAGTATCTT
TGAAAACGGCACAACGGAGATCCAATATGGATATGTAGAGCGATTGGATGACGGGCGAGGTTATACATGC
GGACGGGCAGGCTTTACAACGGCTACCGGGGATGCATTGGAAGTAGTGGAAGTATACACAAAGGCAGTTC
CGAATAACAAACTGAAAAAGTATCTGCCTGAATTGCGCCGTCTGGCCAAGGAAGAAAGCGATGATACAAG
CAATCTCAAGGGATTCGCTTCTGCCTGGAAGTCGCTTGCAAATGATAAGGAATTTCGCGCCGCTCAAGAC
AAAGTAAATGACCATTTGTATTATCAGCCTGCTATGAAACGATCGGACAATGCCGGACTAAAAACAGCAT
TGGCTAGAGCTGTGATGTACGATACGGTTATTCAACATGGCGATGGTGATGACCCTGACTCTTTTTATGC
CTTGATTAAACGTACGAACAAAAAAGCGGGCGGATCACCTAAAGACGGAATAGACGAGAAGAAGTGGTTA
AATAAATTCTTGGACGTACGCTATGACGATCTGATGAATCCGGCCAATCATGACACCCGTGACGAATGGA
GAGAATCAGTTGCCCGTGTGGACGTGCTTCGATCTATCGCCAAGGAGAACAACTACAATTTAAACGGACC
GATTCATGTTCGTTCAAACGAGTACGGTAATTTTGTAATCAAATAA
Essa sequência pode ser aplicada em "blastx", ainda na seção BLAST do site NCBI. Selecionando a opção "Bacteria and Archaea (11)" em "Genetic Code", o site será redirecionado à uma busca como a imagem a seguir:
[pic 2]
Como o primeiro hit trás um estudo genérico (MULTISPECIES), observa-se os hits seguintes. Logo, o segundo hit já é interessante (chitosanase [Bacillus subtilis]). Direcionando-se à "Acession" e, a seguir, a "FASTA", o site informa a sequência de aminoácidos referente.
MKISMQKAAISLLVFTMFFTLMMSETVFAAGLNKDQKRRAEQLTSIFENGTTEIQYGYVERLDDGRGYTC
GRAGFTTATGDALEVVEVYTKAVPNNKLKKYLPELRRLAKEESDDTSNLKGFASAWKSLANDKEFRAAQD
KVNDHLYYQPAMKRSDNAGLKTALARAVMYDTVIQHGDGDDPDSFYALIKRTNKKAGGSPKDGIDEKKWL
NKFFDVRYDDLMNPANHDTRDEWRESVARVDVLRSIAKENNYNLNGPIHVRSNEYGNFVIK
Acessando o site ExPASy no setor ENZYME, é possível obter mais informações sobre a enzima, procura-se por "Chitosanase" em "by description (official name) or alternative name(s)", assim descobrindo o EC da enzima (EC 3.2.1.132), a reação que ela catalisa (Endohydrolysis of beta-(1->4)-linkages between D-glucosamine residues in a partly acetylated chitosan) e o link direto com o site BRENDA, que será utilizado mais a seguir.
...