Diferenças Entre Protostomiados e Deuterostomiados
Por: Luan Rodrigues • 3/6/2020 • Resenha • 267 Palavras (2 Páginas) • 500 Visualizações
Uma das diferenças entre o desenvolvimento embrionário dos protostomados e dos deuterosmados está na abertura do arquêntero (tubo digestivo primitivo), chamada blastóporo, que nos protostomados vai originar a boca, e nos deuterosmados o ânus; outra diferença está também na origem do mesoderma e do celoma, que é diferente nessas duas linhagens de metazoários.
Nos protostomados, em um processo chamado esquizocelia, o mesoderma se originará a partir de um único blastômero, o mesentoblasto (célula que origina o mesênquina, tecidos de preenchimento), que migra para o interior da blastocele, se dividindo em duas células, os teloblastos, que continuarão a se multiplicar e originarão o mesoderma nos dois lados do corpo do animal entre o ectoderma e o endoderma. Essa massa continua a crescer e se fenderá internamente, originando assim, uma nova cavidade chama celoma, revestida pelo mesoderma e preenchida por líquido celomático.
Já nos deuterosmados, em um processo chamado enterocelia, o mesoderma se formará somente após a gastrulação, quando o endoderma já formou o arquêntero. Da parede do endoderma surgem bolsas laterais que aumentam de tamanho, e consequentemente, aumentam o tamanho do arquêntero, e que se soltam dessa parede, dando origem ao mesoderma. Essas bolsas continuam a crescer, ocupando o espaço que antes era da blastocele, formando a nova cavidade, o celoma.
Outra diferença é que a clivagem (processo de divisão celular após a fecundação) nos protostômios é espiral e o desenvolvimento embrionário determinado, ou seja, o destino de cada um dos blastômeros já está definido desde cedo no desenvolvimento do embrião; já os deuterostômios apresentam clivagem radial e desenvolvimento embrionário indeterminado, seus blastômeros ainda não têm um destino definido.
...