Diferença entre Aristóteles e seus predecessores
Por: Mirelly Guimarães • 16/5/2017 • Projeto de pesquisa • 1.140 Palavras (5 Páginas) • 1.343 Visualizações
Diferença entre Aristóteles e seus predecessores
Aristóteles foi quem formulou a ideia de uma ciência ou disciplina que como finalidade própria o estudo do Ser, denominando-a Filosofia Primeira. Além disso três outros motivos levam a atribuir Aristóteles o início da metafísica:
1. Aristóteles não julga o mundo das coisas sensíveis ou a natureza, a qual aparenta ser um mundo ilusório. Pelo contrário, é um mundo real e verdadeiro, cuja essência é a multiplicidade dos seres e a mudança incessante. Aristóteles afirma que o ser da natureza existe, é real. É possível uma ciência teórica verdadeira sobre a natureza e a mudança: a física, mas primeiramente deve-se demonstrar que o indivíduo ou objeto da física é um ser verdadeiro, e esta é a tarefa da metafísica.
2. Aristóteles considera que a essência verdadeira das coisas naturais e dos humanos e de suas ações não está no mundo inteligível, separado do mundo sensível, as essências estão nas próprias coisas, nos próprios homens, nas próprias ações, e é dever da filosofia conhece-las. A essência de um ser ou ação é conhecida pelo pensamento que capta as propriedades internas desse ser ou ação, sem as quais ele ou ela não seriam o que são. O conhecimento da essência, existe no nosso mundo.
3. A filosofia descobre que há três diferentes tipos de seres, ou seja, para Parmênides havia apenas o Ser único, imutável. Para Platão havia as coisas materiais ou sensíveis, sujeitas a mudanças. O critério de Parmênides e Platão distingue e a realidade verdadeira a aparência que é a ausência ou a presença de mudança. Aristóteles também usa esse critério de diferenciação de seres, mas de uma maneira totalmente diferente.
Movimento não significa apenas mudança de um lugar ou locomoção, significa toda e qualquer
mudança que um ser sofra ou realize.
*Toda a mudança qualitativa de um ser qualquer;
*Toda a mudança ou alteração quantitativa;
*Toda a mudança de lugar ou locomoção;
*Toda a alteração que um ser passe da ação à paixão ou à passividade, ou passa da passividade à paixão;
*Toda a geração ou nascimento e toda corrupção ou morte dos seres; Nascer viver e morrer são movimentos.
Aristóteles nega que o movimento e o Não Ser ou irrealidade sejam a mesma coisa.
Existe a essência dos seres que são e estão em movimento, os seres físicos e naturais.
Existe a essência dos seres matemáticos, que não existem em si mesmos, podem ser pensados e
assim tendo suas essências conhecidas, estes seres não nascem cressem ou morrem, não possuem movimento.
Existem seres imóveis: Não nascem, não se transformam nem perecem, mas que realizam movimento local perfeito, eterno, sem começo e sem fim.
Existe também a essência do ser eterno, imutável, imperecível, sempre idêntico a si mesmo, perfeito imaterial do qual o movimento está inteiramente excluído, conhecido apenas do intelecto...ou seja, o ser divino.
Para cada tipo de essência existe um tipo de ciência. Mas também existe a ciência geral, que estuda
a essência de tudo, a qual é denominada Filosofia Primeira.
A METAFÍSICA ARISTOTÉLICA
Ao definir a metafísica como estudo do “Ser enquanto Ser”, ele está dizendo que a Filosofia Primeira estuda as essências sem diferencia-las em essências físicas... À metafísica cabem 3 estudos:
1. O do ser divino, a realidade primeira e suprema da qual todo o restante procura aproximar-se, imitando sua perfeição imutável. Segundo Aristóteles as coisas tendem a se transformar para encontrar seu estado de essência perfeita imutável como a essência divina. Este desejo de querer mudar até chegar a perfeição da essência, é o que as faz mudar para um dia não mais mudar. O ser divino chama-se o Primeiro Motor pois é o princípio que move toda a realidade, e chama-se Primeiro Motor Imóvel porque não se move e não pode ser movido.
2. Os dos primeiros princípios e causas primeiras de todos os seres ou essências existentes.
3. O das propriedades ou atributos gerais de todos os seres. A essência é
...